Workshop online de escrita para blogues - © Viaje Comigo
Publicado em Abril 16, 2020

Workshop online de escrita para blogues – Introdução

Workshop de Escrita

Olá, querido leitor e interessado no I Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo (Nível 1 – Grátis entre abril e maio de 2020). Muito obrigada por te juntares a mim em mais uma aventura. Desta vez não em viagens físicas, mas em viagens que vão passar pela ponta da caneta, do lápis ou do teclado do computador.

Em primeiro lugar, quero dizer-te, querido leitor, que aqui tratamo-nos todos por tu. Vamos ficar próximos, porque tudo o que vamos escrever virá do coração. Estamos a passar por tempos… ainda nem arranjamos palavras ao nível do que estamos a passar, pois não? Pronto, podemos dizer que são tempos difíceis, para todos.

Acordamos de manhã a pensar, será isto um pesadelo? E depois percebemos que estamos a viver uma altura que nos veio abalar os alicerces das várias áreas das nossas vidas: familiar, amorosa, financeira, emocional… Estamos todos perturbados mas, quem aqui veio parar, é porque quer mudar algo no seu dia-a-dia. E o workshop de escrita vai certamente ajudar nessa mudança.

Pexels Canva - Fountain Pen and Notebook

Escrever – Foto: Pexels Canva – Fountain Pen and Notebook

Quando cheguei da viagem ao Chile, percebi que o sentimento de dor e impotência era generalizado… como me disse alguém (e até agora foi a melhor descrição do momento que vivemos) “parecemos todos cegos a apanhar palitos”.

E pode a escrita ajudar? Sim! E não é por acaso que criei o meu Diário de Quarentena, para ir libertando alguns sentimentos e pensamentos. E é lá que escrevo: “Pode a escrita ajudar-nos a ultrapassar tempos mais complicados? Acho que sim! E, por isso mesmo, comecei a escrever um diário da minha quarentena para deitar (quase) tudo cá para fora. Em 2020, a palavra “quarentena” passou a ter um outro significado para todos nós (confinamento e distanciamento social também). Primeiro, “quarentena” significava 14 dias, depois passou a um mês, depois um mês e meio and so on… Um significado que nunca mais, nenhum de nós no mundo inteiro, se esquecerá tão cedo. Ainda aguardando o dia em que todo este processo/ pesadelo/ teste/ provação (escolham o que mais acharem adequado) vai acabar/passar, esperamos ansiosamente para caminharmos para a nova fase, em que vamos ter novamente a liberdade de andar na rua!”

Quero dizer-te, querido leitor, que não sou escritora profissional, apesar de a escrita ser uma componente importante do meu trabalho. O que quero dizer com isso é que não me sinto escritora. Sou jornalista há 20 anos e tenho um blogue de viagens há sete.

Não sou a melhor escritora do mundo e, no entanto, faço da escrita a minha profissão. Isto para te dizer que, se tens grandes expectativas de que vais tornar melhor escritor neste curso… desiste já… este workshop não é para aperfeiçoar escrita. Este é para principiantes.

Este workshop é para quem quer e gosta de escrever, mas tem sempre dificuldade em começar; para quem cria bloqueios à escrita; é para quem quer passar o que sente através da escrita. Criei este workshop, de forma gratuita, porque quis dar o meu contributo e ajudar quem está em casa e quer fazer algo de novo. Não é porque estou sem fazer nada – nunca tive tanto que fazer!- e não é porque vocês estão em casa… é porque queremos fazer algo juntos. Crescermos juntos!

Se este discurso te irrita. Desiste já. Este curso não é para ti. Vou puxar muito mais pelos vossos sentimentos, pelas vossas emoções e se não consegues aguentar esta minha lamechice pegada de podermos trabalhar em conjunto para um bem comum… este workshop não é para ti.

Se nunca leste um texto meu e, no entanto, te queres inscrever no meu workshop, tenho uma exigência… vai ler alguns textos do Viaje Comigo e decide depois se queres mesmo aplicar o teu tempo comigo e com todos os outros que estarão empenhados em crescer com esta atividade. É preciso vir com humildade e se achas que estás acima do nível principiante, certamente que serás mais feliz a fazer outro workshop.

Ao leres os meus textos, no site, podes chegar a duas conclusões:
1 – Quero mesmo que a Susana me dê dicas de como posso começar a escrever;
2 – Nunca na vida esta pessoa me vai ensinar algo, pois eu escrevo melhor que ela.

Se o número 2 é a tua conclusão já percebeste que o teu tempo será desperdiçado aqui. Se escolheste o 1, terei todo o prazer em passar o que aprendi nos últimos anos com o Viaje Comigo, em relação à escrita para blogues.

Este I Workshop Online de Escrita para Blogues (abril/maio 2020) – Nível 1 – é totalmente grátis! Mas, quem quiser fazer um curso de escrita Nível 2, poderá fazê-lo comigo, em breve, uma vez que vou lançar um workshop mais completo para quem quer fazer um blogue de forma profissional e um workshop específico para Jornalismo de Viagens. Se estão interessados, enviem e-mail para workshops@viajecomigo.com e enviarei mais informações.

Outros Workshops Viaje Comigo, disponíveis brevemente, mas com conteúdo pago:
*Mais informações e preços podem ser solicitados pelo e-mail workshops@viajecomigo.com

Workshop Online de Escrita e Jornalismo de Viagens
– Workshop Online de Vídeo em Viagens, não profissional; para blogues e redes sociais
– Workshop Online de Fotografia de viagens, para blogues e redes sociais
– Workshop Online de Edição de video em iMovie (Nível 1)
– Workshop Online de Escrita para Blogues Nível 2

O maior erro das pessoas, que dizem que não conseguem escrever, é pensarem que não têm nada de interessante para contar. Há pessoas que, com pouco, conseguem contar uma história grande, outras, com muito, nem dão conta do que vivem no dia-a-dia.

Outro erro assumido é que o que sabemos não tem importância. Todos somos professores e alunos uns dos outros. Todos temos algo a aprender com o outro. Não o fazermos de forma sobranceira é o principal.

A minha vida não é mais importante ou mais animada do que a tua. Tu és o que és, neste momento. Amanhã, serás muito mais, porque estamos sempre a aprender. Lembrem-se que para fazer uma grande viagem é preciso começar com um simples passo. (pronto, vou parar com as frases feitas!)
E quando falamos em viagens não tem de ser viagem no sentido literal da palavra. Neste momento, todos estamos a começar uma “viagem” bem diferente nas nossas vidas.

Estamos a ser puxados ao limite e a irmos até onde nem imaginávamos que conseguíamos. Somos privados da nossa rotina, dos nossos passeios, de abraçarmos os amigos e a família; restringimos ações, mas não o façamos com o que sentimos. Esta é uma boa altura para colocar tudo cá para fora. E escrever é uma das melhores formas de o fazermos.

Os mais ligados à espiritualidade dirão que é também uma forma de nos ouvirmos/lermos a nós próprios. De conseguirmos perceber o que inconscientemente ainda não nos apercebemos. É também uma forma de mostrarmos o nosso Eu e darmos a mostrar o nosso verdadeiro temperamento, os nossos sentimentos. Quando abrimos o coração, os outros identificam-se mais connosco. Sentem isso?

A partir daqui vou criar exercícios, que podem seguir semanalmente e vamos mantendo-nos em contacto para partilharmos o nosso crescimento, através da escrita. Os textos serão publicados no Viaje Comigo. Não se preocupem, se desejarem, só eu saberei quem são os verdadeiros autores dos textos.

Lembrem-se que o primeiro segredo da escrita é… escrever! Escrevam todos os dias um bocadinho.

Como há muita gente inscrita que está a trabalhar, pediram-me um formato de workshop que pudesse funcionar para eles. Decidi, então, não colocar horários obrigatórios e arranjar forma de que seja fácil para todos, durante a semana, conseguirem produzir os textos pedidos.

Como se vai processar o workshop online de escrita para blogues do Viaje Comigo:

– Os inscritos serão contactados por e-mail para receberem os exercícios que serão lançados aqui no site.

– Todas as semanas é lançado aqui no Viaje Comigo um novo desafio de escrita. Um exercício que vos ajudará a libertarem-se mais e puxará pela vossa criatividade.

– Entretanto, serão publicadas várias dicas, para porem em prática, à medida que vão concretizando os exercícios. Leiam bem as dicas e comecem a usá-las no que escrevem.

– Para conseguirem uma evolução concreta, deverão seguir todos os exercícios, com apresentação dos textos, semanalmente. Os textos deverão ser enviados para workshops@viajecomigo.com identificando no “Assunto” o número da Aula. Exemplo: “Texto da Aula nº 1”.

– Não se assustem: quando falo em textos, estou a referir-me a alguns parágrafos no início e, depois, uma página ou duas, quando se sentirem mais à vontade. Isso também dependerá de vocês. Mas os textos nunca deverão ser muito grandes.

– Planeamento do Workshop Online de Escrita para Blogues*:

Datas: de 17 de abril 2020 a 24 de maio 2020

Total do workshop: 5 posts com dicas para se soltar na escrita + 5 exercícios práticos + 10 horas de apoio ao vivo

1º) O desafio/exercício é lançado à terça-feira (21 e 28 de abril e 5, 12 e 19 de maio). Consoante o que vos é solicitado, devem escrever as ideias, no vosso bloco de notas, durante o resto da semana, e começarem a alinhar o texto até sexta-feira.

2º) Sexta-feira (24 de abril e 1, 8, 15 e 22 de maio) é o dia em que teremos 2 horas, em que estou totalmente disponível para as vossas questões e dúvidas; onde falam das vossas maiores dificuldades. Farei um direto no YouTube em que poderão participar, tirando as dúvidas, mas o vídeo ficará depois disponível para quem não conseguir ver ao vivo.

3º) Com as dúvidas esclarecidas, terão mais facilidade em escrever e apresentar o texto até domingo à noite. Devem enviar o mesmo para workshops@viajecomigo.com identificando no “Assunto” o número da Aula. Exemplo: “Texto da Aula nº 1”. E nunca se esqueçam de assinar com o nome completo, dizendo também se querem que o nome seja divulgado, com o texto, ou não.

4º) Os textos serão publicados no Viaje Comigo (se quiserem com os vossos nomes ou só iniciais), mostrando a evolução do grupo. Ao partilharmos, vamos todos crescer com isso.

5ª) Serão abordadas superficialmente técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que os textos de blogues possam ter maior alcance. Mas, mais uma vez, repito, serão abordadas só superficialmente, uma vez que SEO merece um curso sozinho. Não sabem o que é SEO? Eu vou explicar mais para a frente.

6º) No final do workshop, será enviado (online) um certificado de quem fez o curso online e o terminou com aproveitamento mostrando o aperfeiçoamento das técnicas de escrita; e se tiver cumprido todas as aulas do workshop.

*As datas e horas das aulas poderão ser alteradas por imprevistos, como quebras de internet, ou dificuldades técnicas, etc.

Devem também preencher este formulário para estarem inscritos na atividade.

Vamos nessa? Estamos juntos!

AULAS JÁ DADAS:
Aula Nº 1
Aula Nº 2
Aula Nº 3
Aula Nº 4
Aula Nº 5

Foto: ©Jessica Lewis de Pexels

Foto: ©Jessica Lewis de Pexels

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo