De norte a sul de Portugal, e ilhas, há inúmeros alojamentos que são um sonho para as famílias. Ora porque têm espaços verdes para a pequenada correr; ora, porque têm piscinas para mergulhos; ora, porque estão junto da praia, ou no meio do campo… também tão bons para caminhadas e piqueniques! São mais de 50 sugestões, todas muito diferentes!
Nota Importante: Todos estes locais já foram experimentados pelo Viaje Comigo e, por isso mesmo, estão aqui sugeridos. Clique em cada um dos locais para saber mais sobre os mesmos.
– Hilton Vilamoura, Algarve
É preciso tempo para se sentir o Algarve e o mesmo se aplica para conhecer os quatro hectares do Hotel Hilton Vilamoura. Este que é, há quatro anos consecutivos, considerado o Melhor Resort de Portugal, é um pedacinho de paraíso, de onde não dá vontade de sair, mas onde também se dinamizam muitas experiências únicas para os seus hóspedes conhecerem a região. É que não há forma de separar a questão: este é um ponto de partida para conhecer o Algarve. Leia mais, aqui.
CALDAS DA RAINHA
A apenas 15 minutos, de carro, do centro das Caldas da Rainha, existe um refúgio no meio de um verde vale na localidade de Carvalhal Benfeito: a Quinta Japonesa. E divide-se em dois tipos de alojamentos: as tendas luxuosas de glamping e três casas diferentes. Só tem de escolher qual a que prefere e mudar-se para este local, que deixa todos os hóspedes sem vontade de sair daqui. Eu fui um deles! Leia mais.
– Cochichos Farm Rural Guesthouse, Olhão, Algarve
O Sítio Ana Velha, em Quelfes, a 4 Km de Olhão, “esconde” um belíssimo alojamento de turismo rural, com ambiente muito tranquilo, no interior do Algarve, inserido na região do Parque Natural da Ria Formosa: o Cochichos Farm Rural Guesthouse. Leia mais, aqui.
– Casas de Alpedrinha, Fundão
Ainda estamos a entrar na Quinta do Anjo da Guarda e já vemos, mais abaixo, a vista que as Casas de Alpedrinha têm – e a piscina também! No concelho do Fundão, a poucos minutos a pé da Vila de Alpedrinha, estes alojamentos olham uma planície, que se perde de vista, apenas recortada por alguns montes ao fundo. Um deles acolhe a Aldeia Histórica de Monsanto e, a quinta, tem nas suas traseiras a Serra da Gardunha. Leia mais.
– Vale d’El Rei Hotel & Villas, Carvoeiro, Algarve
A vila de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, é provavelmente o local que melhor conheço no Algarve. Porque já lá fiquei várias vezes, em diferentes alturas do ano! Mas, mesmo assim, há sempre locais que desconheço por completo, como é o caso do Vale d’El Rei Hotel & Villas, um resort de quatro estrelas que tanto tem quartos, como casas que estão totalmente equipadas e onde pode ter maior autonomia e privacidade. Ambas as sugestões são excelentes Leia mais, aqui.
– Vale da Lapa Village Resort, Sesmarias, Algarve
Em Sesmarias, Carvoeiro, no Algarve, o Vale da Lapa Village Resort é um aldeamento turístico que só tem casas. Situado no concelho de Lagoa, esta unidade hoteleira tem vivendas com piscina privada e muitas outras casas que podem fazer uso da piscina grande, junto à entrada deste aldeamento de luxo (5 estrelas), que tem imensos espaços verdes, restaurante, bar, spa e mercearia. É o local perfeito para estar com a família. Leia mais, aqui.
– Herdade da Malhadinha Nova – Country House & Spa, Baixo Alentejo
Tudo começou com o vinho, mas também se tornou numa referência no alojamento em pleno Alentejo. A Herdade da Malhadinha Nova – Country House & Spa, no Baixo Alentejo, tem 70 hectares de vinha, 75 de olival… mas, no total, são 450 hectares de terreno, que se perdem de vista. Fiquei lá alojada e, de facto, existem poucos locais que nos remetem de imediato para a cultura alentejana. Acreditem quando vos digo que é um daqueles locais que, pelo menos uma vez na vida, temos de visitar e desfrutar. Leia mais.
– My Bed in Pico, Ilha do Pico, Açores
Nos Açores, a ilha do Pico tem um encanto difícil de explicar. Não sendo tão verde como São Jorge ou São Miguel, tem um ambiente que nos faz sentir sempre em casa. No centro da Madalena, a apenas cinco minutos a pé do porto da mesma freguesia, está o My Bed in Pico, que foi o primeiro alojamento onde fiquei na ilha. E… não há amor como o primeiro. Leia mais, aqui.
– Hotel do Cró, Sabugal
Depois da visita a Sortelha – uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal – parti pela estrada, que passa ao lado do Castelo do Sabugal, e continuo à procura de algum tempo só para mim. Escolhi o Cró Hotel Rural e Termal Spa – que fica a 43 Km da Covilhã e a 15 Km do Sabugal – que fica entre as freguesias da Rapoula do Côa e do Seixo do Côa.
Segui as indicações, que encontrei pelo caminho, passeio pelo meio de aldeias e, depois de uma curva, assoma-se, ao longe, o edifício moderno do Cró Hotel Rural e Termal Spa. As termas podem, de facto, ser o pretexto perfeito para ficar alojado neste hotel – que tem também uma piscina interior, de jatos – mas a sua localização já é um convite ao puro relaxamento. Continue a ler mais aqui.
– Casa da Padaria, Piódão
Depois de atravessar a Serra do Açor, espreito ao longe, por meio de socalcos, e vejo a aldeia de Piódão, que faz parte das Aldeias Históricas de Portugal. O xisto escuro das casas contrasta com o azul de algumas portas e janelas, como é o caso da Casa da Padaria, alojamento muito típico, onde pernoitei. A casa manteve a arquitetura local com os materiais da região, como o xisto e a madeira, e no interior a decoração traz algumas memórias.
E aqui pertinho está a piscina fluvial, ótima para os mergulhos de verão! Continue a ler, aqui.
– Casa Ti Messias, Almeida
Gostaria que toda a gente tivesse a mesma experiência que eu tive em Almeida – uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal. Fiquei alojada na Casa do Ti Messias e, sem dar por isso, já estava a beber uma ginjinha com os locais e a jantar com eles. As gentes de Almeida acolhem-nos de braços abertos e os anfitriões da Casa do Ti Messias são, de facto, os melhores cicerones da vila.
– Moinho do Maneio, Penamacor
Nas visitas às Aldeias Históricas de Portugal, na passagem entre Monsanto e Sortelha, fiquei alojada numa das casinhas do Moinho do Maneio – que fica a cerca 8 Km de Penamacor. Tem casinhas independentes, algumas só com quarto e casa de banho, outras com sala e cozinha, para poder ficar descansado neste pedacinho de paraíso. Tem uma piscina para os dias mais quentes, mas os melhores locais estão junto da ribeira da Bazágueda, onde paira uma paz e acalmia, perfeitas para descansar. Preparado para relaxar em 3, 2, 1….
Além das casinhas, existe a bolha. Um quarto dentro de uma bolha de ar, onde se pode dormir a olhar o céu – e tem uma casa de banho simples, para não terem de fazer o caminho, a meio da noite, por entre o jardim, mas podem usar a casa de banho completa na casa central. Leia mais aqui.
– Santa Luzia ArHotel, Guimarães
No centro de Guimarães, a 500 metros do centro histórico – classificado como Património Mundial pela UNESCO, desde 2001 -, o Santa Luzia ArtHotel é um alojamento de decoração moderna, confortável e de ambiente muito romântico. No topo do edifício está a piscina exterior, com vista para serra da Penha.
Quando chega à receção do hotel, tem vista para o espelho de água, onde estão cadeirões gigantes, para poder relaxar nesta espécie de oásis, que faz parte do centro do hotel. No interior, nos dias frios, acende-se uma lareira e há pelo menos duas salas, com um ambiente muito familiar mas também romântico e decoração moderna e colorida. Uma delas conta com sofás grandes, um piano e livros para ler. Todo o ambiente é muito agradável. Saiba mais aqui.
OUTROS ALOJAMENTOS DE NORTE A SUL DE PORTUGAL
– ESPECIAIS PARA FAMÍLIAS COM CRIANÇAS E JOVENS
– Hotel Minho, Vila Nova de Cerveira
– Axis Viana do Castelo, Viana do Castelo
– Prazer da Natureza Resort, Vilar de Mouros, Caminha
– Parque Biológico de Vinhais, distrito de Bragança
– Casa do Alpendre, Montesinho, Bragança
– Forte de S. Francisco, Chaves
– Hotel Solverde Spa Welness Center, Vila Nova de Gaia
– Quinta da Bouça, Marco de Canaveses
A Quinta da Bouça – Agroturismo é composta por quatro casas e fica no Marco de Canaveses, a norte de Portugal. No Viaje Comigo já tínhamos dado a conhecer a Casa da Raposeira. Agora, o projeto cresceu e já tem mais casas, com piscinas privadas e com vista para um verdejante paraíso. Leia mais, aqui.
– Axis Vermar, Póvoa de Varzim
– Quinta do Cão, Marco de Canaveses
– Douro Royal Valley Hotel Spa, Baião
– Quinta dos Padres Santos, Tarouca
– Meliá Ria Hotel & Spa, Aveiro
– Hotel Tryp Leiria, Leiria
– Pousada de Condeixa-a-Nova, Coimbra
– Madre de Água Hotel Rural, Gouveia
– Montebelo Viseu Hotel & Spa, Viseu
– Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, Mortágua
– Pousada de Viseu
– Pousada de Cascais
– M’AR De AR Muralhas, Évora
– M’AR De AR Aqueduto, Évora
– Pousada Castelo de Alcácer do Sal
– Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Viçosa
– Vidamar Resort Algarve, Albufeira
– Monte Santo Resort, Carvoeiro, Lagoa
– São Rafael Atlântico, Sesmarias
– Pestana Alvor Praia Hotel, Portimão
– Iberostar Selection Lagos, Algarve
A música de Zeca Afonso, “Índios da Meia Praia”, serve de lançamento do título deste hotel. É que bastam uns minutos, a pé, para sair do hotel Iberostar Selection Lagos Algarve e estar no areal da mítica Meia Praia. Com piscinas a olhar o mar, quartos amplos e confortáveis, e comida ótima, este hotel é uma boa sugestão para quem quer visitar a cidade de Lagos e o Barlavento Algarvio. Leia mais, aqui.