Medina de Oudja
Publicado em Fevereiro 28, 2014

Passear em Oujda, Marrocos

África/ Marrocos [ Oujda ]

Oujda fica a cerca de 60 Km de Saïdia e é a capital da região oriental de Marrocos. Existem excursões para esta cidade, a partir da zona turística de Saïdia, com a duração de meio dia para ficar a conhecer a Medina e o comércio local. Regressa ao hotel a tempo do almoço – mas já tarde, pelas 14h30, por isso, coma qualquer coisa antes.

Vendedor em Oudja

Vendedor em Oudja

Estive alojada durante uma semana no hotel Be Live em Saïdia e, num dos dias, decidi fazer uma das excursões às cidades vizinhas. Pela descrição do passeio e importância territorial escolhi Oujda.

Porta Medina de Oudja

Porta Medina de Oudja

Quando visitei Saïdia tinha estado em Marraquexe há menos de 8 meses. Depois daquela experiência – adorei conhecer a “cidade vermelha” – sabia que estava a visitar uma parte de Marrocos bem diferente da já muito turística Marraquexe. Mas não estava à espera que num mercado não viessem atrás de nós para nos vender algo!

Por isso, se está habituado aos vendedores de Marraquexe e acha que os de Oujda também vão insistir consigo para comprar, desengane-se. Em Oujda estão habituados a ter turistas mas isso é algo muito recente. Portanto, os comerciantes vão estar dentro das suas lojas e não se vão dar ao trabalho de o chamar ou convencer de algo – como acontece sempre(!) em Marraquexe.

Mercado de Oujda

Mercado de Oujda

A excursão é feita principalmente dentro na Medina, entrada pela porta Bab el Gharbi e saída por Bab Sidi Abdelouhab, uma imponente porta gótica.

Passamos por ruas estreitas, crianças a brincarem, e recordo-me de passarmos por uma padaria com um inusitado forno no chão. Ou melhor, estava na cave da casa, de onde saiu um homem: o padeiro. Se não acredita basta ver as próximas fotografias.

Comprámos o pão quentinho, acabado de fazer, comemos e fomos andando para o souk (mercado). Depois da visita na parte de comidas, ficámos com tempo livre para ir às compras.

Padaria de Oujda

Padaria de Oujda

Padaria de Oujda

Padaria de Oujda

Na excursão também fazem uma visita ao palácio Dar Sbeti e uma pausa para um chá fresco – aqui costumam apresentar produtos para que você comprar, como as especiarias ou o famoso óleo de Argão, etc. Se não quiser ficar nessa “venda” combine horas com o guia e siga o seu próprio caminho e regresse ao ponto de encontro à hora marcada.

Loja de roupa em Oujda

Loja de roupa em Oujda

Máquinas de gelados em Oujda

Máquinas de gelados em Oujda

Em Oujda existe uma espécie de caos organizado. Ao longe parece que os carros e motas vão todos bater – estão sempre a buzinar! – e que não cabe nem mais uma pessoa dentro da Medina. Mas, dentro desse frenesim tudo funciona… normalmente.

Oujda

Oujda

Loja de fios em Oujda

Loja de fios tingidos em Oujda

Oujda

Oujda

Oujda

Oujda

Oujda

Oujda

Loja em Oujda

Loja em Oujda

Medina de Oudja

Medina de Oudja

Oujda

Oujda

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo