Workshops Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 6, 2023

Workshops Viaje Comigo: viajar entre viagens e a tua escrita

Workshop de Escrita/ Workshops

Durante os anos de 2020/2021 foram lançados os primeiros Workshops de Escrita do Viaje Comigo. O mais recente é o Workshop Viajar Sozinha, que pretende dotar as participantes de ferramentas para viajarem mais (sozinhas ou em grupo) e organizarem as suas próprias viagens. Todos os Workshops surgem com um objetivo muito simples: de passar o que tenho aprendido, tanto nas viagens como com o Viaje Comigo (desde 2013).

Todos os workshops estão sempre disponíveis, em formato online, e com aulas marcadas segundo a disponibilidade do aluno:

Todos os workshops são online, podendo cada participante ter apoio individual e personalizado ao longo de todas as horas da atividade.

Workshop-Viajar-Sozinha-©-Viaje-Comigo-e-Mulheres-Em-Viagem

Workshop Viajar Sozinha © Viaje Comigo e Mulheres Em Viagem

Para quem são estes workshops do Viaje Comigo?

Para quem queira obter uma escrita mais pessoal, mais criativa e única. São workshops dirigidos de forma personalizada. É um processo muito pessoal, individual e que traz resultados inesperados. A escrita pessoal é um caminho para o autoconhecimento e para o autodesenvolvimento. Conhecermo-nos: conhecer as nossas potencialidades; os nossos limites; os nossos desejos; os nossos sonhos; o que verdadeiramente nos deixa felizes: a nossa missão; e o nosso propósito. Resumindo: colocar por palavras o que estamos aqui a fazer e o que queremos da vida. É uma aprendizagem constante.

Requisitos para os Workshops:

– Gostar e ter vontade de escrever;
– Querer libertar-se na escrita;
– Exercitar a escrita criativa e, ao mesmo tempo, tomar o caminho do autoconhecimento e auto-desenvolvimento.

  • Procurar olhar para o mundo de forma diferente e mais introspectiva: “a maior viagem começa dentro de nós”, diz a formadora, Jornalista de Viagens, Susana Ribeiro.

Workshop Viajar Sozinha
Workshop Metamorfose de Escrita Pessoal (com base no Estudo Numerológico)
Workshop de Escrita para Blogues – online
Workshop de Jornalismo de Viagens – online

Inscrições e mais informações: geral@viajecomigo.com

Preços sob consulta: envie e-mail para saber mais.

Restaurante Encantos da Maré - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Restaurante Encantos da Maré – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Formadora responsável pelos workshops Viaje Comigo: jornalista Susana Ribeiro 

Susana Ribeiro é diretora e fundadora do site ViajeComigo.com (2013) e do MulheresEmViagem.pt (2021) . Obteve, em 2020, a certificação de Formação de Formadores no Cenjor/IEFP (tendo o Certificado de Competências Pedagógicas).

Jornalista há mais de 20 anos, Susana Ribeiro já passou por vários meios de comunicação social: pelas redações de O Comércio do Porto, Jornal de Notícias, Evasões e Time Out Porto. Colaborou, durante vários anos, com as revistas Notícias Magazine e Tentações, da Sábado, tendo ainda participado na elaboração de edições da Volta do Mundo, do guia American Express da cidade do Porto e ajudou a lançar o projeto do Sapo Viagens. Passou também por várias rádios e colaborou em programas de televisão, como o programa What’s Up – Olhar a Moda – fazendo reportagem e voz off.

Atualmente, dedica-se a tempo inteiro ao seu próprio site de viagens, Viaje Comigo, que lançou em 2013 (e ao MulheresEmViagem.pt, desde 2021) e é tour líder, orientando grupos em viagem para diversos destinos. Para o seu site e para diversos outros sites: faz produção de conteúdos, gere redes sociais (em diversas plataformas), fotografa, locução e faz edição de vídeo.

Workshop Viajar Sozinha © ViajeComigo.com

Workshop Viajar Sozinha © ViajeComigo.com

WORKSHOPS VIAJE COMIGO

WORKSHOP VIAJAR SOZINHA

Como viajar sozinha? Como planear a viagem? Como escolher o destino? Como colocar os nossos receios a nosso favor? O que levar na mala? Não sei falar línguas estrangeiras, como viajo? Como posso viajar em grupo? Bem sei, são muitas as questões e, depois de muitos pedidos. decidi lançar o Workshop Viajar Sozinha em 2023 – quando o Viaje Comigo assinala 10 anos de existência! Leia mais sobre o Workshop Viajar Sozinha.

Viajar Sozinha © Workshops Viaje Comigo

Viajar Sozinha © Workshops Viaje Comigo

Viajar Sozinha © Workshops Viaje Comigo

Viajar Sozinha © Workshops Viaje Comigo

WORKSHOP METAMORFOSE DE ESCRITA PESSOAL

Porquê escrita pessoal? O Workshop de Escrita Pessoal traz um lema simples, mas que promete mexer com tudo o que sentimos e somos: “Eu escrevo-me! Eu conheço-me! Eu reescrevo-me!”. Eu escrevo o que me vai na alma; através disso, conheço-me sem filtros; e, quando o vejo escrito, traduzido em palavras, vou atrás do que quero e do que preciso para ser feliz e concretizar sonhos. Quão bem te conheces?

Workshop com oferta do Mapa/Estudo Numerológico. Pode escolher qual a data em que quer começar. E pode também oferecer este workshop a quem queira “trabalhar” o desenvolvimento pessoal. Leia mais sobre este workshop.

Workshop Escrita Pessoal © Viaje Comigo

Workshop Escrita Pessoal © Viaje Comigo

"Metamorfose" Escrita Pessoal © Workshops Viaje Comigo

“Metamorfose” Escrita Pessoal © Workshops Viaje Comigo

Workshop Online de Escrita para Blogues

Este é também um mergulho no nosso “Eu”. É sobre o que pensamos, o que sentimos, sobre o que somos e o que queremos ser. Parecem ser frases feitas, mas se pensarem bem quando vos pedem para escrever sobre o que gostam, estão a expôr as vossas preferências e paixões e, quando se deixam levar pelo que escrevem, há uma abertura muito grande sobre o que vos vai na alma.

Como muitos perguntam: existem truques para escrever de forma “mais solta”? Não existem truques na manga, mágicos,  para aperfeiçoar a escrita – poderão ler algumas dicas de desbloqueio de escrita –  mas o que existe é consistência e perseverança: escrever, escrever, escrever… de preferência todos os dias, ou todas as semanas!

Esse irá ser o truque mais valioso para conseguir ver uma evolução na forma como aborda temas. É preciso também – e desculpem novamente a frase-feita – sairmos da nossa bolha e escrevermos muitas vezes sobre coisas que nem gostámos muito. Isso “força-nos” a sermos mais criativos. Ao escreveremos mais, vamos largando “muletas”, abandonando clichés, e descobrindo uma personalidade própria na escrita. Vamos ficando também mais seguros sobre o que escrevemos. Saiba mais aqui.

ESPECIAL PARA EMPRESAS: PROGRAMA DO WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES DO VIAJE COMIGO

Porque devem as empresas apostar em blogues ou continuar a colocar informação atualizada nos sites que detêm?
Para conseguirem aparecer nas pesquisas dos motores de busca.

Já escrevi para uma mão cheia de sites de empresas, de diferentes sectores como calçado e têxtil, e poderei produzir o conteúdo necessário para cada um ter um site com informação atualizada ou, através do workshop, ensinar de forma a que o passam fazer de forma regular e independente. Para mais informações contactem: geral@viajecomigo.com

Workshop Escrita Pessoal © Viaje Comigo

Workshop Escrita Pessoal © Viaje Comigo

PARA QUEM É O WORKSHOP DE ESCRITA E JORNALISMO DE VIAGENS?

O Workshop Online de Escrita e Jornalismo de Viagens, orientado pela jornalista Susana Ribeiro, é para todos aqueles que querem escrever sobre as suas viagens.
Gostas de viajar e gostarias de guardar as memórias das viagens, por escrito? Mas, não sabes como começar a escrever e quais são os momentos que queres contar aos leitores? Como preparar uma viagem, para a recolha de material e posteriormente escrever?

JORNALISMO DE VIAGENS

O Jornalismo capta sentimentos. Trabalha-os e passa-os para os meios de comunicação, para chegarem a mais leitores a um público mais vasto. Se informar é o seu objectivo primordial, o Jornalismo de Viagens veste-se de um caráter pragmático mas ao mesmo tempo… acho que posso chamá-lo de lírico. Se ao Jornalista se exige objetividade, ao passar aquilo que vê e ouve, é natural que a esses apurados sentidos se juntem também as emoções, na sua descrição.

O Jornalismo de Viagens pretende transportar-nos para o local onde estivemos e mostra como se vive do outro lado mundo, ou do outro lado do país… ou do outro lado da cidade. Escrever sobre viagens é sobretudo escrever sobre as memórias dos locais onde estivemos e do convívio que tivemos com os habitantes locais.

Não precisámos de atravessar fronteiras, andar de avião, e fazer milhares de quilómetros. Escrever sobre viagens pode ser também feito com as viagens pelo seu país, seja ele Portugal, Brasil, ou outro. Tem dificuldade em começar o texto? Não se consegue decidir por qual pormenor ou momento pelo qual deve começar o seu texto de viagens?

Primeiro o Jornalismo tem regras básicas de escrita. Se não têm o curso de Jornalismo ou Comunicação Social, neste workshop serão abordadas algumas técnicas que servirão de base para a vossa escrita. Obviamente, não serão exaustivas, até porque o jornalismo tradicional, em papel, tem diferentes regras do jornalismo online (e porque este último se prende mais com regras de SEO, etc).

Leia mais sobre o Workshop de Jornalismo de Viagens.

Opiniões dos Workshops © Viaje Comigo

Opiniões dos Workshops © Viaje Comigo

Opiniões dos Workshops © Viaje Comigo

Opiniões dos Workshops © Viaje Comigo

Opiniões dos Workshops © Viaje Comigo

Opiniões dos Workshops © Viaje Comigo

Workshop Escrita Pessoal - Viaje Comigo©

Workshop Escrita Pessoal – Viaje Comigo©

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo