Se há conselho que dou a quem me pergunta onde dormir em Marraquexe, Marrocos, é que fiquem alojados num Riad. Primeiro porque é uma habitação típica local, segundo porque ficam mesmo dentro da Medina e têm um ambiente muito acolhedor – mesmo que seja um espaço com muitos quartos. Já fiquei alojada em vários riads e também em hotéis, ainda que estes últimos tenham sido fora da Medina. Deixo-vos aqui algumas das minhas sugestões!
Quem já conhece o meu trabalho em Marrocos, sabe que prefiro sempre ficar em Riads e dentro da Medina, mas… já não é a primeira vez que fico fora e em hotéis com muitos mimos!
Desta vez, fui conhecer o Sol Oasis Marrakech, que tem animação de dia (na piscina, com dança e desportos) e à noite. Quando estive lá era a noite marroquina e houve espetáculos de música gnawa, dança e até de fogo!
O hotel, tem também um restaurante marroquino, além do enorme e variado buffet, que tem verdadeiras tentações: onde podemos encontrar desde a comida tradicional marroquina até pastas, pizzas, peixes grelhados, etc).
Os quartos são amplos e muito bonitos, decorados com elementos marroquinos, e onde se mistura o moderno e o tradicional. Para terem a verdadeira experiência marroquina podem experimentar lá o hammam, e massagens (tem piscina interior).
E para quem quer ir para a Medina tem um transfer gratuito, para irem viver o verdadeiro espírito da apelidada Cidade Vermelha.
É um resort que também está muito pensado para famílias e, por isso, tem Kids Club e piscina cheia de brincadeiras para os mais pequenos. Tem também uma piscina grande, para adultos, que recebe inúmeras atividades durante o dia, desde aulas de hidroginástica, jogos aquáticos, etc.
Se vale a pena? Claro! É um local ótimo para descansar, para quem gosta do tudo incluído.
Outro motivo para lá ficarem? Servem álcool, algo que não acontece na maior parte dos locais da Medina, onde obviamente o consumo de álcool não é incentivado.
Um dos últimos Riads onde fiquei, em Marraquexe, foi no Riad Si Said, no meio da medina. É um espaço muito bonito, com quartos amplos e muito bem decorados. Tem uma piscina, ao lado das salas dos pequenos-almoços, vizinha do típico jardim marroquino com uma fonte no meio. É aqui que são servidas as refeições do pequeno-almoço ao jantar. Tudo muito bem confeccionado e com os produtos tradicionais marroquinos. Este grupo tem diversos Riads e são todos diferentes e todos bonitos.
O Riad fica muito perto de um dos museus mais interessantes de Marraquexe: o Dar Si Said.
Já fiquei no Riad dar Thania (muito caseiro e acolhedor), no Riad Bahia Salam (onde tem massagens ótimas), no Riad Slitine & Spa e no Riad 107 (este último será o mais simples de todos, mas também mais em conta, à partida). Adorei o Slitine, porque tem uma piscina no meio do edifício e fica no meio da Medina, muito bem situado. Também ja passei pelo luxuoso hotel Selman Marraquexe e pelo resort do Kenzi Menara Marrakech (ficam ambos a uns 30 minutos da Medina de Marraquexe). Tudo depende do tipo de viagem que se quer fazer.
Mais recentemente, fiquei no hotel Pestana CR7 Marrakech, que une a experiência da marca Pestana ao estilo de vida de CR7, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo! O hotel tem quartos modernos e espaçosos, um restaurante com pratos inspirados na gastronomia portuguesa (e chef português) e um Spa com Hammam, para ter a experiência marroquina completa. Ainda que todo o hotel seja muito bonito, consigo destacar um espaço: a piscina no topo do hotel, com vista para as montanhas do Atlas é o verdadeiro lugar especial. Não dá vontade de sair de lá!
Outro Riad onde fiquei alojada bastante tempo (quase que foi casa durante 2 semanas) no Riad Villa Sidi Baba. É pequeno, não tem piscina, mas adorei o ambiente acolhedor. Senti-me em casa. O pequeno-almoço está incluído e é maravilhoso. Fica muito perto – apesar de parecer difícil o caminho torna-se fácil – da praça Djemaa el Fna, mas numa zona habitacional, então dá a sensação que somos também habitantes locais.
Além de que ali ao lado estão cafés e padarias muito boas e com preços bastante acessíveis. Os quartos são confortáveis – têm televisão – e têm casa de banho privada. A internet é ótima. Trabalhava a partir de lá e posso confirmar que escolhi este Riad para “morar” nos dias em que fiquei em Marraquexe, porque os hóspedes falavam bem da qualidade da internet. Para mim, vale muito porque trabalho online!
Também já fiquei no Riad Luzia – foi minha segunda casa durante muitas semanas em Marraquexe – e aconselho. Ficava lá a trabalhar entre os tours, com grupo. E senti-me sempre muito bem lá, além de que fica também bem central, com quartos confortáveis e bom pequeno-almoço.
Também me foram sugeridos estes riads, mas nunca lá fiquei:
– Riad Christina
– Riad Catalina
Ficar num Riad é a melhor forma de sentir a vida de Marraquexe. Tanto o Riad dar Thania, como o Riad Slitine & Spa ficam a menos de 10 minutos a pé da famosa praça Jemaa el Fna e a primeira coisa que devem fazer, depois de pousarem as malas, é saberem o caminho para ir ter àquela praça. É o centro de tudo!
Esse caminho não é de facto fácil. Ruas estreitas, cheias de gente, sem passeios, com centenas de lojas, e as motas – e carrinhos de mão e burros! – a passarem mesmo ao nosso lado. Fique atento!
Aprendi o percurso no primeiro dia e cumpri à risca as indicações. É que dentro da Medina as ruas são labirínticas e se se perder não vai ser fácil sair de lá.
E o facto é que, muitas vezes, miúdos (e adultos) dão indicações erradas (propositadamente) para os turistas se perderem e depois “ajudam” a encontrar o caminho certo… pedindo dinheiro pela sua “ajuda”.
Foi a minha primeira lição de Marraquexe. Como em todo o lado, onde há muitos turistas, há também quem queira fazer dinheiro facilmente e à custa do nosso desconhecimento. Tome como algo cultural e não leve a mal… mas fique atento aos esquemas!
Estava há poucas horas em Marraquexe quando saí do Riad e, uns metros à frente, um grupo de miúdos começou a dizer (em várias línguas) que a rua estava fechada. Mas como podia – pensei eu – se ainda há uma hora passamos aqui e estava tudo bem? E continuam a dizer: que a rua estava em obras e que em vez de seguir pela rua da esquerda, devia seguiria pela direita.
Ora, apesar de ter lido em guias de viagem que isto acontecia, estava a ponderar seguir as indicações das crianças. Porque haviam de nos enganar, não é?
Estava eu a pensar nisso, quando passa um senhor mais velho, de barba branca, de bicicleta por nós e nos diz, enquanto continua a pedalar (sem parar): “não vão pelas indicações deles, eles querem que vocês se percam para depois vos pedirem dinheiro para vos ajudarem a sair do labirinto”.
Parecia um filme. Os miúdos a assobiarem ao homem, por lhes ter estragado o esquema e a rirem-se para nós, como se fosse a coisa mais normal do mundo. E, em Marraquexe, percebi depois, é mesmo a coisa mais normal do mundo. Mas, como pode ver há quem o tente enganar e, no mesmo minuto, gente que o quer ajudar…
Aconteceram outras situações similares nos dias seguintes – que até já foram filmadas no programa “Burlar turistas” da National Geographic – que contarei noutras dicas de Marraquexe.
Mas, voltando a falar do alojamento. Os riads são casas geralmente com áreas de repouso, como pátios e terraços, assim como jardins interiores.
O Riad Dar Thania é muito confortável e familiar. É uma casa típica, dentro da Medina, com apenas quatro quartos, o que significa que vai ser sempre tratado com muita proximidade e por gente sempre atenta ao que precisar. Dar Thania significa “a sua segunda casa” e foi mesmo em casa que me senti quando lá fiquei, de visita a Marraquexe. Também nos outros riads que já referi se tem o mesmo acompanhamento e cuidado.
O pequeno-almoço é muito bom. Sumo de laranja natural (café, leite ou chá marroquino ou outro), pão marroquino torrado e panquecas (que eu adorava) – com muitoooo mel, manteiga e compotas. Para quem, como eu, não bebe leite, nem café, por vezes é difícil encontrar locais que tenham mais chás, além do marroquino… por isso, levo sempre comigo, na mala, algumas saquinhos de chá verde e/ou infusões.
No Riad Slitine & Spa, também tem quartos confortáveis, mas é a piscina que é o coração desta casa – e, agora, tem também SPA. Além de que os recantos e a piscina dão cenários para fotografias incríveis.
Se quiser pode provar a gastronomia marroquina nos riads, mas tem de marcar previamente. Basta reservar e marcar o dia e janta (ou almoça) na casa (eu fiz isso no Dar Thania). Por norma, todos têm wifi (gratuito) em toda a casa, mas confirme na reserva.
No topo de algumas das casas, no terraço, está uma esplanada e sofás para aproveitar o sol ou ver as estrelas à noite. Pode também tomar lá o pequeno-almoço.
Veja aqui outros alojamentos em Marraquexe com preços e disponibilidade para as datas que pretende.
INFORMAÇÕES
– Riad Villa Sidi Baba, 15 Derb Fhal Zefriti Lakssour, Marraquexe Medina, 40030, Marrocos
– Riad Dar Thania – 64 Derb Jdid, Quartier Douar Graoua, Medina, Marraquexe, Marrocos
– Riad 107 – Derb Jdid Dour Graoua, Medina, Marraquexe, Marrocos
– Riad Slitine & Spa, 42,Derb Zenka daika Riad Zitoune Jdid, Medina, 40000 Marraquexe, Marrocos
– Riad Bahia Salam, 61, Avenue Hoummane EL Fetouaki Arset Lmaach Marrakech, Medina, 40000 Marraquexe, Marrocos
– Hotel Selman Marraquexe Morada: Km 5 Route d’Amizmiz, Marraquexe, 40160, Marrocos
HOTEL MAMOUNIA
É um dos mais antigos hotéis do mundo e foi construído, no início, como palácio para o príncipe de Marrocos. O Mamounia funciona desde 1923 e foi o hotel que sempre acolheu personalidades. Winston Churchill foi um dos hóspedes mais célebres, mas por aqui também passaram Sean Connery, Catherine Deneuve, Bill Clinton, Will Smith e Kate Winslet.
O requinte do hotel, mantido durante estes anos, faz com que quem visite o hotel tem de levar roupa sem ser de turista: não pode ir de calções nem chinelos.
Cenas do filme “O Homem que sabia de mais”, de Alfred Hitchcock, foram filmadas neste hotel. Também se diz que a história de “Pássaros” apareceu depois de o realizador ter sido atacado por pintarroxos na varanda do hotel, diz-se.
– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui