Andam-se alguns quilómetros, por estradas com montes a perder de vista, até se conseguir ver o vermelho e preto da casa principal da Quinta dos Padres Santos. Fica em Gouviães, concelho de Tarouca, em Portugal, e tem várias formas de alojamento: quartos na casa principal, dois moinhos transformados em pequenas e pitorescas casinhas e villas com várias camas, possíveis de alojar uma família inteira.
Para mais informações sobre a Quinta dos Padres Santos: aqui fica a saber preços e disponibilidade para as datas que pretende.
O vermelho é a cor que se destaca nesta quinta. No inverno, é a tinta da casa e, na primavera, o mesmo tom sobressai com as três mil cerejeiras e o fruto à espera de ser colhido.
O rio Douro fica ainda longe da Quinta dos Padres Santos mas esta é terra duriense. Aliás, a propriedade fica dentro de antigos domínios da Ordem de Cister em Portugal, a 11 quilómetros de Lamego, no Vale do rio Varosa.
A Quinta dos Padres Santos abriu em março de 2012, recuperando uma casa do século XIX com uma história que deu origem ao nome. Neste local, viveu um casal que, com os seus fornos tradicionais, fazia pão (com farinha vinda dos moinhos localizados mais abaixo, junto do riacho) e ofereciam-no aos mais pobres. Assim nasceu o nome da quinta dos “padres” (que significa a palavra “pais”) santos.
Este projeto de agroturismo tem três hectares de pomar, dois moinhos de água, a casa grande, as vilas T1, sala de eventos, uma pequena capela e um Spa.
Os quartos da casa são mais modernos, assim como as villas, e a decoração dos moinhos (villas e moinhos com kitchnete) é mais rústica.
Na casa grande, nos dias frios, não dá vontade de sair da sala, com lareira acesa – a aquecer a alma – enquanto lê um livro, vê televisão ou simplesmente cede à preguiça. Noutra sala está a mesa de snooker e matrecos, no pátio, para se divertir com amigos. No verão, a piscina exterior é o local escolhido por todos para relaxar, com vista para os montes.
Para relaxar ainda mais…. o Spa da Quinta dos Padres Santos tem sauna, turco, piscina exterior e massagens por marcação. Para se distrair, e conhecer as redondezas, poder fazer caminhadas ou preparar um passeio pelos montes do Douro, com piquenique preparado pela casa.
Comer na Quinta dos Padres Santos é uma perdição. Diga adeus às dietas. A proprietária, D. Lina, é quem está à frente dos desígnios da cozinha e quem nos faz sentir em casa, mesmo que estejamos a quilómetros de distância. Comida caseira e muito saborosa, como esta que provámos.
O cabrito assado no forno, servido na telha, é divinal, assim como todos os outros pratos feitos com produtos locais. À primeira garfada – e os aromas!! – vêm todas as lembranças dos almoços de domingo em família.
Para quem não consegue viver sem internet, a wifi funciona muito bem. Para quem tem crianças, é possível colocar camas extras ou berços para os mais pequeninos, sem ter de pagar mais por isso.
O que fazer na Quinta dos Padres Santos
– Spa (sauna, turco, hidromassagem, massagens)
– Piscina
– Sala de jogos
– Caminhadas, passeios de bicicleta, de cavalo
– Participar na colheita de frutos do pomar
– Piqueniques
– Visitas às quinta de vinhos, com provas
– Passeio de barco no Douro com o Douro à Vela
INFORMAÇÕES
Quinta dos Padres Santos, Lugar dos Cubos, Eira Queimada, Gouviães, Tarouca (Douro), Portugal
Telefone: (+351) 254 678 171
Encontre aqui mais sugestões de alojamentos no Douro.