Níveis 1 e 2 do Workshop Online de Escrita para Blogues Viaje Comigo
Publicado em Julho 2, 2020

Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo

Workshop de Escrita/ Workshops

Os Níveis 1 e 2 do Workshop Online de Escrita para Blogues, do Viaje Comigo, já não necessitam de esperarem datas e serem lançados em grupo. Cada pessoa pode fazê-lo consoante a sua disponibilidade e o seu tempo, de forma a coordenar a sua vida pessoal e profissional com as sessões. Posso marcar as aulas para as datas que forem mais convenientes para os participantes. Para mais informações, enviem-me um e-mail.

Nota importante: é possível também fazer o Workshop Online de Escrita para Blogues dedicado unicamente a empresas, dando um foco mais institucional e não tão pessoal. Veja mais abaixo, para mais informações.

Escrever - Foto: Pexels Canva - Fountain Pen and Notebook

Escrever – Foto: Pexels Canva – Fountain Pen and Notebook

Como tudo isto dos workshops começou? Em plena quarentena, devido à pandemia causada pela Covid-19! Decidi que devia oferecer um workshop de escrita, para que as pessoas se soltassem e escrevessem o que lhes ia na mente. Estávamos a passar por um turbilhão de sentimentos… uma incerteza constante e sentirmos que a vida estava (quase) parada.

O primeiro workshop foi totalmente gratuito e, sem estar à espera disso, comecei a ter mais pedidos para continuar a atividade. A verdade é que, sempre o disse, eu fiz “companhia” aos participantes, durante a quarentena, e eles fizeram-me a mim! No final, partilhámos textos e pensamentos, fomos às nossas recordações e planeámos o que queremos para o futuro. O objetivo era escrever sobre tudo!

E continua a ser esse o objetivo primordial do Workshop Online de Escrita para Blogues, que é também um mergulho no nosso “Eu”. É sobre o que pensamos, o que sentimos, sobre o que somos e o que queremos ser. Parecem ser frases feitas – de um coach motivacional, eu sei! – mas se pensarem bem quando vos pedem para escrever sobre o que gostam, estão a expôr as vossas preferências e paixões e, quando se deixam levar pelo que escrevem, há uma abertura muito grande sobre o que vos vai na alma.

Como sublinhei no início, no lançamento do I Workshop de Escrita para Blogues do Viaje Comigo, quero dizer-te, querido leitor, que não sou escritora profissional, apesar de a escrita ser uma componente importante do meu trabalho. O que quero dizer com isso é que não me sinto escritora. Sou jornalista há mais de 20 anos e tenho este blogue de viagens desde 2013. Entretanto, criei um segundo o mação de Formadores no Cenjor/IEFP (tendo o Certificado de Competências Pedagógicas). Em 2021, lancei o seu segundo website, o MulheresEmViagem.pt.

Este workshop é para quem quer e gosta de escrever, mas tem sempre dificuldade em começar; para quem cria bloqueios à escrita; é para quem quer passar o que sente através da escrita. Se nunca leste um texto meu e, no entanto, te queres inscrever no meu workshop, tenho uma exigência… vai ler alguns textos do Viaje Comigo e decide, depois, se queres mesmo aplicar comigo o teu tempo. É preciso vir com humildade para estes workshops e se achas que estás acima do nível principiante, certamente que serás mais feliz a fazer outro workshop.

Ao leres os meus textos, no site, podes chegar a duas conclusões:
1 – Quero mesmo que a Susana me dê dicas de como posso começar a escrever;
2 – Nunca na vida esta pessoa me vai ensinar algo, pois eu escrevo melhor que ela.
Se o número 2 é a tua conclusão já percebeste que o teu tempo será desperdiçado aqui. Se escolheste o 1, terei todo o prazer em passar o que aprendi nos últimos anos com o Viaje Comigo, em relação à escrita para blogues.

- O direito de escrever - The right to write - ©Suzy Hazelwood de Pexels

– O direito de escrever – The right to write – ©Suzy Hazelwood de Pexels

Como muita gente me pergunta: existem truques para escrever de forma “mais solta”? Não existem truques na manga, mágicos,  para aperfeiçoar a escrita – poderão ler algumas dicas de desbloqueio de escrita –  mas o que existe é consistência e perseverança: escrever, escrever, escrever… de preferência todos os dias, ou todas as semanas!

Esse irá ser o truque mais valioso para conseguir ver uma evolução na forma como aborda temas. É preciso também – e desculpem novamente a frase-feita – sairmos da nossa bolha e escrevermos muitas vezes sobre coisas que nem gostámos muito. Isso “força-nos” a sermos mais criativos. Ao escreveremos mais, vamos largando “muletas”, abandonando clichés, e descobrindo uma personalidade própria na escrita. Vamos ficando também mais seguros sobre o que escrevemos.

Envia e-mail para geral@viajecomigo.com, para obteres mais informações, preços e inscrições dos workshops.

ESPECIAL PARA EMPRESAS:

WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES DO VIAJE COMIGO

Porque devem as empresas apostar em blogues ou continuar a colocar informação atualizada nos sites que detêm?
Para conseguirem aparecer nas pesquisas dos motores de busca.

Já escrevi para uma mão cheia de sites de empresas, de diferentes sectores como calçado e têxtil, e poderei produzir o conteúdo necessário para cada um ter um site com informação atualizada ou, através do workshop, ensinar de forma a que o passam fazer de forma regular e independente. Para mais informações contactem: geral@viajecomigo.com

PROGRAMA DO NÍVEL 1 DO WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES DO VIAJE COMIGO

Investimento: 225€ / Nível 1 (5% de desconto para quem já fez outros workshops do Viaje Comigo; e 10% para quem se inscrever nos dois níveis ao mesmo tempo)

O Nível 1 do Workshop Online de Escrita para Blogues, do Viaje Comigo, trabalha várias vertentes, desde o passado, o presente e o futuro. O programa segue uma série de vivências dos participantes, de forma a soltar a criatividade e ajudá-los a partilharem mais: o que sentimos, o que vivemos, o que provamos, o que desejamos e o que vemos.

O que vai abordar o workshop: 4 aulas com dicas/exercícios para se soltar na escrita; explorar a criatividade; técnicas de desbloqueio de escrita; riqueza de vocabulário; transporte o que sentimos e vemos para a escrita; dicas e técnicas sobre a escrita online – palavras-chave e a importância dos títulos – e especificamente para quem quer ter um blogue.

Acompanhamento online: um total de 6 horas, (cerca de 01h30m por semana), que serão usadas para analisar os textos enviados pelo participante; as dicas por e-mail e as sugestões de como poderá melhorar; qualquer dúvida poderá ser abordada durante todo o workshop, sempre que desejarem; poderemos também falar por WhatsApp. Existe uma aula zero, grátis, para nos conhecermos e definirmos o tema do primeiro texto. Os seguintes temas são meramente indicativos, uma vez que com cada formando veremos quais os assuntos que serão mais apropriados.

Aula Nº 1 –
1 – Saudade: escrever o que sentimos.
2 – Técnicas para desbloquear da escrita.

Aula Nº 2 –
1 – Regresso ao Passado: escrever o que já vivemos.
2 – Continuar a desbloquear a escrita; introduzir palavras-chaves e como fazer títulos online.

Aula Nº 3 –
1 – Comida: escrever o que provámos. Escrever sobre gastronomia.
2 – Abordar todos os temas anteriores e trabalhar mais os pormenores e as descrições.

Aula Nº 4 –
1 – Como vemos o mundo: escrever o que aprendemos.
2 – Mudar o mundo? Continuámos a escrever com alma e coração para conseguirmos ir ao pormenor.

Nota importante: só poderá inscrever-se no Nível 2, quem já fez o Nível 1 do Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo – com aproveitamento, ou seja, participando em todos os exercícios.

No final de ambos os níveis, será enviado (online) um certificado para quem fez o workshop e o terminou com aproveitamento mostrando o aperfeiçoamento das técnicas de escrita; e se tiver cumprido todos os exercícios.

Escrever ©Free-Photos Pixabay

Escrever ©Free-Photos Pixabay

Programa do Nível 2 do Workshop Online de Escrita para Blogues, do Viaje Comigo

Investimento: 225€/ Nível 2 (5% de desconto para quem já fez outros workshops do Viaje Comigo; 10% para quem se inscrever nos dois níveis ao mesmo tempo)

O Nível 2 do Workshop Online de Escrita para Blogues, do Viaje Comigo dá continuidade ao Nível 1, com novos desafios, trabalhando ainda mais a criatividade, a maior aposta nas descrições, conseguindo uma maior riqueza de vocabulário. Tal como no Nível 1, os temas mudarão todas as semanas, com o objectivo de os participantes ficarem mais ativos na escrita. Enquanto formos escrevendo, ao longo deste Nível 2, continuámos a abordar algumas técnicas de escrita para blogues. É um Nível com maior especialização na escrita para blogues.

Ao longo de quatro aulas, vamos abordar várias temáticas. Existirá um fio condutor e, ao longo do mesmo, o participante vai ser levado a escrever por diferentes formas: sobre o que gosta, mas condicionado com algumas regras; ou poderá ter a liberdade total da escrita… onde isso o levará?

O que vai abordar o workshop: 4 aulas com dicas/exercícios para se soltar na escrita; explorar a criatividade; criar maior riqueza no vocabulário; trabalhar técnicas de escrita para blogues; aperfeiçoar o que foi aprendido no Nível 1. Durante este workshop serão abordadas mais técnicas de escrita para blogues, como palavras-chave e SEO (Search Engine Optimization), para que os textos de blogues possam ter maior alcance.

Acompanhamento online: um total de 6 horas, (cerca de 01h30 por semana), que serão usadas para analisar os textos enviados pelo participante; as dicas por e-mail e as sugestões de como poderá melhorar; qualquer dúvida poderá ser abordada durante todo o workshop, sempre que desejarem; poderemos também falar por WhatsApp.

PROGRAMA DO NÍVEL 2 DO WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES DO VIAJE COMIGO
Aula Nº 1 –
Dois desafios por aula:
1 – Escrever em cadeia +
2 – Olhar para Nós: quem somos? Escrever a Biografia = Nós somos a nossa marca.

Aula Nº 2 –
Dois desafios por aula:
1 – Continuar o desafio de escrever em cadeia +
2 – Texto com Liberdade total de escrita (participantes decidem o tema) + riqueza de vocabulário

Aula Nº 3 –
Dois desafios por aula:
1 – Continuar o desafio de escrever em cadeia +
2 – Trabalhar as palavras-chave em temática condicionada.

Aula Nº 4 –
Dois desafios por aula:
1 – Apresentar o desafio de escrever em cadeia +
2 – Desafio de escrita criativa + Rever/recuperar/remodelar textos antigos.

No final de ambos os níveis, será enviado (online) um certificado para quem fez o workshop e o terminou com aproveitamento mostrando o aperfeiçoamento das técnicas de escrita; e se tiver cumprido todos os exercícios.

Máquina de escrever - Foto: Free-Photos © Pixabay

Máquina de escrever – Foto: Free-Photos © Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo