Aos verdadeiros fãs da condução, este é o texto que vos incentiva a fazer vários percursos de carro – as chamadas roadtrips – nalgumas das melhores estradas para conduzir e percorrer neste verão. Atenção: é mesmo para quem gosta de conduzir, porque são muitos quilómetros e muitas paragens… para se ficar de boca aberta! Sozinh@ ou acompanhad@ é só meter-se à estrada e aproveitar roteiros que trazem História, Gastronomia, Cultura, etc. Mas, não estou simplesmente a falar das Estradas Nacionais – que cada vez mais são procuradas, como ponto de partida para descoberta de locais muito bonitos – mas também de passeios por estradas na costa, ou no interior alentejano, pelas ilhas, ou na Galiza, e até nos castelos de França, não esquecendo aldeias históricas… Quais está a planear fazer?
ESTRADAS NACIONAIS
Além da Estrada Nacional 2 – que já é uma das preferidas dos que gostam de fazer roadtrips, atravessando 739,26 km e passando por 11 distritos e 35 municípios – há um troço da Estrada Nacional 222 que é considerado um dos mais bonitos do mundo e também a melhor estrada para conduzir. Depois do Peso da Régua, a caminho do Pinhão, atravessando o vale do Douro, vai ter sempre o rio como companhia e paisagens de cortar a respiração. Já para não falar das paisagens deslumbrantes perto de Vila Nova de Foz Côa. Leia mais.
PELAS ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL
Se ficar por Portugal tenho, claramente, a sugestão para lhe dar das Aldeias Históricas de Portugal (AHP). Pegue no carro e vá parando a seu tempo, escolhendo algumas das Aldeias para pernoitar. São 12 as AHP e tenho aqui já alguns roteiros preparados, para que possa fazer os percursos ao seu ritmo – em todos os guias, de cada aldeia, tem as dicas de onde ficar alojado e também onde comer.
4 SUGESTÕES DE ROTEIROS DE FIM DE SEMANA, NAS ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL
Roteiro 1- Piódão e Linhares da Beira
Roteiro 2 – Marialva, Trancoso, Castelo Rodrigo, Almeida e Castelo Mendo
Roteiro 3 – Monsanto, Idanha-a-Velha, Castelo Novo
Roteiro 4 – Sortelha e Belmonte
GUIA / ROTEIRO PARA AS ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL EM SETE DIAS / UMA SEMANA
Programa para 7 dias:
Dia 1 – Piódão
Dia 2 – Linhares da Beira – (Folgosinho) – (Celorico da Beira) – Trancoso
Dia 3 – Marialva – Aldeia do Juízo – (Longroiva, Mêda) – Castelo Rodrigo – (Figueira de Castelo Rodrigo) – Almeida
Dia 4 – Almeida – (Pinhel) – Castelo Mendo
Dia 5 – Belmonte – (Sabugal) – Sortelha – (Penamacor)
Dia 6 – Monsanto – (Idanha-a-Nova) – Idanha-a-Velha
Dia 7 – (Alpedrinha) – Castelo Novo – (Serra da Gardunha) – (Fundão)
Siga aqui as dicas para fazer estes roteiros.
EM ESPANHA, NA GALIZA
Mas, se estiver a pensar em ir para Espanha, pode também pegar no meu roteiro que fiz em com uma autocaravana na Galiza, já há muito tempo… Pode ir de “casa às costas”, ou simplesmente pegar no carro e ir ao seu ritmo programando minimamente os alojamentos onde vai ficar. Fora de época de pandemia, os alojamentos à beira-mar esgotam todos no verão, daí estar a dizer que deveria fazer marcações antecipadamente.
Além desta dicas de roatrips, aqui no Viaje Comigo, podem encontrar mais sugestões de estradas em toda a Europa para continuarem a fazer mais planos de descobrir outras localidades pitorescas.
E se quiser fazer algo mais calmo… porque não ir até Baiona ou Combarro (Pontevedra)? Não há como não ficar apaixonad@ por esta localidade conhecida pelos espigueiros!
ROADTRIP EM FRANÇA: VALE DO LOIRE
Se estiver a pensar em ir para França, deixo como sugestão uma das melhores roadtrips que já fiz… e fui sozinha! Fui fazer uma viagem pelos châteaux do Vale do Loire. E que aventura maravilhosa que foi!
“Em cinco dias fiz vários quilómetros de estrada para visitar seis castelos, dormi em vários hotéis diferentes e numa casa-barco; fui a restaurantes gourmet e a outros espaços com produtos biológicos. Estive nos locais por onde passou Joana d’Arc e posso garantir que a região do Vale do Loire merece bem uma visita demorada”.
“Se vai fazer este programa, aconselho a a passar pelo menos um dia em cada castelo, para aproveitar ao máximo o que os espaços proporcionam. Não são só visitas ao castelo, em si, que têm restaurantes para experimentar (também pode fazer piqueniques) e exposições para descobrir. Passeie sem correrias e aproveite ao máximo o local que está a visitar. Leia mais, aqui.
Quando viajo para fora, alugo carro… mas também já aluguei em Portugal, por diversas razões. Por exemplo, apanhei voo do Porto para o Algarve e depois lá fazia roadtrips na costa e também ia até ao sul de Espanha. Huelva, Isla Cristina e Isla Canela são dos locais que quero sempre voltar mais vezes.
PELO ALENTEJO… NA COSTA E NO INTERIOR
Em Portugal, já tinha feito uma parte da costa alentejana de autocaravana e foi uma aventura muito boa! Principalmente porque foi acompanhada, por duas grandes amigas. Desta vez, fui sozinha a conduzir pelo interior!
Uma das últimas roadtrips que fiz, no final de 2020, foi no Alentejo e infelizmente foi encurtada pelos Estados de Emergência – por causa da pandemia da Covid-19 – que obrigaram muitos alojamentos a encerrar, por tempo indeterminado.
NA COSTA ALENTEJANA
Passeio de autocaravana pela costa alentejana: “Pensámos em ir ao centro de Sines, mas ficou para outro dia pois o pôr do sol estava para breve. À medida que nos deslocávamos na costa, a vontade era de parar em todas as praias. Em São Torpes começa uma das mais belas viagens junto da costa e basta ir entrando em curtos caminhos de terra, junto das falésias, para ter vistas deslumbrantes. Na praia da Samoqueira perdi a noção do tempo. Não queria sair de cima daquela falésia, onde o sol tinha tornado toda a terra meio alaranjada.
Arrancámos, para apanharmos o pôr do sol em Porto Covo. E, assim, foi! A bola de fogo começa a repousar no mar e rapidamente nos deixa, com algum frio à mistura. Fomos à procura de petiscos no centro da vila e provámos amêijoas e polvo num café e restaurante tradicional: no Doce Mar, onde tanto encontra petiscos como pastéis e pães”. Leia mais.
NO INTERIOR ALENTEJANO
No outono de 2020, decidi percorrer algumas cidades no interior alentejano, também de carro, e deixo-vos aqui a sugestão de um percurso de pouco mais de uma semana por seis locais: Arraiolos, Estremoz, Evoramonte, Monforte e…. muito mais! Pode reduzir os locais e aproveitar mais para descansar… ou seja, adapte a viagem ao seu ritmo. Leia aqui a minha experiência.
E roadtrips nas ilhas dos Açores? São mais curtas, mas também é quase obrigatório ter carro nas ilhas para visitar tudo! Ou então, tratar de se inscrever em tours que também o levam a locais que são de imprescindível visita. E em cada ilha existe mais do que uma maravilha para visitar.
E no Algarve? Vamos passar à frente a parte em que a região algarvia é conhecida pelas suas belíssimas praias e vamos pegar no carro para percorrer algumas das suas mais belas e culturais localidades. Vamos descobrir as artes e sabores de três concelhos: Castro Marim, Alcoutim e Loulé!