O Parque Biológico de Vinhais fica a cerca de dois quilómetros do centro da vila e em pleno Parque Natural de Montesinho. O objetivo deste parque é dar a conhecer (e ajudar a interpretar) a paisagem da região, tanto na fauna, como flora e geologia.
A partir daqui, pode partir em passeios pedestres, andar de bicicleta, participar em atividades pedagógicas ou fazer passeios num burro mirandês.
Os mais pequenos vão adorar conhecer, ao vivo, as galinhas e patos, as vacas e o gato que quer mimo. Além de muitos outros animais, como javalis, veados, ovelhas, porcos e raposas.
Além do centro hípico e do picadeiro, o parque acolhe também um viveiro de trutas. O Parque Biológico de Vinhais tem alojamento incluído no seu espaço, assim como casas de madeira que incluem programas educativos. É o caso do Centro Interpretativo das Raças Autóctones que mostra com bonecos de animais (em tamanho real) quais são as raças portuguesas e a que região pertencem.
Num outro espaço, dentro do parque, está o Centro Micológico, com a explicação de todos os cogumelos que pode encontrar na natureza. Também são dadas dicas de cozinhar e, claro, quais são os cogumelos a evitar.
Como se costuma dizer “Todos os cogumelos são comestíveis… alguns só o são uma vez”. Mesmo sabendo quais os cogumelos venenosos, tenha muito cuidado, porque as parecenças com os comestíveis são grandes.
FICAR ALOJADO NO PARQUE
Existem alguns bungalows, de madeira, onde pode ficar alojado mesmo no meio do Parque Biológico de Vinhais, e também existe uma hospedaria com várias camaratas. Recentemente juntaram-lhes os Pod Bungalow que têm espaço para uma cama e pouco mais. É quase acampar… mas com muito estilo 😀
Ficámos instalados num bungalow com quatro quartos, duas casas de banho, uma cozinha e uma mini-sala com mesa de jantar e sofá. Os quartos são espaçosos, as camas confortáveis e com aquecedores em todas as divisões.
No inverno chega a nevar nesta zona do país, mas no verão (que é muito quente) a piscina biológica, que está junto dos bungalows, é o refúgio refrescante de quem por aqui fica alojado.
Pode levar compras e fazer as suas refeições no bungalow – tem assadores comunitários no exterior – mas se quiser tomar um típico pequeno-almoço regional pode fazê-lo no café do parque.
O pequeno-almoço contém pão de trigo cozido em forno de lenha, compota tradicional de frutos, alheira e salpicão de Vinhais, bebida (sumo ou leite) e café. Preço: 4,50€/pessoa.
INFORMAÇÕES
Parque Biológico de Vinhais, Rua das Freiras, 13, Vinhais
Telefone: (+351) 273 771 040 e 933 260 304
Horário: 1 abril a 30 de setembro, 10h00-18h00; 1 de outubro a 31 de março, 9h30-16h30
Entrada no Parque: