Vamos entrar nos novos anos 20! E estes devem ser comemorados em grande, na passagem de ano! Antes mesmo de se saber quais são os programas de fim de ano e festas nas ruas de Portugal, há já muitos alojamentos que estão prestes a esgotar para um réveillon dentro de portas, para casais, amigos e família. Abaixo neste texto vai encontrar sugestões para a passagem de ano: de passeios e alojamentos, mais ou menos requintados, casas para grupos de amigos, lugares românticos e com uma lareira só para si… uma tainada com amigos e dança até às tantas… você escolhe! Ficam aqui várias sugestões de alojamentos, todos experimentados pelo Viaje Comigo, e também com passeios à mistura. Boas viagens!
Claro que a Serra da Estrela é sempre um dos pontos mais requisitados desta altura do ano mas as 12 Aldeias Históricas de Portugal também são perfeitas para passeios e para começar o novo ano em grande. Se aceitarem essa sugestão e ficarem pelo centro de Portugal, vão até às Casas do Juízo, onde estive a viver durante um mês.
1 – Casas do Juízo, Pinhel, distrito da Guarda
No concelho de Pinhel, a freguesia de Juízo tem vindo a ser recuperada últimos anos. E as Casas do Juízo fazem parte desse plano, em tornar esta pitoresca aldeia beirã, que foi Villa Romana, num ponto de passagem dos viajantes do mundo inteiro. São oito casinhas tradicionais, apetrechadas com tudo o que precisa para descansar e gozar do bom silêncio desta aldeia do interior português. Alguns das casinhas têm lareira, para se aquecer no tempo frio. Saiba mais sobre este alojamento e sobre como reservar, aqui.
Se preferirem os ares do norte de Portugal, vão até à Quinta da Bouça:
2 – Quinta da Bouça, Marco de Canaveses, distrito do Porto
A Quinta da Bouça tem diversas casinhas num local paradisíaco. No verão são as piscinas exteriores que chama os viajantes e, no inverno, as casas tornam-se ainda mais acolhedoras. Dois dos quatro alojamentos têm salamandra e/ou recuperador de calor – as outras duas têm ar condicionado ou aquecedores para combater o frio. Depois dos passeios pela região vai ser bom voltar a uma casa quentinha. Reserve e saiba mais sobre a Quinta da Bouça.
3 – Passeios pela Beira Baixa
Se preferirem descobrir a Beira Baixa: deixo-vos a sugestão do itinerário que fiz por Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Oleiros. Se estão à procura de ideias para os vossos passeios, por Portugal, fiquem com estas dicas que dão para três (ou mais) dias de experiências diferentes, desde visitas culturais até descobrir belezas da natureza. Siga este meu roteiro e espreite o vídeo abaixo para ficar a conhecer melhor a Beira Baixa:
4 – Monte do Vale Mosteiro, Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco
Os quartos, decorados de forma moderna mas sempre com atenção no charme campestre (com parede de xisto, em alguns), estão equipados com televisão, ar condicionado, produtos de higiene na casa de banho, garrafa de água e internet grátis. A casa tem a sala comum, com a lareira, um espaço para as mesas de refeições, um bar (onde pode experimentar os vinhos da região, ou um cocktail), e um cantinho de leitura, com dois cadeirões e uma imagem gigante da região. Reserve e leia tudo sobre o Monte do Vale Mosteiro.
5 – Casa da Cisterna, Castelo Rodrigo, distrito da Guarda
A Casa da Cisterna tem 11 quartos, alguns com nomes de aves, e eu fiquei no Rabiruivo. Este é, aliás, um quarto que pertence a uma enorme casa. Tem casa de banho privada e quando abre a porta vai estar junto de uma sala de jantar, com cozinha ao lado. No piso superior estão os sofás, uma área de leitura, televisão e filmes, e uma lareira, que aquecerá os visitantes nas noites mais frias. A decoração dos quartos é diferente, em todos, aliando a rusticidade do local e a modernidade de algumas peças. Definitivamente, a Casa da Cisterna é um local para voltar e visitar muitas vezes. Reserve e leia tudo sobre a Casa da Cisterna.
6 – INATEL Linhares da Beira, Celorico da Beira, distrito da Guarda
O INATEL Linhares da Beira Hotel Rural, que está inserido num bonito edifício (Solar Corte Real) do século XVIII, que teve anos de abandono e foi requalificado, mantendo o brasão na porta principal. Ao solar foi acrescentado – nas traseiras, mantendo a fachada como original – um outro edifício para aumentar o número de quartos (são 26 no total). Tem restaurante, bar, sala com lareira e uma piscina exterior, junto dos jardins e do campo de ténis.
Reserve e leia tudo sobre este alojamento.
7 – Santa Luzia ArHotel, Guimarães, distrito de Braga
No centro de Guimarães, a 500 metros do centro histórico – classificado como Património Mundial pela UNESCO, desde 2001 -, o Santa Luzia ArtHotel é um alojamento de decoração moderna, confortável e de ambiente muito romântico. No topo do edifício está a piscina exterior com vista para serra da Penha. Quando chega à receção do hotel, tem vista para o espelho de água, onde estão cadeirões gigantes, para poder relaxar nesta espécie de oásis, que faz parte do centro do hotel. No interior, nos dias frios, acende-se uma lareira e há pelo menos duas salas, com um ambiente muito familiar mas também romântico e decoração moderna e colorida. Uma delas conta com sofás grandes, um piano e livros para ler. Todo o ambiente é muito agradável. Faça a reserva e saiba tudo no Viaje Comigo.
8 – Quinta dos Padres Santos, Gouvães, Tarouca, distrito de Viseu
Na casa grande, nos dias frios, não dá vontade de sair da sala, com lareira acesa – a aquecer a alma – enquanto lê um livro, vê televisão ou simplesmente cede à preguiça. Noutra sala está a mesa de snooker e matrecos, no pátio, para se divertir com amigos. No verão, a piscina exterior é o local escolhido por todos para relaxar, com vista para os montes. Reserve e saiba aqui mais sobre a Quinta dos Padres Santos.
9 – Quinta das Lágrimas, Coimbra, distrito de Coimbra
Em Coimbra, na Quinta das Lágrimas, o palácio que lá existe é um hotel de cinco estrelas. Mas, este alojamento, é composto por três edifícios, que são de três séculos diferentes. A história do local tem uma mística única. Por aqui passaram figuras ilustres e foi nos seus jardins que namoraram secretamente D. Pedro e Inês de Castro… uma história ao estilo de Romeu e Julieta, mas em português. Na sala comum, onde os hóspedes podem relaxar, a lareira fica acesa nos dias mais frios. Reserve e saiba mais aqui.
10 – Carmo’s Boutique Hotel, Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo
Chegamos ao final do dia ao Carmo’s Boutique Hotel. Ainda o sol não se tinha posto totalmente, mas já se ouvia o crepitar da madeira nos fogareiros e lareiras que estão espalhadas pelos jardins do hotel, para aquecer os hóspedes que desfrutam de uma noite de quase-primavera no mês de janeiro.
No exterior do edifício, está uma tenda que é o prolongamento daquela sala. Tem sofás grandes, um relógio em móvel antigo, uma lareira, e é aqui que pode descansar depois do jantar, por exemplo. Muitas vezes passam filmes na tela grande e até pipocas providenciam, para usufruto dos hóspedes. Reserve e saiba mais sobre o Carmo’s Boutique Hotel.
11 – Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Viçosa, distrito de Évora
Quem vê de fora o Alentejo Marmòris Hotel & Spa não imagina a riqueza, em mármores, que esconde no interior. Fica na pacata vila de Vila Viçosa, num edifício tipicamente alentejano. A receber-nos, junto da receção, uma lareira aquece o ambiente num dia fresco de inverno. Reserve e leia mais, aqui.
12 – Paço de Pombeiro, Felgueiras, distrito do Porto
A Casa do Paço de Pombeiro é uma unidade de alojamento e de turismo de habitação, em Felgueiras, no norte de Portugal. Rodeada de um verdejante cenário, os quartos dividem-se em dois estilos: os mais clássicos, da casa principal, e os dos edifícios mais modernos
E, na sala de jantar, é impossível não reparar na enorme lareira que ocupa uma parede inteira e que inclui um forno, que ainda hoje em dia é usado para os cozinhados, como o cabrito assado por exemplo. Faça a reserva e saiba mais sobre o Paço de Pombeiro.
13 – Quinta da Pacheca, Lamego, distrito de Viseu
A entrada da casa, junto da receção (sem balcão e sem divisão entre hóspedes e gente da casa), tem uma decoração mais moderna, uma enorme lareira – era aqui a antiga cozinha -, que vai sendo contrastada com apontamentos mais clássicos encontrados nas salas de estar superiores, com quadros e imagens do passado, estátuas e um piano antigo. Saiba mais aqui sobre este alojamento.
14 – Vintage House Hotel, Pinhão, Alijó, distrito de Vila Real
O Vintage House Hotel fica no coração do Douro Vinhateiro, virado para o rio Douro, vizinho da vila do Pinhão e da sua estação ferroviária.
E se estiverem dias mais frescos, são muitas as acolhedoras salas do Vintage House Hotel: o Bar “Library”, com piano e lareira, e a sala de estar com lareira, junto ao bar. Saiba mais sobre o Vintage House Hotel.
15 – Casa dos Ruis, Tabuaço, distrito de Viseu
No centro histórico de Tabuaço, de frente para o Jardim Conde Ferreira, está a Casa dos Ruis. Por ter apenas cinco quartos torna-se um local muito acolhedor com ambiente familiar.
O pequeno-almoço é servido na sala de estar, ao lado da lareira, que nos aquece nas noites frias do Douro. E é um pequeno-almoço muito variado, cheio de coisas boas. Saiba mais e faça a reserva, aqui.
16 – Casal de Tralhariz, Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança
A norte de Portugal, em Carrazeda de Ansiães, o Casal de Tralhariz é um pequeno refúgio, perfeito para relaxar, rodeado pela bonita paisagem transmontana. Já passaram muitos anos, do tempo em que lá estive alojada, mas é daqueles locais que não se esquecem e principalmente não se esquece a simpatia com que somos recebidos.
Alguns quartos têm lareira e existem duas áreas onde é servido o pequeno-almoço, cheio de coisas boas para provar. Os almoços ou jantares devem ser requisitados antecipadamente, com reserva – e é onde pode provar a cozinha tradicional transmontana, ou seja, uma verdadeira perdição. Mais informação sobre o Casal de Tralhariz: leia aqui.
17 – Solar do Morgado Oliveira, Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança
Mesmo no centro de Macedo de Cavaleiros, está este bonito solar do século XVII (1674), que foi restaurando e adaptado para receber hóspedes nos seus cinco quartos (duas suites, dois com camas duplas e um com cama de casal). O Solar Morgado Oliveira, também conhecido como Solar dos Morgados de Macedo, pertence há mesma família há mais de trezentos anos e tem o escudo do brasão na portada para o provar.
A sala de jantar, onde é servido o pequeno-almoço, é um verdadeiro deleite. Porque fui em pleno inverno, a lareira já estava acesa às oito da manhã na sala preparada com muitas delícias. Na mesa estavam bolos caseiros fatiados, pão, queijos e fiambre, manteiga e compotas, marmelada e presunto.
Visitei o solar no inverno e o melhor mesmo era o cheirinho e o calor das lareiras acesas que me acolhiam. Além das lareiras, também têm aquecedores, o que faz com que a casa seja bastante acolhedora, ao contrário de muitas casas de paredes de pedra que, por vezes, não têm tão bom aquecimento. E nas salas de convívio também tem lareiras. Saiba mais aqui e faça a sua reserva.
18 – Quinta de la Rosa, Pinhão, Alijó, distrito de Vila Real
Em pleno Douro Vinhateiro, a Quinta de la Rosa fica quase colada ao rio, junto da linha de comboio e com vista direta para o Pinhão. Além dos conhecidos vinhos, e da sua famosa sala de provas, da qual já falamos no Viaje Comigo,é possível ficar alojado na quinta e provar as iguarias durienses no Restaurante Cozinha da Clara.
Para fazer a sua reserva e saber mais, clique aqui.
19 – Hotel Rural Misarela, Gerês, Vieira do Minho, Distrito de Braga
O Hotel Rural Misarela, de 4 estrelas, está localizado em Sidrós, no Gerês, no norte de Portugal. O hotel é de fácil acesso e, ao aproximar-se, pode contar com diversas indicações até lá. No interior do hotel, tem ainda uma sala multi-funções, com uma grande tela, para reuniões ou sessões de cinema, uma sala de leitura/biblioteca munida com uma lareira que quase faz apetecer uma noite fria em frente a esta. Saiba mais sobre este alojamento e como fazer reserva.
20 – Mercedes Country House, Faro, Algarve
Há um cheirinho a goiaba quando se chega perto da piscina da Mercedes Country House, que fica no Barrocal Algarvio, a poucos minutos (de carro) do aeroporto de Faro. Com poucos quartos e uma piscina exterior, este é o local perfeito para carregar baterias e relaxar. Um pedacinho de paraíso no Algarve e – porque abriu há poucos meses – que ainda poucos conhecem.
Ao lado da adega da Mercedes Country House está a sala de estar e a de jogos, onde tem uma mesa de bilhar e jogos de mesa. Também está uma passadeira para que se possa exercitar, se quiser. Há móveis vintage, como televisões antigas e gira-discos, malas de viagem antigas, mobiliário asiático e sofás junto de uma lareira, que irá estar acesa quando os dias ficarem mais frios. Para reservar e saber mais, clique aqui.
21 – Moinho do Maneio, Penamacor, distrito de Castelo Branco
Nas visitas às Aldeias Históricas de Portugal, na passagem entre Monsanto e Sortelha, fiquei alojada numa das casinhas do Moinho do Maneio – que fica a cerca 8 Km de Penamacor, distrito de Castelo Branco. Tem casinhas independentes, algumas só com quarto e casa de banho, outras com sala e cozinha, para poder ficar descansado neste pedacinho de paraíso. Tem uma piscina para os dias mais quentes, mas os melhores locais estão junto da ribeira da Bazágueda, onde paira uma paz e acalmia, perfeitas para descansar. Preparado para relaxar em 3, 2, 1…
Quando passei pelo Moinho do Maneio, era primavera mas ainda estava fresco demais para experimentar a bolha, por isso, fiquei numa das casinhas e de lareira acesa. Fica um ambiente muito romântico. Reserve e saiba mais sobre o Moinho do Maneio.
22 – The Yeatman, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto
Escolhe um hotel pela vista que tem? E se o hotel tiver vista para o rio Douro, e para a cidade do Porto, um restaurante distinguido com estrelas Michelin e um dos melhores spas do país? Assim é o The Yeatman, um hotel vínico de luxo, em Vila Nova de Gaia.
São diversas as salas de convívio que tem e, numa delas, tem uma acolhedora lareira, pronta a aquecer o ambiente nos dias mais frios. Saiba mais e reserva no The Yeatman.
23 – Casas do Côro, Marialva, concelho de Mêda, distrito da Guarda
As Casas do Côro são um exemplo do melhor que Portugal tem para oferecer no interior do país. Ficam em Marialva, ancestral aldeia – uma das Aldeias Históricas de Portugal -, perdida no meio de um monte, junto das ruínas da cidadela e castelo, com casinhas pitorescas e meia centena de habitantes (mais 200 pessoas vivem no centro). Reserve e saiba mais sobre este alojamento, aqui.
24 – Hotel Califórnia Urban Beach, em Albufeira, Algarve
Depois de uma remodelação total, o Hotel Califórnia Urban Beach, em Albufeira, Algarve, surge como um alojamento moderno, confortável, divertido, central e que proporciona múltiplas experiências. É que, em Albufeira, há muito para fazer e descobrir e não é só no verão: o hotel trata de lhe proporcionar jantares especiais, passeios pelas praias, provas de vinhos, descobrir a Albufeira “desconhecida” e acolhe um Spa que é único no país, com produtos orgânicos e vegan. Além de tudo isso, é um hotel Adults Only, ou seja, proibido a menores de 18 anos. Reserve e saiba mais sobre este alojamento, aqui.
25 – Le Monumental Palace – Maison Albar, Porto, Portugal
Na cidade do Porto, em plena Avenida dos Aliados, o Le Monumental Palace – Maison Albar é um hotel de cinco estrelas que tem dois restaurantes e um bar abertos ao público em geral, por isso, mesmo que não possa lá ficar alojado tem outras opções para conhecer a remodelação deste emblemático edifício que já albergou o Café Monumental, “desde 1923”. Se o Café Monumental era a coqueluche daqueles tempos – com as festas mais glamourosas, de que se ouvia falar em todo o lado-, este hotel pretende também demarcar-se com a sua singular decoração. Reserve e saiba mais sobre este alojamento, aqui.
26 – Puralã Wool Valley Hotel & Spa, Covilhã, Portugal
Na Covilhã, o Puralã Wool Valley Hotel & Spa é um boutique e lifestyle hotel que se assume como base para quem quer conhecer esta região, em geral, e especialmente explorar a Serra da Estrela. É um hotel renovado (antigo Hotel Turismo da Covilhã) que está ligado intimamente à história e economia locais e isso reflete-se na decoração, arquitetura e gastronomia. Tem salas amplas, piscinas (interior e exterior) e um spa muito relaxante. Além da serra, este é um ponto de partida para conhecer a cidade, fazendo o percurso de arte urbana que existe no centro histórico da Covilhã. Reserve e saiba mais sobre este alojamento, aqui.
27 – Six Senses Douro Valley, Lamego, Douro, Portugal
Eu tenho uma grande paixão pelo Douro, por isso, um hotel que fique nesta região já é, para mim, um dos motivos para o escolher. Em Lamego, o Six Senses Douro Valley é um local de sonho dentro da Quinta do Vale de Abraão. Rodeado de socalcos e vinhas, este luxuoso hotel de cinco estrelas é o local perfeito para aproveitar tudo o que a região duriense tem para oferecer. Reserve aqui e saiba mais sobre este local.
28 – The Literary Man Óbidos Hotel, Óbidos, Portugal
Na minha última visita a Óbidos, fiquei no The Literary Man Óbidos Hotel, que está muito bem situado e conta com uma decoração de mais de 65 mil livros, em vários espaços. Esta é uma ligação visceral que agora Óbidos tem, já que se intitula de Vila Literária, devido aos eventos do género que vai dinamizando e também a propósito do número de livrarias que não pára de aumentar na vila.
29 – Corpo Santo Lisbon Historical Hotel
Em Lisboa, perto do Cais do Sodré, o Corpo Santo Lisbon Historical Hotel é um alojamento muito especial por diversas razões. A localização é ótima, os quartos muitos confortáveis, e depois tem diversas ofertas que nos fazem sentir mimados a toda a hora: gelados grátis, acompanhamento de personal trainer, frutos secos em cada piso, bolachas, gomas e fruta na receção, jacuzzi e cromoterapia… tudo isto grátis! O meu quarto tinha vista direta para a Igreja do Corpo Santo e, espreitando pela janela, para o rio Tejo. E sabia que nas fundações do hotel estão ruínas da Muralha Fernandina de Lisboa? Saiba mais aqui.
30 – Três hotéis para três ilhas dos Açores:
– Ilha Terceira, Angra: Azoris Angra Garden
– Ilha Faial, Horta: Azoris Faial Garden – Resort Hotel
– Ilha S. Miguel, Ponta Delgada: Azoris Royal Garden
31 – InterContinental, Estoril-Cascais, Portugal
No Estoril, o InterContinental é um hotel de cinco estrelas, com vista para o oceano. Quartos grandes – alguns com varanda virada para o mar – piscinas, exterior e interior, bar com provas de vinhos e um restaurante com a chefia do chef Miguel Laffan. Tudo condições para ter uma estadia inesquecível, com janela para o Atlântico. A localização é muito boa, estando a dois passos da praia e do Casino Estoril.
32 – Farol Hotel, Cascais, Portugal
Em Cascais, o charmoso Farol Hotel tem uma localização de sonho, virado para o oceano Atlântico. O meu quarto tinha essa vista, que atravessava a piscina, e aterrava no alto mar, por onde barcos se passeavam. Tem um restaurante de sushi que é excelente e, mesmo que não esteja hospedado, pode ir lá jantar ou tomar o chá da tarde… desfrutando desta mesma vista. Leia mais aqui.
33 – Zmar Eco Experience, Zambujeira do Mar, Alentejo, Portugal
Quando comecei a planear a viagem de autocaravana na costa alentejana, com a Indie Campers, tive a procurar parques de campismo onde pudesse parar em segurança e onde tivesse condições para tratar do veículo (recolocar águas, ter eletricidade, etc). Acabei por escolher o Zmar Eco Experience, como base da viagem de autocaravana, ficando no centro dos locais que iria visitar. Foi a escolha perfeita, num local muito agradável. Leia mais aqui.