O Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, no Porto, está localizado nas imediações dos Jardins do Palácio de Cristal, ladeado por um verde bucólico impressionante e com uma vista panorâmica sobre o rio Douro de tirar o fôlego.
Esta casa reconstitui uma habitação burguesa do século XIX, cujos interiores remetem ao movimento artístico e literário do romantismo. Aqui esteve instalado o exilado Carlos Alberto, rei do Piemonte e da Sardenha, até à data do seu falecimento, em 1849. E muito do seu dia-a-dia é retratado ainda com objetos, quadros e mobiliário expostos.
O monarca italiano deixou inúmeros vestígios pela Invicta pois já esteve acomodado na antiga Pensão do Peixe, na Praça dos Mercadores, hoje a conhecida Praça Carlos Alberto. O Auditório Nacional Carlos Alberto também foi batizado com o seu nome.
Quando entra no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha depara-se com uma sala de visitas, com passagem para um espaço de lazer para os cavalheiros da época, onde está uma mesa de bilhar, no centro, e com paredes ornamentadas com frescos sobre estuque.
Na sala de jantar é notório o contraste entre os tetos brancos, cuidadosamente trabalhados, com os cortinados e as paredes em magenta. A mesa está totalmente posta como se fosse receber visitas a qualquer momento.
Para as senhoras, havia uma pequena sala de lazer, em tons de azul, onde se destaca uma conversadeira que potenciava o diálogo.
No piso superior, pode visitar uma capela, o quarto do rei Carlos Alberto, um salão de baile, uma antecâmara, uma sala de convívio, o quarto das crianças e o das senhoras.
É um local para apreciar um pouco da história da cidade do Porto e também os vestígios da época do romantismo, na mesma.
INFORMAÇÕES
Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, Rua de Entre-Quintas, 220, Porto, Portugal
Telefone: (+351) 226 057 000
Entradas: gratuito aos fins de semana; durante a semana 2,20€
Horário: segunda-feira a sábado, das 10h00 às 17h30; domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30