Ovelhas em Linhares da Beira - Portugal © Viaje Comigo Rebanho em Linhares da Beira - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 27, 2019

“Sensações e Sabores” nas Beiras e Serra da Estrela

Portugal

Foram três dias de muitas “Sensações e Sabores” pelas Beiras e Serra da Estrela – uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE), de forma a divulgar as potencialidades turísticas da região para agentes de viagens, nacionais e internacionais. As feiras de queijos, vinhos e outras propostas gastronómicas regionais são o mais-que-perfeito pretexto para explorar Portugal. Ou, não fosse o meu país de uma riqueza gastronómica inigualável! Veja o vídeo:

Susana Ribeiro no Castelo Celorico da Beira © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Castelo Celorico da Beira © Viaje Comigo

Desta vez, peguei no pretexto da Feira dos Queijos de Celorico da Beira (que acontece sempre no fim de semana anterior ao Carnaval) e fui passear por aqueles lados. Se perdeu este evento não fique triste, é que os próximos fins de semana estão cheio de outras feiras onde o Queijo da Serra da Estrela é rei e senhor. A próxima, é a cidade de Gouveia a receber, de 1 a 5 de março, a ExpoSerra – Feira das Atividades Económicas da Serra da Estrela, que inclui a Feira de Queijo dia 3 de março.

Fui, então, visitar a feira de Celorico da Beira e o melhor destas feiras – além de se poder provar os melhores queijos da Serra da Estrela – é estarmos em contacto direto com os produtores. Foi ao senhor Francisco – que cuida dos animais – e à D. Manuela – que faz os queijos – a quem comprei uns quantos queijos que vão desafiar o meu colestrol nos próximos tempos. Eu sei, eu sei… tudo com moderação!

Francisco e Manuela - Feira do Queijo em Celorico da Beira © Viaje Comigo

Francisco e Manuela – Feira do Queijo em Celorico da Beira © Viaje Comigo

Feira do Queijo em Celorico da Beira © Viaje Comigo

Feira do Queijo em Celorico da Beira © Viaje Comigo

Concertinas na Feira do Queijo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

Concertinas na Feira do Queijo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

A passagem por Celorico da Beira podia ter o pretexto da Feira dos Queijos, mas o programa incluiu três dias de degustações e visitas a locais históricos. O alojamento-base foi na Quinta Madre de Água, em Vinhó, Gouveia, que também é produtora de vinhos e queijos. Fizemos lá duas refeições, no restaurante que também está aberto ao público em geral. É um lugar muito recatado, num meio muito rural e verde, onde pode relaxar e aproveitar as sugestões gastronómicas locais. Foi a segunda vez que lá fiquei alojada e gostei muito. Também visitei a queijaria – como foi no fim de semana não pude ver a produção, mas experimentei a ordenha manual – e as cavalariças, onde estão disponíveis aulas de equitação.

Ovelhas da Madre de Água Hotel Rural - Gouveia © Viaje Comigo

Ovelhas da Madre de Água Hotel Rural – Gouveia © Viaje Comigo

Madre de Água Hotel Rural - Gouveia © Viaje Comigo

Madre de Água Hotel Rural – Gouveia © Viaje Comigo

Madre de Água Hotel Rural - Gouveia © Viaje Comigo

Aulas de equitação na Madre de Água Hotel Rural – Gouveia © Viaje Comigo

Se a Feira do Queijo foi a razão da ida a Celorico da Beira, existem locais que merecem uma visita, ainda que seja rápida. O Solar do Queijo é um deles: onde pode ficar a saber mais sobre a produção do Queijo da Serra da Estrela; pode adquirir o queijo certificado e DOP; e realizar degustações ou só visitar o espaço – o Solar do Queijo está inserido num bonito edifício do século XVIII, que já foi os Paços do Concelho e Tribunal, por exemplo.
Tive ainda tempo para passar pelo castelo – dos séculos XII/XIII – que tem uma vista panorâmica espetacular. Passem por lá!

Solar do Queijo - Celorico da Beira © Viaje Comigo

Solar do Queijo – Celorico da Beira © Viaje Comigo

Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

Castelo de Celorico da Beira © Viaje Comigo

Em 2018, visitei as 12 Aldeias Históricas de Portugal e passei por Linhares da Beira, a única (Aldeia Histórica) que está “deste lado” da Serra da Estrela. Na vertente noroeste da serra, Linhares é o local perfeito para pernoitar e ir jantar ao restaurante Cova da Loba, por exemplo. Com muitos percursos pedestres, Linhares chama também os mais aventureiros para o parapente que ali se realiza. Saiba mais no guia de Linhares da Beira.

Linhares da Beira - Aldeias Historicas de Portugal @ Viaje Comigo

Castelo de Linhares da Beira – Aldeias Historicas de Portugal @ Viaje Comigo

Linhares da Beira - Aldeias Historicas de Portugal @ Viaje Comigo

Vista do Castelo de Linhares da Beira – Aldeias Históricas de Portugal @ Viaje Comigo

Igreja de Folgosinho - Portugal © Viaje Comigo

Igreja de Folgosinho – Portugal © Viaje Comigo

No programa “Sensações e Sabores” pelas Beiras e Serra da Estrela fui até Folgosinho. Se o restaurante O Albertino é quase uma instituição? É, pois, claro! Tive várias pessoas a aconselharem-me esta visita gastronómica, onde se degustam cinco pratos principais – e vários enchidos nas entradas – por apenas 16€. O que provei lá: cabidela de coelho, o borrego assado, o leitão assado, a vitela grelhada e a feijoada de javali. Na sobremesa, são servidos os típicos arroz doce e leite creme queimado.

Restaurante O Albertino - Folgosinho © Viaje Comigo

Restaurante O Albertino – Folgosinho © Viaje Comigo

Restaurante O Albertino - Folgosinho - Portugal © Viaje Comigo

Restaurante O Albertino – Folgosinho – Portugal © Viaje Comigo

Restaurante O Albertino - Folgosinho - Portugal © Viaje Comigo

Restaurante O Albertino – Folgosinho – Portugal © Viaje Comigo

Durante o dia, explorei um pouco as ruas de Folgosinho e subi ao “Castelo” por onde se diz que Viriato terá andado, a expulsar os invasores. E se quer mais atividades desportivas, todas estas localidades que visitei têm percursos pedestres assinalados e, em muitos fins de semana, realizam-se provas de corrida, trails, etc. É só ficar atento às agendas das câmaras municipais. À noite, em Folgosinho, o Hin’s é um café-bar-discoteca onde há grande animação. Acabamos lá a noite, a assistir ao concerto da banda de covers 69 Graus.

Percursos Pedestres -Vinhó, Gouveia - Portugal © Viaje Comigo

Percursos Pedestres -Vinhó, Gouveia – Portugal © Viaje Comigo

Vista no Castelo de Folgosinho - Portugal © Viaje Comigo

Vista no Castelo de Folgosinho – Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Folgosinho - Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Folgosinho – Portugal © Viaje Comigo

Fonte em Folgosinho - Portugal © Viaje Comigo

Fonte em Folgosinho – Portugal © Viaje Comigo

Outra das excelentes experiências gastronómicas, deste programa com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, aconteceu em Fornos de Algodres, na Quinta das Courelas, que tem vista para a Serra. E que vista!

Vista da Quinta das Courelas, Fornos Algodres © Viaje Comigo

Vista da Quinta das Courelas, Fornos Algodres © Viaje Comigo

Vista da Quinta das Courelas, Fornos Algodres © Viaje Comigo

Vista da Quinta das Courelas, Fornos Algodres © Viaje Comigo

Neste restaurante (Quinta das Courelas), experimentámos a sopa de castanha e cogumelos, o bacalhau à lagareiro e o arroz de bucho, tudo especialidades da casa. No final, as sobremesas foram o tradicional leite creme queimado e o arroz doce (ambos bons, mas este último estava delicioso!).

Quinta das Courelas, Fornos Algodres © Viaje Comigo

Restaurante Quinta das Courelas, Fornos Algodres © Viaje Comigo

No nosso (delicioso) programa, tivemos ainda a oportunidade de conhecer pequenos produtores de azeite, queijos e enchidos. Tantas histórias de amor pelo que fazem, ainda que seja um trabalho muito duro. Também visitámos um lagar de azeite, onde muitos produtores locais deixam as suas azeitonas: o Lagar do Cadoiço, em Fornos de Algodres.
Sabia que, para produzir 1 litro de azeite são necessárias cerca de 6 a 10 kg de azeitona? E que o azeite é a única gordura vegetal que pode ser consumida diretamente crua?

Lagar do Cadoiço - Fornos Algodres © Viaje Comigo

Lagar do Cadoiço – Fornos Algodres © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Folgosinho - Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Folgosinho – Portugal © Viaje Comigo

SOBRE O QUEIJO DA SERRA

Queijo curado, de pasta semi-mole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, bem ligada, cremosa e untuosa.
Obtido por esgotamento lento da coalhada, após coagulação de leite exclusivamente proveniente das raças Bordaleira Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, produzida na área geográfica delimitada de produção, ou seja, na Serra da Estrela.

Depois de saber quanto leite de ovelha é preciso para um queijo já percebi que o preço normal não é nada elevado, para o trabalho que requer cada quilo de queijo. São necessários 5 a 6 litros de leite para fazer, mais ou menos, 1Kg de queijo. O queijo certificado tem um selo especial que comprova a certificação.

Queijo da Serra da Estrela - Courelas - Forno Algodres - Portugal © Viaje Comigo

Queijo da Serra da Estrela – Forno Algodres – Portugal © Viaje Comigo

Produtor do Queijo da Serra - Fornos Algodres © Viaje Comigo

Produtor do Queijo da Serra – Fornos Algodres © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo