The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 13, 2020

Hotel The Prime Energize, Monte Gordo, Algarve

Alojamento/ Portugal [ Algarve/ Castro Marim/ Hotéis ]

No Sotavento algarvio, a apenas 400 metros da praia de Monte Gordo, no Algarve, está o The Prime Energize, um hotel de quatro estrelas que proporciona experiências diferentes e especiais aos seus hóspedes. Fiquei hospedada numa suite gigante, com vista de mar, ao lado da piscina exterior, e experimentei ambos os restaurantes do hotel: um no edifício principal (na mesma sala onde se servem os pequeno-almoços) e o outro junto da praia, o Beach Club – os dois com as criações gastronómicas do chef Chakkal.

Hotel The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Hotel The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Até 31 de outubro, existem ainda mais alguns pretextos para visitar o hotel The Prime Energize. Além da localização, que nos traz um ambiente muito relaxante, com passeios outonais pelo longo areal de Monte Gordo, quase vazio, provas gastronómicas e… o alojamento promove um programa especial: com experiências salgadas na salina de Castro Marim. Fui experimentar e conto aqui a minha manhã no spa de sal, com envolvimento de argila! É algo a experimentarem! Leiam mais abaixo a descrição do programa:

Susana Ribeiro no Spa Salinas de Castro Marim - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Spa Salinas de Castro Marim – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

PROGRAMA SAL – SPA SALINO DE CASTRO MARIM:
Este é um programa para conhecer a salina de Castro Marim. Aqui irá conhecer todo o processo envolvido na criação do sal marinho e da flor de sal e relaxar num banho flutuante em águas ricas em sais minerais. Um complemento ao banho flutuante é a aplicação da argila aquática que tem um efeito hidratante e suavizante, desintoxicando a pele.

Este programa – que está disponível até final de outubro – inclui:
– 2 noites para 2 pessoas, em quarto duplo, com pequeno-almoço saudável e tratamento VIP no quarto à chegada;
– Visita guiada às salinas de Castro Marim com experiência flutuante e tratamento de argila;
– Ginásio, corrida matinal e/ou caminhada, acesso ao Energize SPA e à piscina exterior;
– Livre acesso às aulas de Pilates, Yoga, Stretching, entre outras (conforme o calendário de atividades desportivas)
Programa Sal, a partir de 86€ por pessoa.

Envolvimento de argila - Spa Salinas de Castro Marim - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Envolvimento de argila – Spa Salinas de Castro Marim – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Boiar no Spa Salinas em Castro Marim - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Boiar no Spa Salinas em Castro Marim – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Salinas de Castro Marim - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Salinas de Castro Marim – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Na minha estadia neste hotel, a primeira experiência foi gastronómica: com um jantar vínico. O chef Chakall, cozinheiro responsável e consultor pelos dois restaurantes do hotel, preparou um jantar harmonizando os vinhos do produtor João Portugal Ramos às suas sugestões gastronómicas, que cruzam sabores lusos e internacionais.

Hotel The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Jantar vínico no Hotel The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Assim, a refeição começou com o aperitivo Marquês de Borba Espumante Rosé de 2016. O primeiro prato foi uma, muito saborosa, sopa de castanhas e faisão, acompanhada por um Marquês de Borba Colheita Branco de 2019; depois, como entrada também, o carpaccio de novilho com azeite de trufas, acompanhado pelo Marquês de Borba Vinhas Velhas Branco, 2019.
Para prato de peixe: a torre de bacalhau sobre puré de abóbora e cenoura, com o Marquês de Borba Vinhas Velhas Tinto de 2018; e o prato de carne: piano de vitela com chimichurri servido com gnocchi de batata doce, com o Marquês de Borba Reserva de 2015.
Na sobremesa, veio a doce tarte tatin de abóbora com gelado de requeijão e mel, acompanhada pelo Marquês de Borba Late Harvest de 2017 – o primeiro vinho de sobremesa do Grupo.

Hotel The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Hotel The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Este hotel tem como missão promover o bem-estar e um estilo de vida saudável e ativo. E isso nota-se em tudo e também nos pormenores, como as frases espalhadas pelo espaço – “Life is what you make of it”, junto do ginásio. É daquelas frases que espicaça uma pessoa e quase que estive para vestir a roupa desportiva e ir para as máquinas… pronto… preferi não resistir ao chamamento da piscina interior para relaxar ainda mais. Um fim de semana aqui, com o programa de sal, praia, comida… passa a correr. Há que aproveitar cada minuto para descansar. E se quiser ainda mais relaxamento… aproveite as promoções do Spa e inscreva-se numa das massagens ou tratamentos disponíveis. Devido à Covid-19 é necessário fazer marcação prévia para a utilização destes espaços fechados. E, fruto dos tempos que vivemos, este hotel dispõe de um kit de proteção com máscara, luvas e álcool gel.

Hotel The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Ginásio do Hotel The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Hotel The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Piscina interior do Hotel The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Também devido à Covid-19, o buffet não funciona ao pequeno-almoço, mas trazem-nos tudo à mesa. Tem disponível, no balcão, iogurtes e cereais, assim com uma máquina de fazer sumo de laranja natural (abençoada hotel que tem uma máquina de sumo natural!!!!) Depois nos trazido para a mesa croissants, pastéis, manteiga, compota, queijos, fiambres e fruta fresca. Nos pratos quentes, há ovos (estrelados, mexidos, cozidos), bacon, tomate assado, cogumelos salteados, feijão e a panqueca de banana, aveia e canela. Também tem leite vegetal e iogurte de côco.

Hotel The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Pequeno-almoço do Hotel The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Como vos disse experimentei os dois restaurantes do hotel. O FUEL é dentro do hotel, no mesmo espaço onde são servidos os pequenos-almoços, e tem uma alargada ementa que cruza propostas da gastronomia portuguesa, mas também a influência do chef autor desta cartas: Chakall. Na praia de Monte Gordo, no final do passadiço, está o The Pr1me Beach Club. Um bonito espaço, decorado de forma simples, com ambiente e praia, e com sugestões muito diversificadas.

No restaurante da praia, o The Pr1me Beach Club, além dos hambúrgueres, wraps, tostas e saladas, há muitos pratos para picar/partilhar e ainda pratos compostos da gastronomia tradicional portuguesa. Assim, comecei por partilhar o camarão frito com gengibre, lima e malagueta, que estava muito bom. Depois, provei o caril exótico de camarão, manga e côco; mas a minha escolha foi para o polvo pataco com arroz de feijão que estava… simplesmente… divinal! Há peixe e carnes grelhadas, menu de crianças, e mais delícias nesta ementa bastante variada. E por falar em delícias: para a sobremesa, partilhei o brownie duplo mascarpone com gelado e morangos.

The Prime Beach Club - The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

The Prime Beach Club – The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

The Prime Beach Club - The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

The Prime Beach Club – The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Ao jantar, no hotel, o restaurante FUEL by Chakall precisa quase obrigatoriamente que: ou peça ajuda a um dos funcionários ou deixe o google ativo. Há muita coisa nova e internacional para experimentar e pela extensão da ementa é possível fazer várias visitas a este espaço sem numa repetir a comida! Para entradas, vieram duas para partilhar; o ceviche de salmão e a proveleta (queijo derretido), que estavam bastante apurados. Tem menu de crianças.
Nos pratos principais, decidir ir para uma das especialidades: as carnes grelhadas, com a Fraldinha maturada (as doses são grandes e certamente que o bife daria para duas pessoas!), que acompanhei com vegetais grelhados. Ainda fui a prato ao lado provar o Tatatki de atum com cuscuz de laranja e… que surpresa boa! Para a próxima escolho aquele também!
Para a sobremesa, fomos na sugestão de um dos funcionários – e demos-lhe a razão, porque era mesmo boa – e provámos a Marquise de chocolate negro, molho de manga e chili e gelado de nata.

Jantar Fuel by Chakall - The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Jantar Fuel by Chakall – The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Piscina exterior do Hotel The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Piscina exterior do Hotel The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Gostei de toda a decoração dos espaços, desde a sala da receção à varanda do quarto. Mobiliário moderno, mas muito confortável e acolhedor, dando a sensação de “casa”, mas com um toque sofisticado e contemporâneo.

O meu quarto era uma suite, muito grande! Quando entra tem o armário e máquina de café, com pequeno frigorífico, e depois a sala com sofá e televisão. Por detrás, está o quarto com uma cama king size e uma varanda virada para o mar e poente, de onde podemos assistir a bonitos pores-do-sol. A casa de banho é o resultado de muito bom aproveitamento. Ao comprimento, tem dois lavatórios, um em cada ponta do espaço, uma banheira, com vista para a varanda, e um duche também. Perfeita!
Preparados para relaxar?

Quarto - suite do Hotel The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Quarto – suite do Hotel The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Hotel The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Pôr do sol no Hotel The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

The Prime Energize
Morada: Rua de Ceuta 4, Monte Gordo, 8900-435 Monte Gordo, Algarve, Portugal

O The Prime Energize, detido pelo grupo The Prime Corporate, de capital inteiramente português, localiza-se no sotavento algarvio, a cerca de 400m da praia de Monte Gordo, e dispõe de 64 quartos e 41 suites.

Pequeno-almoço do Hotel The Prime Energize - Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Pequeno-almoço do Hotel The Prime Energize – Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Praia de Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Praia de Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Praia de Monte Gordo - Algarve © Viaje Comigo

Praia de Monte Gordo – Algarve © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo