Riad dar Thania
Publicado em Fevereiro 26, 2014

Onde dormir em Marraquexe, Marrocos

África/ Alojamento/ Marrocos [ Hotéis/ Marraquexe ]

Se há conselho que dou a quem me pergunta onde dormir em Marraquexe, Marrocos, é que fiquem alojados num Riad. Primeiro porque é uma habitação típica local, segundo porque ficam mesmo dentro da Medina e têm um ambiente muito acolhedor – mesmo que seja um espaço com muitos quartos. Já fiquei alojada em vários riads e também em hotéis, ainda que estes últimos tenham sido fora da Medina.

O meu quarto Voyage no Riad dar Thania

O meu quarto Voyage no Riad dar Thania

 Riad Slitine - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Riad Slitine – Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Já fiquei no Riad dar Thania (muito caseiro e acolhedor), no Riad Bahia Salam (onde tem massagens ótimas), no Riad Slitine & Spa e no Riad 107 (este último será o mais simples de todos, mas também mais em conta, à partida). Adorei o Slitine, porque tem uma piscina no meio do edifício e fica no meio da Medina, muito bem situado. Também ja passei pelo luxuoso hotel Selman Marraquexe e pelo resort do Kenzi Menara Marrakech (ficam ambos a uns 30 minutos da Medina de Marraquexe). Tudo depende do tipo de viagem que se quer fazer.

Riad Villa Sidi Baba - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Riad Villa Sidi Baba – Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Riad Villa Sidi Baba - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Riad Villa Sidi Baba – Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Mais recentemente fiquei alojada (5 noites e depois mais 5 noites, ou seja, um total de 10) no Riad Villa Sidi Baba. É pequeno, não tem piscina, mas adorei o ambiente acolhedor. Senti-me em casa. O pequeno-almoço está incluído e é maravilhoso. Fica muito perto – apesar de parecer difícil o caminho torna-se fácil – da praça Djemaa el Fna, mas numa zona habitacional, então dá a sensação que somos também habitantes locais.

Além de que ali ao lado estão cafés e padarias muito boas e com preços bastante acessíveis. Os quartos são confortáveis – têm televisão – e têm casa de banho privada. A internet é ótima. Trabalhava a partir de lá e posso confirmar que escolhi este Riad para “morar” nos dias em que fiquei em Marraquexe, porque os hospedes falavam bem da qualidade da internet. Para mim, vale muito porque trabalho online!

Riad Villa Sidi Baba - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Riad Villa Sidi Baba – Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Também me foram sugeridos estes riads, mas nunca lá fiquei:
Riad Christina
Riad Catalina

Ficar num Riad é a melhor forma de sentir a vida de Marraquexe. Tanto o Riad dar Thania, como o Riad Slitine & Spa ficam a menos de 10 minutos a pé da famosa praça Jemaa el Fna e a primeira coisa que devem fazer, depois de pousarem as malas, é saberem o caminho para ir ter àquela praça. É o centro de tudo!

Esse caminho não é de facto fácil. Ruas estreitas, cheias de gente, sem passeios, com centenas de lojas, e as motas – e carrinhos de mão e burros! – a passarem mesmo ao nosso lado. Fique atento!

Riad dar Thania - © Direitos Reservados

No primeiro andar do Riad dar Thania – © Direitos Reservados

Hotel Selman Marraquexe, Marrocos © Viaje Comigo

Quarto da Villa – Hotel Selman Marraquexe, Marrocos © Viaje Comigo

Hotel Selman Marraquexe, Marrocos © Viaje Comigo

Hotel Selman Marraquexe, Marrocos © Viaje Comigo

Aprendi o percurso no primeiro dia e cumpri à risca as indicações. É que dentro da Medina as ruas são labirínticas e se se perder não vai ser fácil sair de lá.

E o facto é que, muitas vezes, miúdos (e adultos) dão indicações erradas (propositadamente) para os turistas se perderem e depois “ajudam” a encontrar o caminho certo… pedindo dinheiro pela sua “ajuda”.

Foi a minha primeira lição de Marraquexe. Como em todo o lado, onde há muitos turistas, há também quem queira fazer dinheiro facilmente e à custa do nosso desconhecimento. Tome como algo cultural e não leve a mal… mas fique atento aos esquemas!

Riad dar Thania - © Direitos Reservados

Riad dar Thania – © Direitos Reservados

Estava há poucas horas em Marraquexe quando saí do Riad e, uns metros à frente, um grupo de miúdos começou a dizer (em várias línguas) que a rua estava fechada. Mas como podia – pensei eu – se ainda há uma hora passamos aqui e estava tudo bem? E continuam a dizer: que a rua estava em obras e que em vez de seguir pela rua da esquerda, devia seguiria pela direita.

Ora, apesar de ter lido em guias de viagem que isto acontecia, estava a ponderar seguir as indicações das crianças. Porque haviam de nos enganar, não é?

Estava eu a pensar nisso, quando passa um senhor mais velho, de barba branca, de bicicleta por nós e nos diz, enquanto continua a pedalar (sem parar): “não vão pelas indicações deles, eles querem que vocês se percam para depois vos pedirem dinheiro para vos ajudarem a sair do labirinto”.

Parecia um filme. Os miúdos a assobiarem ao homem, por lhes ter estragado o esquema e a rirem-se para nós, como se fosse a coisa mais normal do mundo. E, em Marraquexe, percebi depois, é mesmo a coisa mais normal do mundo. Mas, como pode ver há quem o tente enganar e, no mesmo minuto, gente que o quer ajudar…

Aconteceram outras situações similares nos dias seguintes – que até já foram filmadas no programa “Burlar turistas” da National Geographic – que contarei noutras dicas de Marraquexe.

Mas, voltando a falar do alojamento. Os riads são casas geralmente com áreas de repouso, como pátios e terraços, assim como jardins interiores.

Páteo do Riad Slitine - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Páteo do Riad Slitine – Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Quarto do Riad Slitine - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Quarto do Riad Slitine – Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Riad Dar Thania é muito confortável e familiar. É uma casa típica, dentro da Medina, com apenas quatro quartos, o que significa que vai ser sempre tratado com muita proximidade e por gente sempre atenta ao que precisar. Dar Thania significa “a sua segunda casa” e foi mesmo em casa que me senti quando lá fiquei, de visita a Marraquexe. Também nos outros riads que já referi se tem o mesmo acompanhamento e cuidado.

O pequeno-almoço é muito bom. Sumo de laranja natural (café, leite ou chá marroquino ou outro), pão marroquino torrado e panquecas (que eu adorava) – com muitoooo mel, manteiga e compotas. Para quem, como eu, não bebe leite, nem café, por vezes é difícil encontrar locais que tenham mais chás, além do marroquino… por isso, levo sempre comigo, na mala, algumas saquinhos de chá verde e/ou infusões.

No Riad Slitine & Spa, também tem quartos confortáveis, mas é a piscina que é o coração desta casa – e, agora, tem também SPA. Além de que os recantos e a piscina dão cenários para fotografias incríveis.

Riad dar Thania - © Direitos Reservados

Riad dar Thania – © Direitos Reservados

Se quiser pode provar a gastronomia marroquina nos riads, mas tem de marcar previamente. Basta reservar e marcar o dia e janta (ou almoça) na casa (eu fiz isso no Dar Thania). Por norma, todos têm wifi (gratuito) em toda a casa, mas confirme na reserva.

No topo de algumas das casas, no terraço, está uma esplanada e sofás para aproveitar o sol ou ver as estrelas à noite. Pode também tomar lá o pequeno-almoço.

Veja aqui outros alojamentos em Marraquexe com preços e disponibilidade para as datas que pretende.

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

INFORMAÇÕES

– Riad Villa Sidi Baba, 15 Derb Fhal Zefriti Lakssour, Marraquexe Medina, 40030, Marrocos

Riad Dar Thania – 64 Derb Jdid, Quartier Douar Graoua, Medina, Marraquexe, Marrocos
Riad 107 – Derb Jdid Dour Graoua, Medina, Marraquexe, Marrocos
Riad Slitine & Spa, 42,Derb Zenka daika Riad Zitoune Jdid, Medina, 40000 Marraquexe, Marrocos
Riad Bahia Salam, 61, Avenue Hoummane EL Fetouaki Arset Lmaach Marrakech, Medina, 40000 Marraquexe, Marrocos
Hotel Selman Marraquexe Morada: Km 5 Route d’Amizmiz, Marraquexe, 40160, Marrocos

Riad Villa Sidi Baba - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Riad Villa Sidi Baba – Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo