Shiraz - Irão ©RJ Travel
Publicado em Fevereiro 6, 2023

Viajar para o Irão (mapas): a beleza da antiga Pérsia

Ásia/ Irão

Apesar da instabilidade política e de ter estado tanto tempo fechado ao turismo, o Irão (antiga Pérsia) é uma jóia do Médio Oriente que ainda está longe de ter multidões a visitar. Mas está pronta a ser descoberta. Acerca do Irão fala-se principalmente de ser a grande reserva do chamado “ouro negro” (petróleo) e dos conflitos territoriais que têm acontecido ao longo dos tempos. Contudo, a sua história oferece-nos paisagens deslumbrantes, com monumentos milenares e uma cultura riquíssima. Este país da Ásia Ocidental pode orgulhar-se de ter 23 locais classificados como Património Mundial pela UNESCO.

A capital, Teerão, é a maior cidade do país, além de seu principal centro financeiro, económico e cultural (o Irão tem, ainda atualmente, uma grande diversidade étnica), com pontos turísticos como o Palácio do Golestão (século XVIII) e a Torre Milad. Além da diversidade cultural e patrimonial, também pode encontrar uma paisagem pautada por um pouco de tudo: deserto, montanhas, planícies, rios e mar: é banhado pelo mar Cáspio e pelo golfo Pérsico.

A norte, o Irão tem fronteiras a norte com Arménia, Azerbaijão e Turquemenistão; através do Mar Cáspio, com o Cazaquistão e a Rússia; a leste com Afeganistão e Paquistão; ao sul com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã; a oeste com o Iraque; e a noroeste com a Turquia.

Naqsh e Rostam @ Irão © RJ Travel

Naqsh e Rostam @ Irão © RJ Travel

História do Irão

Este país do Médio Oriente tem como legado ter sido um dos primeiros grandes impérios da Antiguidade, nesse tempo, conhecido como Pérsia.

Originou-se com a formação do reino e Elam, tendo depois anexado vários impérios, atingindo o seu esplendor durante o Império Aquemedina, em 550 antes de Cristo. A Pérsia era a grande protagonista da chamada idade de Ouro Islâmica, tendo demonstrado grandes avanços nas Artes e nas Ciências.

No século XVIII, sob a regência de Nader Xá, o Irão era um dos estados mais poderosos e modernos da época. Entretanto, já em meados do século XIX, o Irão perdeu vários territórios para o Império Russo, e o Reino Unido também causou a separação de partes do país no leste e sudeste. A agitação popular culminou na Revolução Constitucional de 1906, que estabeleceu uma monarquia constitucional e a primeira legislatura.

Em 1979, deu-se uma nova revolução que levou à instauração da República Islâmica, na altura com a liderança política e espiritual do Ayatollah Khomeini.

Estes são apenas alguns marcos da História da Pérsia/Irão, contados de forma muito resumida, havendo muito mais para contar sobre este território que acolhe ruínas de Persépolis, a capital do império, fundada por Dário I no século VI A.C.

Mapa Irão - Direitos Reservados

Mapa Irão – Direitos Reservados

Mapa Irão

Mapa Irão

Mapa Irão

Mapa Irão

Curiosidades sobre o Irão

  • O povo iraniano destaca-se pela sua simpatia e hospitalidade. São muito comunicativos com o olhar e o sorriso, mesmo que não percebam a sua língua.
  • Nowruz (a véspera de Ano Novo que acontece no dia 20 ou 21 de março) – Esta festividade é tão importante que foi inscrita na lista da UNESCO de obras-primas do Património Oral e Intangível da Humanidade em 2009, descrito como o Ano Novo Persa. Para o celebrar, os iranianos têm vários rituais antecipatórios, tais como Khaneh-tekani (limpeza da casa), plantação de cereais, o Chahar-shanbe souri (Festival do Fogo), o Sizdah-bedar (Dia Nacional de Piquenique), entre outros. E não se admire se vir um Haji Firouz, uma personagem do folclore iraniano, com o rosto coberto de fuligem e vestido de roupas vermelhas brilhantes e um chapéu de feltro, que durante o Nowruz passa pelas ruas a dançar e a tocar pandeireta.
  • Shab-e Yalda ou Noite de Nascimento (Shab-e Chelleh ou noite dos quarenta dias de Inverno) – Neste dia que se festeja a 20 ou 21 de dezembro, o povo iraniano celebra reunindo-se com os seus familiares para recitar poesia e comer fruta, principalmente frutos vermelhos e frutos secos.
  • O traje tradicional iraniano tende a variar por região, território e até por aldeias, já que o país alberga muitas etnias e línguas diferentes.

    Viagem de Grupo Irão

    Viagem ao Irão

Alguns pontos a visitar no Irão

A lista de pontos interessantes para visitar no Irão é extensa, mas selecionámos apenas alguns:

Na capital, não vai faltar o que visitar, desde do Palácio (Kākh-e) Golestān de Teerão, o Museu Nacional do Irão (Mūze-ye Irān-e Bāstān), até ao Bazaar de Tajrish e Mesquita de (Imamzadeh) Saleh. Havendo muito mais para explorar.

Fora da capital, há também várias cidades com muitos pontos a visitar, tais como; Pasargada ou Persépolis (cidades arqueológicas classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO); Shiraz (uma das maiores cidades do Irão); ou Hormozgan, localizada no sul do país, oferece várias atrações naturais e históricas.

Clima no Irão

O Irão tem um clima continental e é conhecido por ter 11 dos 13 regimes climatéricos do mundo. A Norte, no Inverno, as temperaturas podem chegar aos 0°c. Já a Oeste, é frequente atingir temperaturas abaixo de zero. Por outro lado, no Verão, (a Norte do país) raramente as temperaturas ultrapassam os 29°c, porém, se se deslocar para Sul e para as planícies costeiras, os verões podem chegar a quase quarenta graus. Assim, acreditamos que as melhores estações para visitar o Irão são a Primavera e o Outono. 

Gastronomia do Irão

Se há país em que o pão é protagonista de uma refeição (além de Portugal), esse país é o Irão, com pelo menos 4 qualidades distintas – lavash, barbari, sangak e taftun.

A gastronomia iraniana tem influências das cozinhas das regiões vizinhas, Cáucaso, Turquia, Grécia, Centro-Ásia e Rússia. São utilizadas várias ervas aromáticas, arroz, e frutos secos. Aliás, vai encontrar vários pratos iranianos com combinações de arroz com carne, vegetais e nozes. Muitos desses pratos são acompanhados com uma variedade de saladas, ervas frescas, queijo e iogurte.

Um dos pratos mais típicos, para além do arroz iraniano, é certamente o Kebab (espetadas grandes de carne, cozinhadas de um modo próprio). Podem ser feitas de vários tipos de carne, exceto de porco, que é proibido no Irão.

Sugiro que prove também o Aash-e Reshteh (caldo espesso preparado com feijões, vegetais especiais, massa (Reshteh) e soro de leite); ou o Dizi (prato típico iraniano, cozinhado em potes de pedra e confecionado com carne de borrego, tomate e ervilhas). A Zulbia e Bamieh são doces (muito doces!) também muito tradicionais.

Para beber, não deixe de saborear os chás iranianos e o Dough (bebida à base de iogurte e menta).

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Shiraz - Irão ©RJ Travel

Shiraz – Irão ©RJ Travel

Capital: Teerão

Área: 1 648 195 km²

Fronteiras: Turcomenistão, Afeganistão, Paquistão, Iraque, Turquia, Azerbaijão e Arménia

População:  87 024 725 habitantes (dados de 2019)

Moeda: Rial iraniano. Euros e dólares também são aceitos. No Irão os cartões de crédito e/ou débito (Visa, Mastercard ou outros) não podem ser utilizados, mas pode comprar este tipo de cartões (temporários) no aeroporto. Leve dinheiro!

Clima: Clima continental, com as quatro estações bem definidas.  O mês mais quente é julho (22/37°c) e o mais frio Janeiro (-3/7°c).

Língua Oficial: Persa

Religião: Islamismo

Sistema político: República Islâmica.

Horário: + 3,5 horas que em Portugal. Mais 6,5 horas que em São Paulo.

Visto: É necessário visto, tanto para cidadãos portugueses, como brasileiros.

Vacinas: Não é obrigatória nenhuma vacina específica para este destino.

Contactos úteis:

Embaixada de Portugal em Teerão
– Endereço: 16, Rouzbeh Alley, Hedayat St., Darrous, Teerão
– Email: teerao@mne.pt
– Tlf: (+98 21) 2258-2760
Telefone de emergência consular – +98 990 578 2617

Bandeira:
A atual bandeira foi adotada em 1980, logo após a Revolução Islâmica. É composta pela cor verde (que simboliza a religião Islâmica e a prosperidade), branca (simboliza a Paz) e vermelha (representa aqueles que morreram pelo país). O símbolo no centro representa a palavra “Allah”, que significa Deus. A bandeira tem também uma frase impressa – “La’ ilaha’ illa l-lah”, que se traduz por: “Não há nenhum deus além de Deus”.

Instagram do Viaje Comigo

YouTube do Viaje Comigo

Facebook do Viaje Comigo

Pinterest do Viaje Comigo

Bandeira do Irão

Bandeira do Irão

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo