Susana Ribeiro - Mural Joana Vasconcelos - Porto - Portugal © Viaje Comigo Susana Ribeiro - Mural Joana Vasconcelos - Porto - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Julho 2, 2020

Guia pós-confinamento na cidade do Porto

Portugal [ Porto ]

Arranjar desculpas para passear é o que faço de melhor! Após as várias fases de desconfinamentos, há uma nova forma de olharmos as cidades, tão despidas de turistas estrangeiros. Mas, agora que temos as cidades (quase) só para nós, porque não aproveitarmos e visitarmos aqueles locais que estavam sempre com muita gente? =u que nunca visitámos porque sabíamos que íamos passar muito tempo na fila? Fiquem com algumas sugestões para a minha cidade, o Porto, uma vez que eu própria vou aproveitar para visitar muitos destes locais.

Capela Almas Porto © Viaje Comigo

Capela das Almas, Porto © Viaje Comigo

Francesinha Lado B © Viaje Comigo

E voltarmos aos nossos restaurantes preferidos! Francesinha Lado B © Viaje Comigo

Porto - Portugal © Viaje Comigo

Porto – Portugal © Viaje Comigo

Nos últimos meses, antes da pandemia, as filas para o Majestic, para a Livraria Lello, a Catedral do Porto e até para a Torre dos Clérigos podiam ser desmotivadoras. Se ainda não conhece estes locais, está na hora de aproveitar estes tempos mais calmos, a que o desconfinamento obriga – mesmo agora que as fronteiras já abriram. Tem aqui o tradicional roteiro de dois dias na cidade do Porto, mas agora acrescento algumas sugestões mais pessoais. Aproveite para fazer o Passeio de elétrico até ao Jardim do Passeio Alegre, na Foz. Chegado ao jardim, tem um campo de mini-golfe e pode continuar a fazer toda a beira-rio de elétrico e, depois sair no jardim e fazer a beira-mar a pé.

Jardim do Passeio Alegre © Viaje Comigo

Jardim do Passeio Alegre © Viaje Comigo

Passeio de elétrico no Porto © Viaje Comigo

Passeio de elétrico no Porto © Viaje Comigo

Torre dos Clérigos - Porto © Viaje Comigo

Torre dos Clérigos – Porto © Viaje Comigo

Se quiser fazer tours e comprar os bilhetes antecipadamente (verifique bem o que cada um inclui):

Torre dos Clérigos

Cruzeiro das 6 Pontes

Passeio Hop-on Hop-off

Bilhetes para Serralves

Excursão no Porto

Fado e Vinho do Porto

– E muitos outros passeios no Porto e no Douro

– Esta à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida
Escadas da Livraria Lello, Porto © Viaje Comigo

Escadas da Livraria Lello, Porto © Viaje Comigo

Majestic - Porto © Viaje Comigo

Majestic – Porto © Viaje Comigo

Rua de Santa Catarina Porto © Viaje Comigo

Rua de Santa Catarina Porto © Viaje Comigo

As saudades de sair para dançar são muitas e, para já, não conseguimos fazer isso – a não ser que seja em locais amplos – mas já podemos ir a locais para ouvir música ao vivo! O Rua – Tapas & Music Bar foi o último sítio onde fui dançar! Que saudades! Agora reabriu e já tem as suas (maravilhosas) tapas de volta e a música ao vivo também. Vejam aqui a agenda para os próximos fins de semana.

E também passear na Ribeira do Porto, sem enchentes; fazer a ciclovia do lado de Vila Nova de Gaia – passando pelas caves – e seguindo até à Afurada… enfim, descobrir a cidade como se fosse um turista. Também tenho de aconselhar, claro, que podem fazer vários tours para ficarem ainda a conhecer melhor a Invicta.

Casas da Ribeira Porto © Viaje Comigo

Casas da Ribeira Porto © Viaje Comigo

Ponte Luís I, reflexo no rio Douro, Porto © Viaje Comigo

Ponte Luís I, reflexo no rio Douro, Porto © Viaje Comigo

Praia do Molhe, Porto - Portugal © Viaje Comigo

Praia do Molhe, Porto – Portugal © Viaje Comigo

Há semanas, dizia-me uma amiga de Lisboa: “Vou aproveitar que estamos sem estrangeiros para visitar as Caves de Vinho do Porto e para fazer os passeios de barco rabelo”. Aí está mais uma ideia! Aliás, e se aproveitar num dos finais de dia, subir até à esplanada do Espaço Porto Cruz e apreciar o pôr do sol, com aquele vista para o rio Douro e para a Ribeira… é um lugar muito especial.

Lounge Terrace 360º no Porto Cruz

Lounge Terrace 360º no Porto Cruz

Lounge Terrace 360º no Porto Cruz

Lounge Terrace 360º no Porto Cruz

Caves de vinho do Porto Taylor's

Caves de vinho do Porto Taylor’s © Viaje Comigo

Aliás, costumo dizer duas coisas aos meus amigos estrangeiros sobre os portuenses. São duas ideias feitas que penso que não estão corretas (digam-me vocês, se concordam ou não!):
1 – Que, nós portuenses, bebemos muito vinho do Porto. Mentira! Quase não bebemos. Ficam de boca aberta perante esta afirmação, mas é verdade. Os portuenses bebem muito pouco vinho do Porto. Como disse um amigo meu: “Bebemos pouco, porque não bebemos qualquer um, e os melhores são mais caros”. Não sei se é por isso ou não, mas eu por exemplo beberei vinho do Porto nos meu anos, no Natal e em alguns Porto Tónicos, quando saio, ou festas. Mas não tanto quanto os turistas imaginam.
2 – Que comemos poucas francesinhas. Mentira! Comemos muitas! Como me disse uma amiga brasileira: “Como assim? Vocês comem esta sanduíche gigantesca, cheia de carnes, e molho picante, pelo menos uma vez por mês?!. Lá lhe tive de responder que, por vezes, comemos uma vez por semana. Ou até mais!… Verdade! Como não estão habituados e acham que é imensa, poderão julgar que não comemos tantas francesinhas, mas como somos uns valente, de faca e garfo na mão…. comemos! Aqui têm a lista de francesinhas em variados locais que já experimentei.

Francesinha Lado B © Viaje Comigo

Francesinha Lado B © Viaje Comigo

Também sei que há locais que estão sempre cheios, com ou sem estrangeiros: o Passeio das Virtudes é um deles, onde os portuenses (e não só!) gosto de ir ver o pôr do sol, mas eu apostaria também no Palácio de Cristal (que é o meu jardim favorito na cidade) ou numa das esplanadas das praias do Porto, como a Praia da Luz, só para dar um exemplo entre muitos. E se quiser estar mais perto do mar, o Parque da Cidade pode ser perfeito para uma caminhada, piquenique, reunião de amigos, etc.

Pôr do sol no Palácio de Cristal, Porto © Viaje Comigo

Pôr do sol no Palácio de Cristal, Porto © Viaje Comigo

Vista do Palácio de Cristal - Porto © Viaje Comigo

Vista do Palácio de Cristal – Porto © Viaje Comigo

Por falar em jardins que gosto na cidade, há um que fica muito perto de minha casa e gosto de ir lá, ainda que seja pequenino. É um dos segredos mais bem guardados do Porto… é a Casa da Prelada e os seus jardins, que têm um dos maiores labirintos de buxo da Península Ibérica.

Labirinto da Casa e Quinta da Prelada © Viaje Comigo®

Labirinto da Casa e Quinta da Prelada © Viaje Comigo®

Panorâmica do Labirinto da Casa e Quinta da Prelada © Viaje Comigo®

Panorâmica do Labirinto da Casa e Quinta da Prelada © Viaje Comigo®

Visitar Museus! Agora que já reabriram as portas e adoptaram as medidas de segurança para o desconfinamento está na altura de visitar os museus que andou anos a dizer – com vergonha… – que não conhecia! Acima, falei da Casa da Prelada, como sendo um segredo do Porto, mas o Museu da Farmácia é outro dos segredos da cidade. Outro espaço museológico que acho que vale sempre muito a pena é o Centro Português de Fotografia, assim como o Museu do Romântico e claro que tenho sempre de sugerir Serralves, porque além do Museu tem os seus belíssimos jardins.

Centro Português de Fotografia - Porto © Viaje Comigo

Centro Português de Fotografia – Porto © Viaje Comigo

Centro Português de Fotografia - Porto © Viaje Comigo

Sala de Camilo Castelo Branco – Centro Português de Fotografia – Porto © Viaje Comigo

Serralves © Carlos Vilela

Serralves © Carlos Vilela

Museu de Serralves - DR

Museu de Serralves – DR

Se for passear pela Baixa, vá fazer uma visita ao Mercado do Bolhão. Já tenho saudades de lá ir e trazer as muito saborosas azeitonas (trago muitas e variadas), os queijos e enchidos e as frutas. E ainda costumo passar nas bancas da flores e trago uma ou mais plantas. Acabo por as matar num instante, mas durante alguns meses dão um colorido à casa.

Mercado Temporário do Bolhão - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Comprei figos no Mercado Temporário do Bolhão – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Mercado Temporário do Bolhão - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Mercado Temporário do Bolhão – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Praias do Porto - Portugal © Viaje Comigo

Praias do Porto – Portugal © Viaje Comigo

Porto - Portugal © Viaje Comigo

Igreja dos Grilos – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Bairro da Sé - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Bairro da Sé – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Sé / Catedral do Porto © Viaje Comigo

Sé / Catedral do Porto © Viaje Comigo

Experimentar os restaurantes
Revisitar os antigos e ir aos novos restaurantes. Todos os setores foram afectados pela pandemia mas o da restauração é certamente um dos que continua a sofrer bastante e que, a longo prazo, precisa muito da nossa ajuda. Já sugeri o Majestic mais acima, mas agora volto aos que sempre sugeri e onde vou muito vezes (tem aqui uma lista do restaurantes do Porto que sugiro).
– Também tenho aqui uma lista dos restaurantes mais económicos no Porto.

Hotel Le Monumental Palace - Maison Albar, Porto - Portugal © Viaje Comigo

Café Monumental – Hotel Le Monumental Palace – Maison Albar, Porto – Portugal © Viaje Comigo

Restaurante Ikeda Porto © Viaje Comigo

Restaurante Ikeda Porto © Viaje Comigo

Cocorico Restaurante, Porto © Viaje Comigo

Cocorico Restaurante, Porto © Viaje Comigo

Mais algumas dicas e novidades (que ainda não fui experimentar):
– Esplanada no restaurante ANTIQVVM
O restaurante ANTIQVVM, do chef Vítor Matos, reabriu com uma proposta de degustação ao ar livre: a nova esplanada, preparada para receber até 12 pessoas, com vista para o Rio Douro. Aberto às quintas, sextas e sábados, o ANTIQVVM disponibiliza 18 lugares na sala e aposta em dois menus de degustação – “Ensaios Sensoriais” e “Orgânico” -, além dos pedidos à Carta.

– Brunch no Tábua Rasa
Este restaurante que aposta nos pequenos produtores portugueses e nos produtos nacionais, tem agora brunch aos sábados e domingos, das 12h00 às 15h00. “Mantemos a nossa aposta de sucesso na qualidade intrínseca aos produtos artesanais, dando a conhecer os melhores queijos, enchidos e conservas nacionais, através de tábuas, petiscos, e recriações. Neste espírito, e dando continuidade à evolução, criamos novas receitas com base nas conservas tradicionais portuguesas, revisitando alguns clássicos da gastronomia portuguesa”.

Mercado Beira-Rio, Vila Nova de Gaia
Há um novo projeto no Mercado onde se pode comprar comida e também a degustar em vários restaurantes. O novo “morador” deste mercado em Vila Nova de Gaia é o Botequim à Brasileira, um espaço para sabores brasileiros desde as coxinhas, aos pães de queijo e refeições
mais completas, como a feijoada à brasileira, por exemplo.

– Nova cervejaria na Baixa
Abriu na Rua Mouzinho da Silveira (nº 230), o Fininho um novo espaço que serve refeições tradicionais e ligeiras e, claro, francesinhas também fazem parte do menu.

Restaurante Pombeiro - Porto © Viaje Comigo

Restaurante Pombeiro – Porto © Viaje Comigo

Restaurante Pombeiro - Porto © Viaje Comigo

Restaurante Pombeiro – Porto © Viaje Comigo

Filetes de polvo no restaurante Senhor Zé - Porto © Viaje Comigo

Filetes de polvo no restaurante Senhor Zé – Porto © Viaje Comigo

Santa Francesinha - Porto © Viaje Comigo

Santa Francesinha – Porto © Viaje Comigo

Parque da Cidade do Porto © Viaje Comigo

Parque da Cidade do Porto © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo