Situada na freguesia de Ramalde, na cidade do Porto, a Casa da Prelada e o jardim envolvente, têm um dos maiores labirintos de buxo da Península Ibérica.
Mandada construir em 1754, segundo o risco do conhecido Nicolau Nasoni, a casa e os jardins fazem parte do maior conjunto paisagístico (a Quinta da Prelada) delineado por aquele arquiteto italiano, também responsável pela Torre dos Clérigos. A casa e jardins estão abertos ao público e a visita é gratuita.
Estando no local, conseguimos imaginar a imensidão do que terá sido a Quinta da Prelada, quando se estendia até ao terreno do antigo parque de campismo do Porto e da sua torre (ou Castelo, como lhe chamam), passando por onde é, hoje em dia, a Via de Cintura Interna (VCI).
Os campos verdes mantêm-se em seu redor – aliás, esta ainda é uma zona com muitos campos apesar dos imensos prédios -, assim como parte do aqueduto que sobreviveu aos séculos e nos diz que ali passa um riacho que vem desde Arca D’Água, e passa pela Cooperativa da Prelada.
Até aos inícios do século XX, a Casa e a Quinta da Prelada pertenceram à abastada família dos Noronha e Menezes – como o mostra o brasão de família, com as duas sereias de pedra, junto do portão de entrada.
Em 1904, o último proprietário, D. Francisco de Noronha e Menezes, doou a propriedade à Santa Casa da Misericórdia do Porto, que reabilitou a mesma. A casa usa, nos dias de hoje, para guardar o seu Arquivo Histórico e também serve de centro cultural para acolher eventos variados (desde lançamento de livros, a projeções de cinema).
Apesar de uma enorme árvore e zonas ajardinadas nos receberem, na entrada da casa amarela, os maiores jardins estão nas traseiras da mansão, com as tílias, a araucária, os rododendros e as camélias japónicas. E é aí que está o que é considerado um dos maiores labirintos de buxo (planta arbustiva) da Península Ibérica. Todos estes elementos fazem parte do projeto paisagístico idealizado pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni.
Nos jardins das traseiras, além do labirinto – com a araucária no centro, que mede cerca de 30 metros de altura -, encontra lagos, árvores e pinheiros frondosos, uma zona de pomar (limões, laranjas e disparos) e ainda as ruínas de algumas habitações de caseiros. Também é bem visível parte do aqueduto que aqui existiu e que se alonga até perto do hospital da Prelada.
Quando D. Francisco de Noronha e Menezes doou a propriedade à Santa Casa da Misericórdia do Porto, a casa teve várias vidas: primeiro foi transformada num Hospital de Convalescentes, depois num Centro de Recuperação de Diminuídos Físicos e, por fim, num lar da terceira idade. Atribui-se a estas funções o facto de existir uma capela no piso térreo – espaço que foi também reabilitado.
Depois da construção do Hospital da Prelada/ Dr. Domingos Braga da Cruz – construído nos terrenos ao lado da Casa da Prelada-, e da sua abertura em 1988, este edifício passou a ter novas funções, alguns anos mais tarde.
Entre 2010 e 2013, foram realizadas várias obras de reabilitação. Nas traseiras nasceu uma nova sala, toda envidraçada que deixa ver, através da estrutura, a casa e os jardins. Este espaço mais moderno é usado para conferências, palestras e apresentações.
Se vai visitar a Casa da Prelada, saiba que o mobiliário que lá está não é o original, mas foi lá colocado pela Santa Casa. Começa a visita pela sala onde está a maquete do edifício, depois passando pela capela restaurada.
Subindo a escadaria de madeira, encontra a Biblioteca e a sala de leitura, assim como a Sala dos Provedores, onde estão os retratos dos provedores da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Algumas salas mantêm os tetos originais de madeira e se conseguir subir até ao topo, no terraço, vai ter uma vista panorâmica sobre toda esta área. Assim, já conseguirá perceber a imensidão que era a Quinta da Prelada, já que continua depois das estradas da VCI.
Sabia que já existe um túnel, sob a Via de Cintura Interna, que vai fazer a ligação entre a Casa da Prelada e o antigo terreno do parque de campismo, que encerrou em 2006?
Como já dissemos, o terreno da Quinta da Prelada abarcou, em tempos, os terrenos que já albergaram o Parque de Campismo do Porto (com cerca de 17 hectares) e será lá, num projeto ainda em estudo, que deverá nascer, nos próximos anos, um novo centro hípico internacional.
INFORMAÇÕES
jardins e Casa da Quinta da Prelada
Morada: Rua dos Castelos, 485, Porto
Telefone: +351 225 071 230
Horário: segunda a sexta-feira, 9h00-12h30 e 14h00-17h30
Biblioteca e Salas de Leitura do Arquivo Histórico: de segunda a sexta-feira, das 09h15 às 12h15 e das 14h15 às 17h15
Entrada: gratuita
Coordenadas GPS: +41º 10′ 12.98″ | -8º 37′ 50.88″