Em Marrocos, na cidade de Casablanca, a Mesquita Hassan II é, sem dúvida, o seu melhor cartão de visita. É uma relíquia exemplificativa da arquitetura árabe, a mais alta mesquita do mundo e a segunda maior em termos de espaço (a seguir à de Meca). Além disso, é a única que está aberta aos não muçulmanos. Vamos visitá-la?
– Procura atividades e tours em Marrocos? Clique aqui –
Quer seja de avião, ou de cruzeiro, na sua chegada a Casablanca, a Mesquita Hassan II estará sempre presente na sua vista. Existem, aliás, vistas que a colocam como que se tivesse sido construída mesmo em cima do mar. A visita é sempre feita por um guia – depois de comprar os bilhetes de entrada.
Ela nasceu de um sonho de Hassan II (pai do atual rei, Maomé VI), que mandou construir uma mesquita que conectasse os três elementos: terra, céu e água. Se está em terra e ao lado do oceano atlântico, como é ligada ao céu? – perguntam vocês…
Uma das coisas impressionantes desta mesquita é ter um gigante teto… de abrir! Abre em poucos minutos e fica mais ligada ao céu, dessa forma. Mas é nos pormenores da decoração que está sua maior riqueza.
Todo o trabalhado dos tetos no interior. Madeiras pintadas. Painéis de azulejos todos feitos à mão. Que minúcia. Candeeiros gigantes, com portas gigantes… tudo é grande aqui. Majestoso.
O projeto surgiu das mãos do arquitecto francês Michel Pinseau e a construção da Mesquita Hassan II decorreu entre os anos de 1986 e 1993, com o trabalho de dezenas de milhares de artesãos que fizeram os pormenores belíssimos que podem ser admirados, tanto no interior como no exterior do monumento religioso. A sua inauguração foi a 30 de agosto de 1993.
No seu alto minarete – com 200 metros de altura – é lançada uma luz, vista a 30 Km de distância – assinalando a direção de Meca. A sala de orações ocupa uma superfície de dois hectares e é, de facto, um local para apreciar e perceber toda a decoração. Numa parte central consegue ver – através de uns vidros, junto do chão – a sala de ablução que fica debaixo dos nossos pés.
Dentro da Mesquita existe um Hammam – quando visitei, em 2017, esta parte ainda estava em acabamentos e, por isso, ainda fechada ao público – com uma superfície de 6 mil metros quadrados, onde está inserida uma piscina de água aquecida.
Ao lado está uma área igualmente grande – de 4.800 metros – para as salas de ablução (a lavagem de várias partes do corpo, antes das orações: cara, mão e pés) e onde estão 41 fontes, em forma de flores gigantes.
Importante: por ser um local religioso, a mesquita tem avisos à porta, para que não leve roupa com decotes, calções ou saias curtas, ou ombros à mostra. Costumo levar uma echarpe grande para poder tapar as pernas, caso vá de calções, ou tapar os ombros ou decote, se for caso disso. Sem isso, poderão impedir a sua entrada na mesquita.
Como não ode entrar com os sapatos, dão-lhe um saco para os colocar lá dentro. Só na saída da sala de orações poderá calçar-se de novo.
Números da Mesquita Hassan II:
– minarete com 200 metros, o mais alto do mundo
– alberga 25 mil pessoas no interior e 80 mil no exterior
– 30 Km é o alcance da luz no minarete
– sala de orações com 2 hectares
– 41 fontes de ablução
– Hammam com 6 mil metros quadrados
INFORMAÇÕES
Mesquita Hassan II, Casablanca, Marrocos
Horário da mesquita (em 2017): de sábado a quinta-feira, 9h00-10h00-11h00-12h00-15h00; sexta-feira 9h00-10h00-11h00-15h00.
Preços (em 2017): 120dh (adulto); 60dh (adulto residente e estudante estrangeiro); 30dh estudante residente e crianças entre os 4 e os 12 anos
Site oficial para informações de preços e horários atualizados.
– Siga o Guia de Casablanca, aqui no Viaje Comigo. Leia mais aqui.
– Procura hotéis em Casablanca? Pesquise aqui
Desafio 2017 – #322 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!