Nível 2 do Workshop Online Escrita para Blogues, do Viaje Comigo Nível 2 do Workshop Online de Escrita para Blogues, do Viaje Comigo
Publicado em Maio 18, 2020

2020: Nível 2 do Workshop Online de Escrita para Blogues

Workshop de Escrita/ Workshops

Depois do Nível 1 do Workshop Online de Escrita para Blogues, do Viaje Comigo, é lançado o Nível 2 para dar continuidade ao mesmo, com novos desafios, trabalhando ainda mais a criatividade e conseguindo uma maior riqueza de vocabulário. Tal como no Nível 1, os temas mudarão todas as semanas, com o objectivo de os participantes ficarem mais ativos na escrita.

Como muita gente pergunta: existem truques para escrever de forma “mais solta”? Não existem truques na manga para aperfeiçoar a escrita – mas poderão ler, no Nível 1, algumas dicas de desbloqueio de escrita –  mas o que existe é consistência e perseverança: escrever, escrever, escrever… de preferência todos os dias, ou todas as semanas! Esse irá ser o truque mais valioso para conseguir ver uma evolução na forma como aborda temas. É preciso também – e desculpem a frase-feita – sairmos da nossa bolha e escrevermos muitas vezes sobre coisas que nem gostámos muito. Isso “força-nos” a sermos mais criativos.

Escrever ©StartupStockPhotos Pixabay

Escrever todos os dias ©StartupStockPhotos Pixabay

Se no Nível 1 nos soltámos mais… falando do que sentimos, do que queremos, do que vemos e ouvimos, e do que almejamos… Agora, as portas estão abertas para conseguirmos escrever sobre uma muita maior abrangência de temas.

Se muitas vezes nos pedem especialistas em certas áreas, a diversidade na escrita, ou na abordagem de temas, é sempre uma mais-valia. Ao escreverem mais, vão largando “muletas”, abandonando clichés, e descobrindo uma personalidade própria na escrita. Vão ficando também mais seguros sobre o que escrevem. Enquanto formos escrevendo, ao longo deste Nível 2, continuámos a abordar algumas técnicas de escrita para blogues.

O Nível 2 vai arrancar dia 1 de junho de 2020, com o primeiro exercício e, ao longo de quatro semanas, vamos abordar várias temáticas. Existirá um fio condutor e, ao longo do mesmo, o participante vai ser levado a escrever por diferentes formas: sobre o que gosta, mas condicionado com algumas regras; ou poderá ter a liberdade total da escrita… onde isso o levará? Eu muito estou curiosa por ver os resultados! O Nível 1 surpreendeu-nos a todos, por isso, aposto também que acontecerá o mesmo no Nível 2.

Nota importante: só poderá inscrever-se no Nível 2, quem já fez o Nível 1 -do Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo – com aproveitamento, ou seja, participando em todos os exercícios, de acordo com as regras previamente estabelecidas.

Aliás, farei um estudo sobre o que se passou no Nível 1 – analisando os textos dos participantes, ao longo do tempo – para que possam melhorar no Nível 2. Esse estudo será passado aos participantes, antes de começarmos o Nível 2, para que possam debruçar-se sobre os seus próprios pontos fortes e sobre os pontos fracos.

Workshop de Escrita - ©Free-Photos Pixabay

Workshop de Escrita – ©Free-Photos Pixabay

PLANEAMENTO DO NÍVEL 2 DO WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES*:

Datas: de 1 de junho de 2020 a 29 de junho de 2020

O que vai abordar o workshop: 4 aulas com dicas/exercícios para se soltar na escrita; explorar a criatividade; criar maior riqueza no vocabulário; trabalhar técnicas de escrita para blogues; aperfeiçoar o que foi aprendido no Nível 1. Acompanhamento online: um total de 8 horas, (cerca de 2 horas por semana), em grupo e individualmente se necessário.

1º) O desafio/exercício será lançado sempre à segunda-feira (1, 8, 15 e 22 de junho de 2020) e enviado para os participantes por e-mail. Depois de escrito, o mesmo deve ser enviado até quinta-feira seguinte, até às 11h00 (hora de Portugal continental). Enviem para geral@viajecomigo.com

2º) A sexta-feira (5, 12, 19, 26 de junho de 2020) é o dia em que teremos 2 horas juntos: em que estarei totalmente disponível para as vossas questões e dúvidas; onde vamos falar das vossas maiores dificuldades e de como podem mudar os vossos textos. Faremos um direto (em Zoom ou outra plataforma, para que possamos falar e partilhar). Quem não puder assistir poderá depois visualizar ou receber no e-mail as dicas.

3º) Com as dúvidas esclarecidas, terão mais facilidade em reescrever e mudarem o que for preciso no vosso texto, que deverão enviar até domingo à noite. Devem enviar o mesmo para geral@viajecomigo.com identificando no “Assunto” o número da Aula. Exemplo: “Texto da Aula nº 1”. E nunca se esqueçam de colocar o nome com que querem que vá assinado o texto.

4º) Os textos serão publicados no Viaje Comigo (se quiserem com os vossos nomes ou só iniciais), mostrando o vosso trabalho, todas as segundas-feiras (8, 15, 22 e 29 de junho de 2020).

5ª) Durante este workshop serão abordadas mais técnicas de escrita para blogues, como palavras-chave e SEO (Search Engine Optimization) para que os textos de blogues possam ter maior alcance.

6º) No final, será enviado (online) um certificado para quem fez o workshop e o terminou com aproveitamento mostrando o aperfeiçoamento das técnicas de escrita; e se tiver cumprido todos os exercícios.

*As datas e horas das aulas poderão ser alteradas por imprevistos, como quebras de internet, ou dificuldades técnicas, etc.

PROGRAMA DO NÍVEL 2 DO WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES

Aula Nº 1 –
Dois desafios por aula:
1 – Escrever em cadeia +
2 – Olhar para Nós: quem somos? Escrever a Biografia = Nós somos a nossa marca. Como gerir um blogue.

Aula Nº 2 –
Dois desafios por aula:
1 – Continuar o desafio de escrever em cadeia +
2 – Texto com Liberdade total de escrita + riqueza de vocabulário

Aula Nº 3 –
Dois desafios por aula:
1 – Continuar o desafio de escrever em cadeia +
2 – Trabalhar as palavras-chave em temática condicionada.

Aula Nº 4 –
Dois desafios por aula:
1 – Apresentar o desafio de escrever em cadeia +
2 – Desafio de escrita criativa + Rever/recuperar/remodelar textos antigos.

Todas as semanas será enviado um e-mail aos participantes, com as indicações do exercício. E também com dicas e sugestões de que deverão/poderão seguir enquanto estiverem a escrever.

Todas as semanas será publicado o texto que é o resultado dos exercícios (menos da Aula 1 – Biografia); no dia 29 de junho de 2020, último dia de publicações, serão publicados dois textos: o último exercício e o resultado da escrita em cadeia.

Workshops Viaje Comigo - Foto ©Pixabay

Workshops do Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo