Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo
Publicado em Maio 31, 2020

Visitar Celorico da Beira, Portugal

Centro/ Portugal [ Celorico da Beira/ Guarda ]

Às vezes que já passei por Celorico da Beira, no sopé da Serra da Estrela – por fazer roteiros das Aldeias Históricas de Portugal – é até uma vergonha dizer que não conheço assim tão bem. Uma das últimas vezes que por lá passei tive um motivo muito forte… gastronómico! Decorria a Feira dos Queijos, com grande animação, e vim de lá carregada de queijos e enchidos. Aproveitei para passear pelo castelo e visitar o Solar dos Queijos…

Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

– Está à procura de outros hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Junto à Serra da Estrela, e atravessado pelo rio Mondego, Celorico da Beira pertence ao distrito da Guarda, na Beira Alta, e é considerada a Capital do Queijo da Serra. Se o seu altaneiro Castelo é, por si só, motivo de visita também é daqui que se avistam, ao longe, o castelo de Linhares da Beira, o castelo da Guarda e o castelo de Trancoso… mostrando assim a sua histórica causa defensiva ao longo de séculos – tendo sido construída a fortificação (imagina-se) na época romana e depois tido importantes reconstruções (sobretudo edificado nos séculos XII e XIII) ao longo do tempo. No século XVIII terá desaparecido a cerca da vila, mas ficou a Torre do Relógio e a cerca em redor do castelo.

Feira do Queijo em Celorico da Beira © Viaje Comigo

Feira do Queijo em Celorico da Beira © Viaje Comigo

Daquela vez, peguei no pretexto da Feira dos Queijos de Celorico da Beira (que acontece sempre no fim de semana anterior ao Carnaval) e fui passear pela vila e acabei por ir comendo dentro da feira. Provei tantos queijos (e enchidos) que na hora de almoçar a fome já nem era muita.

Solar do Queijo - Celorico da Beira © Viaje Comigo

Solar do Queijo – Celorico da Beira © Viaje Comigo

No centro da vila de Celorico da Beira, aproveitem para descobrir mais sobre este produto que é rei: o Queijo da Serra! No Solar do Queijo pode ficar a saber mais sobre a produção do Queijo da Serra da Estrela; pode adquirir o queijo certificado e DOP; realizar degustações ou simplesmente visitar o espaço. O Solar do Queijo está inserido num bonito edifício do século XVIII, que já foi os Paços do Concelho e Tribunal. Junto à Praça 5 de Outubro e indo para a Igreja de Santa Maria está a Torre do Relógio, que não tem uma data oficial de construção, mas crê-se que tenha começado a ser edificada nos séculos XIV/XV.

Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

O QUE VISITAR EM CELORICO DA BEIRA

Uma caminhada pelo centro da vila vai ser a melhor forma de conhecer este local histórico:

Castelo
Casa do Mundo Rural de Prados
Torre do Relógio
Pelourinho
Igrejas do Concelho
Janelas Manuelinas
Museu do Agricultor e do Queijo
– Aqui perto: Linhares da Beira

Susana Ribeiro no Castelo Celorico da Beira © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Castelo Celorico da Beira © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo