No quarteirão cultural do WOW (World of Wine), em Vila Nova de Gaia, além dos museus que já falamos aqui, tem inúmeros restaurantes e cafés para experimentar. A oferta gastronómica é bastante eclética e cada espaço gastronómicos tem características culinárias distintas, decoração diferente e até vista diferente. Já experimentou algum? Deixe o seu comentário neste texto 😉
Na nossa visita ao Museu da Moda e do Têxtil e ao Museu do Chocolate, jantámos no The Golden Catch e no Root & Vine. Como são ao lado um do outro, na praça central e, por isso, é possível pedir comida dos dois menus e partilhar na mesma mesa.
No The Golden Catch, o peixe é a estrela, e são muitas (e deliciosas) as opções! O Root & Vine serve comida vegetariana, por isso, saltitámos entre um menu e outro. Confesso que demorámos a escolher, pois tudo dava vontade de provar!
O que pedimos no Golden Catch:
Para entrada, pedimos as vieiras com acompanhamentos cítricos e tártaro de atum. Ótimas escolhas, mas tenho a certeza que qualquer uma das outras hipóteses nos deixariam felizes, como ceviche de corvina, a cavala fumada com creme de abacate ou o carpaccio de polvo com puré de pimento assado. Para beber, a escolha recaiu na Sangria de Porto Rosé, mas tem ainda os cocktails clássicos e de assinatura, como também uma diversificada carta de vinhos.
No Menu são muitas as opções deliciosas, ficam aqui algumas:
– Mariscada Quente (amêijoa à bolhão pato, mexilhão e creme fraiche) e Mariscada Fria (Ostras, gambas, lagostins), etc;
– Bacalhau Fresco, ratatouille, Beurre Blanc, caviar
– Robalo com puré de batata trunfada, alho francês, bimi, jus
– Polvo com batata doce esmagada e grelos, tempura de funcho, azeite de tomilho
– Atum com puré de ervilhas e wasabi, pipoca de cevadinha, pickle de cebola, cebolete.
Para a sobremesa partilhámos duas doçura bastante diferentes: o Sablé (Limão, merengue, lima) e o Lingote, um chocolate delicioso com gelado de avelã e bolacha.
Veja aqui o Menu Completo e Preços
No menu Root & Vine, o vegetariano, pedimos Falafel com molho Tzatziki, “salsa” de tomate e endívia roxa. Entre outras das opções de entrada, que nos tentaram, estão a Burrata com puré de beringela, tomate seco e azeite de manjericão e o Húmus com beringela, sésamo e quenelle de queijo com caril.
Para o prato principal provámos um dos melhores risottos que alguma vez comi: risotto de beterraba, pai choi, endívia e parmesão.
Outras opções para prato principal:
– Cogumelos Portobello com batata doce, tofu, espargos, nozes
Caril legumes com arroz basmati, chilly
– Trilogia de bao, com legumes avinagrados, cogumelos e tofu crocante
Veja aqui o menu completo e preços
Tanto o Golden Catch como o Root & Vine estão abertos das 12h00 às 22h30, todos os dias. Como estão na Praça Central, a vista da esplanada é maravilhosa, para a ponte Luís I. Pode ainda assistir, depois do sol se pôr, a um espetáculo de video mapping, projectado no edifício.
Outros restaurantes do WOW
V.P Brunch
No V.P pode comer brunch todos os dias, das 10h00 às 18h00, desde frutas, aos ovos benedict ao burrito de pequeno-almoço inglês, com ovos mexidos, abacate, cogumelos Portobello e queijo Cheddar. Tudo isto, com vista para o Rio Douro.
Lemon Plaza
Esta praça interior está decorada com casas típicas portuenses, calçada portuguesa, e serve pequenos-almoços e refeições ligeiras, a qualquer hora do dia. A ampla praça tem um ecrã gigante que passa jogos de futebol e muitos outros desportos.
Mira Mira
No Mira Mira, localizado no edifício do Museu da Moda e do Têxtil, a comida é requintada, saudável e foi pensada – pelo Chef madeirense João Mesquita – para ser partilhada. Na esplanada, a vista convida a experimentar um cocktail de autor pelo mixologista Pedro Duarte.
T&C
No mesmo edifício da Escola de Vinho encontra o T&C, um restaurante que revela o melhor da cozinha portuguesa, destacando-se a francesinha tradicional, como também francesinha com vinho do Porto. Onde existia uma antiga cave de vinho do Porto, mantiveram-se as paredes em pedra, decoração rústica e a possibilidade de jantar, com toda a privacidade e segurança, dentro de toneis de vinho!
1828
No 1828, o conceito é de fine dining, com produtos da época e muitas opções de peixe e carne, desde arroz de lagosta a tomahawk e sobremesas de chocolate. É ideal para eventos e jantares exclusivos, pois possui duas salas privadas.
Além dos restaurantes, pode provar doçaria portuguesa e pastelaria francesa no Suspiro, no Café VinteVinte, destaca-se uma enorme panóplia de chocolates e, para cocktails, o Angel’s Share.
INFORMAÇÕES
Morada: Rua do Choupelo, 39, 4400-088 Vila Nova de Gaia, Portugal
Telefone: +351 220 121 200
Mais informação, aqui.