Em Marrocos, perto da cidade santa de Moulay Idriss (Mulei idris) está Volubilis, onde permanecem muitas ruínas – algumas como se fossem de agora, de tão bom que é o estado de conservação – do que foi uma cidade romana. Todos estes achados estão inscritos como Património Mundial da UNESCO, desde 1997.
Supõe-se que, pela fertilidade destas terras, a ocupação desta região tenha existido desde o século III a.C.. Com os romanos, sobraram mosaicos que podemos ver no local, assim como um “arco do triunfo” (Arco de Caracala) que servia de entrada na povoação, um templo, uma basílica, inúmeras casas* e a rua do comércio. Tem também um antigo lagar de azeite no centro da cidade.
*muitas casas ganharam o nome ligado aos mosaicos que foram encontrados como a Casa de Orfeu, a Casa do Atleta e a Casa do Cavaleiro, por exemplo.
– Procura atividades e tours em Marrocos? Clique aqui –
O terramoto de 1755 que devastou Lisboa também aqui foi sentido em Volubilis – aliás, destruiu também várias cidades de Marrocos – e também provocou muita destruição, causando muitas das ruínas que vemos hoje em Volubilis. Alguns dos elementos que vemos hoje intactos foram os que milagrosamente se salvaram do terramoto, como foi o caso do Arco de Caracala.
A área de Volubilis foi ocupada em cerca de 42 hectares, ficando entre os rios Fertasssa e Khoumane. A muralha da cidade era adornada com numerosas torres circulares e incluía sete portas principais e duas entradas.
Aconselho a que a visita seja guiada para que tenha um maior entendimento do que está a ver. No início, depois de pagar o bilhete de entrada, tem ainda uma sala com os achados arqueológicos mais pequenos, como acessórios e utensílios para cozinhar, por exemplo, e também uma explicação histórica do local.
INFORMAÇÕES
Entrada: 70Dh/adultos; 30Dh (crianças com menos de 12 anos); 20Dh (grupos escolares)
No local tem uma placa com a sugestão do preço de táxi entre as cidades mais próximas: Moulay Idriss 30 Dh; Meknes 90 Dh.
– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui