No centro de Rabat, capital de Marrocos, em outubro de 2014, foi inaugurado o Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea Mohammed VI. É um edifício moderno, com muita luz natural nas zonas comuns, e espaçosas salas de exposição remodeláveis. Quando o visitei tinha exposições de fotografia, instalações artísticas e pinturas, de vários estilos.
Este é o primeiro museu de Marrocos dedicado inteiramente à arte moderna e contemporânea e o primeiro museu nacional construído desde 1958. É “o primeiro museu do país que atende aos padrões internacionais de museus”, diz a Embaixada do Reino de Marrocos em Portugal, acrescentando que “este museu é o primeiro construído pelo Estado marroquino desde a sua independência”. Veja o vídeo do museu e das suas obras abaixo:
O Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea Mohammed VI tem como objectivo “preservar e conservar, valorizar e promover o património nacional, cobrindo a evolução da criação artística marroquina nas artes plásticas e visuais do início do século XX até aos nossos dias”.
Na abertura, para a primeira exposição inaugural recebeu a mostra “1914-2014: cem anos de criação”, que tinha 400 obras de 150 artistas marroquinos, de diferentes gerações de criadores ao longo de um século.
Entre as obras expostas estavam algumas do pintor Farid Belkahia, de Mohamed Chabaa, de Mohamed Kacimi, de Chaïbia Tallal ou de Hassan El Glaoui, de forma a criar um panorama da evolução da arte moderna e a arte contemporânea de Marrocos.
O museu é um espaço de exposições mas também de produção de obras de arte e de formação, estabelecendo parcerias com instituições internacionais como o Museu do Louvre, em Paris, e o Museu das civilizações da Europa e do Mediterrâneo (MUCEM), em Marselha, de forma a organizar exposições conjuntas.
– Procura mais informações sobre o Museu de Arte Mohammed VI ?
Clique aqui para saber preços, morada em Rabat e horários de visitas.