Há um cheirinho a goiaba quando se chega perto da piscina da Mercedes Country House, que fica no Barrocal Algarvio, a poucos minutos (de carro) do aeroporto de Faro. Com poucos quartos e uma piscina exterior, este é o local perfeito para carregar baterias e relaxar. Um pedacinho de paraíso no Algarve e – porque abriu há poucos meses – que ainda poucos conhecem.
Em reserva natural, a construção da Mercedes Country House foi limitada (o projeto arquitetónico é muito interessante) mas as plantações não são limitadas: há goiabas, bananas, romãs e, no quintal, também se vêem as alfaces e há manjericão e alho, que vão parar à preparação dos nossos pratos, por exemplo. As janelas gigantes, recortadas em paredes, ligam o jardim à sala do restaurante onde são servidas todas as refeições.
Nos quartos sobra espaço. Gosto dos quartos assim. Amplos. Um deles tem uma banheira junto da cama para os hóspedes poderem relaxar num banho quente enquanto estão a ver televisão. Mas, todas as casas de banho têm chuveiro, para banhos mais rápidos, e sempre com oferta de produtos de higiene.
A personalização dos espaços, faz com que nos sintamos em casa. Gostei da decoração dos quartos e do facto de ter o nome da casa nos atoalhados e nos lençóis. Dá-lhe um ar mais distinto. Os nomes dos quartos têm as designações de algumas regiões vitivinícolas. Eu fiquei no Dão. Um quarto grande, com cama confortável, e saída direta para o jardim, onde tem uma mesa e cadeiras, na esplanada.
Paco, o cão da casa, faz amizade connosco. Senta-se junto de nós com o seu ar tristonho – que é normal nesta raça -mas, Paco tem a sua razão de tristeza: a sua amiga Mercedes partiu há pouco tempo e Paco sente-se sozinho.
É verdade, o nome do local vem da cadela dos donos, que já não está entre nós. Mercedes era amada, tão amada que deram o seu nome ao maior projeto desta família.
Um dia, Miguel Mendonça fartou-se do seu trabalho de engenheiro de software e da vida stressante da capital. E escolheu o Algarve para mudar de vida. Um terreno no Barrocal Algarvio e um projeto arquitetónico moderno que se encaixa na perfeição nesta paisagem barrenta, que dá muitos frutos.
Da janela do meu quarto venho os cachos de pequenas bananas. Miguel está a 100% no projeto e não pára um minuto. Para já, além da gestão da casa, tem a cozinha a deu cargo. Sempre gostou de cozinhar e aprofundou os seus conhecimentos. Foi das mãos dele que surgiram os pratos que experimentámos – todos excelentes! Só os hóspedes podem ter este privilégio e não há menu fixo – mediante uma reserva antecipada das refeições. E, sim, é um privilégio poder provar estes pratos, por quem ama cozinhar.
Ao almoço degustámos uma pasta com pesto (manjericão do quintal) e cogumelos frescos grelhados fantásticos. Se ao almoço os pratos são mais “simples”, à noite o jantar teve três momentos: uma entrada (atum de escabeche) um prato principal (polvo à lagareiro) e sobremesa (torta de amêndoa). Miguel também gosta de fazer harmonizações. Criou uma adega com os seus vinhos preferidos e com referências de norte a sul do país.
Ao lado da adega da Mercedes Country House está a sala de estar e a de jogos, onde tem uma mesa de bilhar e jogos de mesa. Também está uma passadeira para que se possa exercitar, se quiser. Há móveis vintage, como televisões antigas e gira-discos, malas de viagem antigas, mobiliário asiático e sofás junto de uma lareira, que irá estar acesa quando os dias ficarem mais frios.
De manhã, o pequeno-almoço é servido na sala de refeições, junto da cozinha. Há uma mesa, com vários sumos naturais (um deles com a maravilhosa laranja algarvia), bolo caseiro, pães, compotas caseiras, queijos e fiambre e frutas. Também há cereais e iogurtes. Se quiser, pode pedir ovos estrelados ou mexidos, diretamente à cozinha.
Do terraço da Mercedes Country House consigo ver o mar. Aproveito o sol num dia de outono com temperaturas tão elevadas, que parece que o verão ainda não nos deixou. O sol queima e escolho um mergulho na piscina para me refrescar, para depois me esticar na espreguiçadeira, a ler mais umas páginas do livro que levei para esta viagem.
Não se ouve nada. De vez em quando, e só de vez em quando, uma leve brisa abana as folhas da bananeira e paro de ler para respirar fundo este ar algarvio, que sempre me lava a alma. Não me canso de dizer que adoro o Algarve.
Entre os muitos hóspedes que já passaram por esta casa – apesar de ter aberto a apenas alguns meses – não se consegue encontrar um padrão. Há quem a escolha para início de viagem por terra algarvias: foi o que eu fiz. Cheguei de avião a Faro, já de noite, e em 10 minutos de viagem de carro (Uber, neste caso, mas podia ter ido de táxi também) estava já na casa.
Há quem queira ficar perto do aeroporto, porque tem um voo quase de madrugada; há quem queira pegar no carro alugado e ir até à praia mais próxima de manhã mas, depois do almoço, fica na casa durante toda a tarde e noite; e há os que a escolhem para descansar das férias. Porque há férias que são realmente muito agitadas… e o melhor é relaxar. Desligue-se de tudo e recarregue baterias aqui, sem fazer muita coisa.
PS – de tanto sítios onde já fiquei, muitas centenas, é o único que tem o comando da televisão desinfetado!
INFORMAÇÕES
Mercedes Country House
Lugar do Medronhal, Faro, Algarve, Portugal
Tem estacionamento no interior do terreno
Tem wifi incluído.
Site