O Sítio Ana Velha, em Quelfes, a 4 Km de Olhão, “esconde” um belíssimo alojamento de turismo rural, com ambiente muito tranquilo, no interior do Algarve, inserido na região do Parque Natural da Ria Formosa: o Cochichos Farm Rural Guesthouse – que faz parte dos Small Portuguese Hotels.
Sei que não é para todos… pensar no Algarve sem ser no verão e sem ser junto da praia. Mas, a verdade é que sinto que vos tenho de mostrar as riquezas do interior desta região, que todos os anos tenta combater a sazonalidade. “Tudo fecha”, dizemos nós, mas fecham porque não vimos para cá… por isso, é uma pescadinha de rabo na boca, não é?!
A Cochichos Farm House fica a menos de 15 minutos do centro de Olhão e outro tanto tempo igual para chegarmos ao centro de Faro. Está perto de tudo e, no entanto, sentimos que estamos longe, tal é a paz que nos rodeia.
Passei dois dias por este sossego! Acordei de manhã com os passarinhos a cantarem, peguei no computador, vim para a mesa do exterior, no jardim, e fiquei por ali a buscar inspiração – entre ouvir as romãs a caírem no chão e os galos das redondezas a cantarem – até começar a escrever este texto.
Estou agora a olhar para os baloiços – sim, já fui dar uma voltinha neles (apesar de achar que são mais para o peso de crianças) e este verde todo, em meu redor, faz-me ficar mais ligada à terra. Literalmente. Podemos subir ao escadote e colher romãs, para o lanche da tarde. O relaxamento é tal que chega o meio-dia e já só quero dormir uma sesta… e pouco fiz pela manhã!
Fiquei instalada na Casa do Figo que tem dois quartos, duas casas de banho, uma cozinha ampla e sala com mesa e cadeiras e um sofá virado para a televisão. Fiquei nesta casa, no outono, e felizmente apanhei dias bem quentinhos, em que quase dava vontade de me refrescar na piscina (só molhei as pernas!). No verão, deve saber muito bem, dar ali uns mergulhos.
E os proprietários: ela com família algarvia, ele belga, decidiram deixar os empregos, que os levaram a viajar muito pelo mundo, e a fixarem-se neste pedaço de paraíso, no interior algarvio. A Quinta dos Cochichos – o nome vem da família de Paula – tem cinco casas, muito acolhedoras (visitei quase todas) e que nos dão verdadeiramente a sensação de estarmos em casa.
Todas as casas têm nomes de frutos típica da região:
– Casa da Nespera : estúdio para 2-4 pessoas
– Casa da Alfarroba : apartamento com 2 quartos duplos para 5-7 pessoas. Este apartamento faz parte de uma casa grande, com a Casa do Figo no rés-do-chão.
– Casa do Figo : apartamento com 2 quartos duplos para 4-6 pessoas e que faz parte da mesma casa – tem a Casa da Alfarroba no primeiro andar.
– Casa da Oliveira : duplex com 1 quarto duplo para 2 – 4 pessoas
– Casa da Amendoa : duplex menor com 1 quarto duplo para 2 – 4 pessoas
Além destas, têm também a Casa Limão – localizada a poucos metros do mar e na parte histórica da cidade.
As paredes caiadas de branco, as chaminés algarvias… parece mesmo que estamos dentro de um bairro da região. No centro do “aldeamento” está a piscina (rodeada de espreguiçadeiras para aproveitarmos o sol) e, todas as casas, de forma a aproveitar o espaço exterior, têm cadeirões, mesas, e grelhadores para quem quiser fazer churrascos. Todas as casas têm cozinha equipada, com louças e panelas/tachos, fogão, microondas, fervedor, máquina de fazer café de filtro, etc.
O pequeno-almoço pode, ou não, estar incluído no preço, dependendo da sua reserva. Se quiser, na primeira refeição do dia, poderá provar sumos naturais com frutas da quinta: no meu caso provei das romãs! Que delícia! E essa é uma das maravilhas de estar aqui alojado, pode tirar alface, tomate, pepinos, laranjas, romãs… o que quiser do capo e das árvores para consumo. Tudo biológico!
Então, pode trazer as suas compras para cozinhar na sua casa, ou pedir conselhos aos proprietários para saberem que restaurantes devem visitar nas redondezas. Eu também aconselho irem a Olhão, onde tem restaurantes maravilhosos, e comer peixe e marisco.
Se pedir o pequeno-almoço, vai ter incluído pão fresco (são papos secos enormes!), queijo, fiambre, compotas caseiras, manteiga, café, chá e leite. E sumo natural com fruta da época.
Nota importante: se for com ideia de ter um wifi forte, para trabalho, diga isso na reserva para ficar alojado na casa que apanhe melhor a rede. Em algumas é mais difícil ter esse acesso de forma forte e consistente. Ou vá já preparado com o seu próprio router.
INFORMAÇÕES
Quinta dos Cochichos – Country Houses
Morada: Sitio Ana Velha, Quelfes, 8700-260 Olhão, Portugal
Small Portuguese Hotels
Site