- O direito de escrever - The right to write - ©Suzy Hazelwood de Pexels - O direito de escrever - The right to write -© Suzy Hazelwood de Pexels
Publicado em Maio 2, 2020

21 Exercícios para desbloqueio da escrita

Workshops

Uma das questões mais abordadas no Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo é o problema do bloqueio da escrita e como o contrariar. Como começar? Que assuntos abordar? Como consigo que o texto tenha princípio, meio e fim? O processo parece ser complexo, para quem está a começar, mas é como exercitar o cérebro para fazer coisas novas, ou habituá-lo a algo diferente… praticar, praticar, praticar. Ou seja, neste caso, precisa de escrever, escrever, escrever!

Escrever - Foto: Pexels Canva - Fountain Pen and Notebook

Escrever – Foto: Pexels Canva – Fountain Pen and Notebook

Na Introdução do Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo, podem já ler bastantes dicas de como começar a escrever, mas vou deixar aqui alguns exercícios práticos para “desbloquearem” a escrita:

1 – Sentidos
Utilize os sentidos para desenvolver a sua escrita: lembre-se das suas experiências, os sons, os sabores, os cheiros, o toque, etc. Tente ser o mais pormenorizado e descritivo possível;

2 – Diário
Manter um diário é uma ótima forma de exercitar a escrita; mesmo que não tenha tempo, todos os dias, vá escrevendo e, ao fim de semana, escreva o seu texto semanal, de forma a dar-lhe um corpo com princípio, meio e fim;

3 – Novas palavras
Para quem gosta de descobrir novas palavras, e aumentar o vocabulário a usar, este exercício deverá ser diário: abra o dicionário e descubra uma palavra que não conhece. Tenho aqui a sugestão de algumas palavras para fazerem esse desafio.

4 – A cara-metade
Escreva como conheceu a sua/seu companheir@, em 500 palavras. Como, quando e onde o/a conheceu? O que lhe despertou mais a atenção? Estava num evento, numa festa de amigos; num dia quente, num dia frio?… Lembra-se como estavam vestidos?

5 – A primeira aula
Lembra-se do seu primeiro dia de aulas? Escreva 500 palavras sobre isso. E lembra-se do nome dos seus amigos? Ainda mantém a amizade com algum deles? Algum episódio cómico que se passou e gostaria de recordar?

6 – Como somos?
Escreva um texto em que fala das características mais marcantes dos seus melhores amigos: quais as virtudes e os defeitos. Procure analisar de que forma essas características fazem deles as pessoas que você mais gosta e admira.

7 – Sobre si
Escreva a sua auto-biografia. Tente ser o mais pormenorizado possível. É natural que muito deste processo de escrita lhe custe, mas será algo que, no futuro, irá ler com um distanciamento necessário para compreender tudo o que passou na vida.
Comecei a minha “Corria o dia 15 de fevereiro de 1976 quando, no Hospital de São João no Porto, solta os primeiros berros, uma bebé com mais de 50cm de comprimento e pouco mais de 3,5Kg. Quis o destino – e especialmente os avós e mãe – que a criatura se chamasse Susana… Maria!”

8 – O livro 7, página 7, linha 7, etc.
Pegue num livro da sua estante. Não sabe qual? É um dos exercícios de desbloqueio de escrita, que parece um jogo: pegue no sétimo livro, abra na página 7 e retire a sétima frase dessa página. Faça um poema que comece com essa frase (o exercício deverá ter sete linhas).

9 – O primeiro…
Queria escrever e não sabe sobre o quê? Tema para desbloqueio, “A primeira vez”: o seu primeiro beijo; o seu primeiro emprego; o seu primeiro animal de estimação; o seu primeiro poema; o primeiro livro que leu; o seu primeiro amor, etc.

Workshop de Escrita - ©Free-Photos Pixabay

Workshop de Escrita – ©Free-Photos Pixabay

10 – Saudade
Tema para desbloqueio: saudade. Olhando para o passado, de que tem saudades? E do que não tem saudades nenhumas?

11 – Viagens desejadas
Qual o seu destino de sonho em viagem? Consegue descrever o que espera encontrar nesse local e porque gostaria de o visitar. Quais as suas expectativas?

12 – Viagens vividas
Quer escrever sobre as suas viagens? Vá ver as suas fotografias e vídeos da sua última viagem, para reavivar a memória.
Lembra-se das cores dos locais, do ambiente em seu redor, os cheiros; dos sons; o que comeu? Qual a comida que mais gostou; quais os sabores mais marcantes; como se vestiam as pessoas; estava calor, frio?; etc..
E quando falo de escrever sobre viagens pode ser uma viagem de comboio; de avião; de carro; de bicicleta, etc.

13 – 10 palavras
Pegue num livro e retire a segunda palavra da primeira frase, ao longo de 10 páginas. Escreva um texto com base nessas palavras. É um dos meus exercícios preferidos e solta sempre a nossa criatividade.

14 – Filmes/séries
Lembra-se daquele filme/série que gostou tanto de ver? Pegue no que se lembra do final e tente arranjar uma história que prolongue o enredo. O que se seguiria àquele final? Que personagens guardaria na história e quais as que mudaria?

15 – No futuro
Escreva uma carta para si, para o futuro. O que quer dizer ao seu futuro eu? Que conselhos quer lhe dar?

16 – Onde está?
Feche os olhos e ouça e sinta o que se passa em seu redor, os sons, os cheiros, etc. Escreva. Abra os olhos e descreva tudo o que está a ver. Se este exercício for feito no domingo, numa tarde de sol, num parque é mais fácil imaginar as histórias de toda a gente que está à sua volta.

17 – Descrições
Aperfeiçoe as descrições dos locais. Se está num momento em que não pode sair de casa, veja um filme. No final, tente fazer a reconstrução, escrevendo de forma detalhada, de uma cena marcante do filme. Fale das personagens, do que vestiam, como falavam, como era o cabelo, qual o grau de parentesco, o que comiam, etc. E descreva o ambiente em redor das personagens.

18 – Um dia no trabalho
Descreva o seu dia de trabalho, normal, com diálogos. Tente escrever 500 palavras sobre o que lhe disseram as pessoas ao longo do dia. Crie personagens e descreva-as: como se vestem; como são fisicamente; como falam e o que fazem na vida; o que almoçaram?, etc. Este trabalho de escrita poderá fazer parte do seu diário.

19 – Fotografia
Olhe para uma fotografia que tirou e escreva a história que está pode detrás daquela fotografia. Em que altura do ano foi tirada; porque tirou com aquele enquadramento; estava calor, frio?; o que se ouvia?; os pássaros cantavam; estava em casa; como estava vestido? Lembra-se do que foi dito?

20 – O observador
Coloque-se como alguém que está a observar a sua vida: descreva-se a si próprio: como é fisicamente e como se mostra ao mundo?. Pode falar da sua família; do seu emprego; do seu dia-a-dia. Como se veste?; como começa o seu dia; o que costuma comer; e que coisas em particular gosta de comer; etc.

21 – A profissão
Qual a profissão que gostaria de ter? Tem-na no momento? Em ambas as situações, descreva o porquê de querer ter essa profissão. Como acha que seria o seu dia-a-dia a executá-la; que prazer tiraria dela; era por questões monetárias ou por amor à camisola?

Desbloquear a escrita - Foto: ©Free-Photos Pixabay

Desbloquear a escrita – Foto: ©Free-Photos Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo