É uma verdadeira viagem ao passado a que fazemos a bordo do Comboio Presidencial da CP – Comboios de Portugal. Esta peça de museu vai estar a circular durante varias temporadas, com o serviço de gastronomia feito pelo Chef Chakall, provas de vinhos do Douro, da Taylor’s, e uma visita exclusiva a uma quinta – no meu caso foi a Quinta de Vargellas.
Já tinha feito uma viagem neste comboio em 2016, mas o conceito gastronómico era outro, apesar de a beleza do Douro ser a mesma… sempre deslumbrante! Agora, é o Chef Chakall quem prepara toda uma ementa que é uma declaração de amor aos produtos genuínos desta região. Os vinhos, esses, fazem pairing com as escolhas gastronómicas, de forma perfeita. Tudo junto, é um sentir da região do Douro diferente, mas certamente com muito requinte. A bordo existirá sempre um apontamento musical, desta vez era um duo de violinistas mas poderão ser outros músicos e instrumentos.
O COMBOIO PRESIDENCIAL
Neste comboio, que é uma verdadeira “jóia ferroviária”, cada carruagem traz uma história diferente. São várias carruagens, de diferentes anos, começando em 1890. Ao longo dos séculos, no transporte de inúmeras personalidades notáveis e figuras emblemáticas, este comboio conservou as marcas de tempos e de mudanças na sociedade.
Construído em 1890, o Comboio Presidencial, propriedade do Museu Nacional Ferroviário, transportou Chefes de Estado (reis, imperadores e presidentes) durante mais de um século. É uma das peças mais emblemáticas do Museu e da história ferroviária em Portugal.
É uma honra poder fazer uma viagem a bordo deste comboio histórico – e eu já fiz duas! E tão bonito que ele é com os seus pormenores de madeira, os avisos antigos, as cadeiras almofadadas, separadores de vidro, e pormenores de pele nas janelas. Até nas casas de banho se podem encontrar louças de tempos passados. É uma verdadeira relíquia.
Esta experiência imersiva, que celebra a história ferroviária do país e une a CP – Comboios de Portugal, a Fundação do Museu Nacional Ferroviário e o Chef Chakall, começou em Março de 2024. Ao todo, vão ser realizadas 20 viagens, ao longo de 10 fins de semanas. Pode fazer a reserva, aqui.
VISITA À QUINTA DE VARGELLAS
Para este projeto do Comboio Presidencial by Chakall, a CP – Comboios de Portugal fez uma parceria com a Taylor’s e, pela primeira vez, a Quinta de Vargellas abre as portas a visitantes, um privilégio apenas ao alcance dos passageiros do Comboio Presidencial.
Durante a visita à quinta duriense, que tem uma vista deslumbrante sobre o rio Douro, podemos ficar a saber mais sobre a sua história e a produção dos vinhos. A Taylor’s é uma das primeiras e históricas casas de vinho do Porto – desde 1692 – e é possível experimentar vários dos néctares da Taylor’s, desde os famosos vinhos do Porto, aos renomados Vintage e sublimes Tawnies. A Quinta de Vargellas está localizada no Douro Superior, a zona mais oriental e remota da Região Demarcada, e esta propriedade é considerada um dos grandes vinhedos do mundo – é de 1820 a primeira referência aos vinhos de Vargellas e a Taylor’s adquiriu a quinta em 1893.
Além de visitarmos a vinha e a adega, todos os passageiros puderam degustar seis vinhos distintos. Na zona de lagares, e antes de o saborear, vão poder ainda assistir à abertura a fogo de um Porto Vintage, num “espetáculo” que requer muita técnica e prática.
A EMENTA
(algumas partes das ementa poderão ser alteradas)
Vamos assumir que esta é uma especial viagem gastronómica, pelo número de pratos com que somos brindados, mas também por todos os vinhos selecionados harmonizados com os sabores. As estações dividem as propostas que começam, naturalmente, por entradas, seguindo-se vários pratos principais e “A vida é doce”, com três sobremesas.
Sabemos que é um verdadeiro desafio e preparar os pratos a bordo de um comboio – em movimento! – e, por isso, toda a equipa de cozinha e de serviço estão de parabéns. Foi uma experiência muito saborosa e inesquecível!
A bordo, os passageiros podem saborear pratos, confecionados pelo Chef Chakall, e há um prato principal preparado por cozinheiros locais, de restaurantes escolhidos pela autenticidade dos seus pratos. No caso da minha experiência, no início de Maio, foi a Chef Maria da Graça Gomes e Rosário Buia, do restaurante Toca da Raposa, em Ervedosa do Douro. Os pães vieram da padaria e pastelaria Díbia, de Vila Real, que ainda nos presenteou com o Pito e a Gancha, dois doces muito regionais. Uma maravilhosa experiência!
VAMOS- LETS GO – BYE BYE FRANCESINHA
Uma reinterpretação com os melhores produtos regionais: salsicha fresca do chef Chakall
Acompanhado pelo Taylor Porto Tônico
APEADEIRO
Focaccia com Zaatar
Variedade de pães da Dibia Manteiga queimada
Azeitonas do Douro temperadas
ENTRE ESTAÇÕES
Sopa de castanhas e pato confitado
SEGUNDA ESTAÇÃO
Duo de croquetes de rabo de boi, maionese de mostarda e croquete de polvo de Matosinhos com escabeche
TERCEIRA ESTAÇÃO
Tártaro de carne mirandesa da Fortuna, couve assada das encostas do Douro
QUARTA ESTAÇÃO
Alheira caseira com marmelo em Vinho do Porto
QUINTA ESTAÇÃO
Polvo Nipotuga em tempura servido com migas de tomate e coentros
TIRA GOSTO:
Gelado de tangerina e espumante
SEXTA ESTAÇÃO
Arroz de cabrito
A VIDA É DOCE
PARTE 1
The Forrester cake, o favorito do Barão Mini cheesecake de queijo com marmelada do Vinho do Porto
PARTE 2
A paixão de Dona Ferreirinha
Bolo de peras e amêndoas do Douro
PARTE 3
Bolo Rainha Elisabeth: bolo de chocolate servido com coulis de morangos e Vinho do Porto branco
INFORMAÇÕES
As viagens a bordo do Comboio Presidencial custam 750 euros (por pessoa) e podem ser pré-reservadas no site da CP.
Próximas datas: setembro e outubro 2024
Horários: arranque às 10h40 na Estação de São Bento e chegada prevista por volta das 21h30 ao mesmo local. Horários poderão ser alterados.