Pitos de Santa Luzia - Vila Real © Viaje Comigo Pitos de Santa Luzia - Vila Real © Viaje Comigo
Publicado em Março 3, 2017

Receita e história dos Pitos de Santa Luzia, Vila Real

Gastronomia [ Receitas/ Uma fotografia por dia.../ Vila Real ]

Se foi o curioso nome destes doces que o chamou a atenção para este texto, saiba que os pastéis de nome inusitado (Pitos de Santa Luzia) foram criados por uma freira muito gulosa. Os pitos de Santa Luzia são um ex-libris gastronómico de Vila Real e tiveram origem no Convento de Santa Clara. Uma das irmãs, de nome Ermelinda Correia (que veio a ser a Irmã Imaculada de Jesus), tinha sido proibida de comer mais doces e, como não conseguia não ceder a essa tentação, decidiu fazer uns pastéis que não dessem nas vistas da Madre Superiora.

Quando tratavam dos doentes, as freiras faziam uma espécie de embrulho com as compressas, em que colavam as pontas (tal como no bolo da imagem) de forma a que a pasta de linhaça não saísse. Ao fazer os doces dessa mesma forma eles passavam despercebidos à Madre Superiora. E assim, nasceram estes bolos que trazem recheio de doce de abóbora.

No dia de Santa Luzia (13 de dezembro), em Vila Real, manda a tradição que as raparigas da cidade ofereçam o “pito” aos rapazes. E a 3 de fevereiro (São Brás) é a vez dos rapazes retribuírem com a oferta da gancha (rebuçado em forma de báculo bispal) às raparigas.

Entretanto, pode ver muitas mais receitas aqui! Bom apetite!

RECEITA DOS PITOS SANTA LUZIA

Ingredientes para a Massa:
– 330g de farinha
– 50g de açúcar
– 75g de banha
– leite qb

Ingredientes para o Recheio:
– 12 gemas
– 400g de doce de abóbora

Preparação:

– Misture a banha com a farinha e o açúcar e leite, de forma a ter uma massa consistente. Reúna a mesma numa bola, polvilhe com farinha e deixe repousar durante 30 minutos.

– Misture, entretanto, o doce de abóbora com as gemas e leve ao lume até apurar

– Estenda a massa e corte em quadrados de 8cm. No centro coloque o doce frio e junte as pontas para fechar o bolo antes de o colocar a cozer no forno.

– Retire do forno e polvilhe com açúcar e canela

Desafio 2017 – #62 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Pitos de Santa Luzia - Vila Real © Viaje Comigo

Pitos de Santa Luzia – Vila Real © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo