Workshop de Escrita - ©Free-Photos Pixabay Workshop de Escrita - ©Free-Photos Pixabay
Publicado em Abril 27, 2020

Vamos falar de saudade? Textos da aula nº1 do Workshop Online de Escrita para Blogues

Workshop de Escrita

Vamos falar de saudade? Foi este o tema do 1º exercício do Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo. O resultado? Mais de três dezenas de textos em que os participantes se soltaram e deixaram que a escrita fosse o canal para desabafarem. E a coisa mais linda de se ver/ler é que nenhum texto é igual ao outro. Mas, a carga emocional está espelhada em todos.

Alguns preferiram manter o anomimato, por isso, alguns textos mantêm somente as iniciais como assinatura. Estão aqui publicados, consoante a ordem de chegada ao meu e-mail. Bravo!

TÍTULOS DOS TEXTOS SOBRE SAUDADE

1 – Saudades de ir, CT
2 – A minha saudade: é tua, é de todos nós, Soraia Peixoto
3 – Essa palavra saudade… em tempo de pandemia, Cidália Alves
4 – Ai que saudades!!!, DF
5 – Ofélia, SJ
6 – Vamos falar de saudade, CDM
7 – Saudade de ser livre, Ana Catarina Santana
8 – Aprender a viver com saudade, AM
9 – Três parágrafos de saudades de quase tudo, ZT
10 – No porta-bagagens ela traz comida e amor, AMF
11 – Memória Olfactiva (A Minha Aromaterapia), TG
12 – O Poder da Ressurreição, IG
13 – Memorias de Infância em Tempo de Isolamento Social, PD
14 – Saudade de Nós, Rui Castro
15 – Vírus da Saudade, DC
16 – Mudanças, PA
17 – Compasso de espera, Sandra Yonekura
18 – Saudades do Desconhecido, Cláudia Duarte
19 – Tudo é saudade, Marisa Heliodoro
20 – Saudade do Agora, SR
21 – Sau-da-de, Vanessa Rodrigues
22 – Vibe do Momento, CG
23 – Os dois lados da saudades, SA
24 – E por falar de saudades, Pedro Moita
25 – A Júlia, a Mongólia e eu, Paulo O.
26 – À busca de saudades, Pedro Rocha
27 – Saudades em tempo de corona, KP
28 – A tal Saudade, CR
29 – Memória da Saudade e Saudade da Memória, Liliana Ferreira de Sousa
30 – “Aquela Lembrança…”, Fya Miranda De Oliveira
31 – Viver a Saudade. Adriana Cunha
32 – Chama-se rotina!, Maria Correia
33 – Saudade não sabe do quê, Vítor Rodrigues
34 – Saudades de ser pequena, EH
35 – Tentativa de Saudade, Carolina Antunes Salgueiro
36 – Saudade…, Maria Saraiva
37 – Saudade: Antídoto contra o confinamento?, LS
38 – Chama-se rotina!, Maria Correia
39 – Falar de saudade…, JPF

1 – SAUDADES DE IR

As nossas vidas mudaram de um dia para o outro, o coronavírus veio alterar as nossas rotinas por completo. Não pediu licença para entrar, invadiu o nosso espaço, afastou-nos da nossa família e dos nossos amigos. Não mais pudemos pôr o pé fora de casa sem o receio, o extremo cuidado, para que este vírus não nos apanhe ao virar da esquina.

Tenho saudades, muitas. Saudade de sair e ir sem destino, percorrer a pé novos lugares ainda desconhecidos para mim, sentir os cheiros e os sons que deixam ficar memórias profundas. Saudade da brisa do mar, do som das ondas a rebentar, varrendo as conchas e as pequenas pedras. Saudade dos encontros, dos jantares sem hora para terminar, do toque e do afeto, daqueles que connosco partilham a vida. Como a saudade me preenche neste momento… No entanto, a Natureza abraça-me a cada instante, através do canto dos pássaros junto à janela, com o vento que toca nas folhas das árvores, com o Sol que espreita entre as nuvens. A Natureza e os Animais tornaram-se mais próximos, são o refúgio que nunca desaparece, qualquer que seja a situação.

Este é o tempo que nos estremece e nos faz olhar para dentro, ajuda-nos a perceber o que de facto é importante, a estabelecer metas mais concretas para o futuro. Este presente não pode adormecer, não o podemos apagar, não sem antes absorvermos tudo aquilo que ele tem para nos dar e que necessitamos para o dia de amanhã. Aí daremos conta do quão importante foram os dias de isolamento, da proximidade que criámos connosco próprios, do auto-conhecimento e do crescimento interior que germinaram em nós.

Amanhã saberei abraçar com a profundidade e a conexão de sentimentos que o abraço em si exige, olhar nos olhos do outro e entendê-lo na sua plenitude. Depois do afastamento a proximidade será ainda maior. Acredito que compreenderei tudo o que está a acontecer lá mais à frente e, nesse momento, espero que tudo tenha valido a pena. Afinal de contas, cada um de nós faz parte de um todo que gostaríamos que fosse melhor e mais maravilhoso.

Autor: CT

2 – A MINHA SAUDADE: É TUA, É DE TODOS NÓS

Saudade. Nos tempos em que vivemos, a palavra “saudade” é uma espécie de melancolia, que nos faz companhia, que traz esperança e, ao mesmo tempo, (re)conforto num dia a dia que se tornou mais rotineiro e incerto. Olhando pela janela, sinto uma calma apática pelo silêncio desassossegador que vem lá de fora, pela ausência de ruído daquela gargalhada genuína das crianças que, na sua inocência, correm e gritam sem preocupações.

Saudade de quando tínhamos tudo e não se dava o devido valor. É uma frase “cliché” mas agora sei que é verdade. E dói. Dói porque o futuro é uma incerteza e a saudade ainda agora começou. Saudade de fazer a mala – coisa que detesto fazer. Saudade de rumar ao aeroporto e apanhar o avião, com destino a uma nova aventura. Já disse que adoro viajar? Sinto saudade de chegar a uma nova cidade e sentir-me perdida. Com aquele “frio na barriga” e de pensar “e agora?”. Mesmo com aquele roteiro, que faço questão de estar o mais pormenorizado possível, o impacto de aterrar e ser surpreendida pelo desconhecido é a minha verdadeira adrenalina. Saudade de aprender novas línguas, descobrir novos sabores, desvendar novos cheiros, conhecer novas pessoas e colecionar novas memórias. Saudade de pessoas, de estar, de ser, do toque, do abraço.

E é aqui que mais dói. Ao escrever “abraço”, as lágrimas caem-me pelo rosto, depois de mais um dia de solidão, que esta nova realidade de teletrabalho nos trouxe. Tenho saudade de poder olhar nos olhos e de abraçar – tirem-me tudo, menos o gesto de abraçar quem mais gosto. Neste momento, em que a vida está suspensa, em que os planos são adiados, em que as vitórias que alcançamos não têm o mesmo impacto, tenho saudade de viver e de me sentir livre. As consequências, físicas e mentais, que vamos ter de aprender a lidar, dão-me saudade da normalidade (boa) que tinha e que pensava ser apenas banal.
Se é a vida a pôr-nos à prova? Talvez. Mas agora sim, toca-nos a palavra tipicamente portuguesa, que é nossa e sem tradução – a maldita saudade.

Autor: Soraia Peixoto

Continue a ler na próxima página 1 2 3 4 5 6 7 8
Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo