Aula 4 - Workshop online de escrita para blogues - Nível 1 © Viaje Comigo Aula 4 - Workshop online de escrita para blogues - Nível 1 © Viaje Comigo
Publicado em Maio 11, 2020

Workshop Online de Escrita para Blogues – Aula Nº 4

Workshop de Escrita

Olá! Bem-vindo, querido leitor, aqui vamos nós para o quarto desafio do Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo. Se o primeiro exercício começou por tentar ajudar a desbloquear a escrita, o segundo e o terceiro continuaram esse processo mas acrescentaram algumas dicas para quem quer apostar num blogue. O resultado das dicas fez surgir dezenas de textos pessoais, da autoria dos participantes do workshop, e que agora estão publicados no Viaje Comigo. E que orgulho tenho nesses vossos textos! Agora, é tempo de avançarmos para novos desafios. Estás preparado?

21 Exercícios para desbloqueio da escrita

Poderás ler este novo texto – 21 Exercícios para desbloqueio de escrita – com exercícios práticos para trabalhares o que mais te bloqueia a escrita. Qual será o que vais fazer, como desafio, para escreveres o texto desta semana?

E QUAL VAI SER O QUARTO DESAFIO DO

WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES

DO VIAJE COMIGO? LÊ MAIS ABAIXO:

Esta semana, continuamos o desbloqueio da escrita – por isso, mantenham sempre presentes as dicas da Aula 1 e da Aula 2 – vamos continuar a trabalhar as palavras-chaves e os títulos, adaptados para o online (que expliquei na Aula 2), mas o tema vai ser bastante diferente. Vamos lá puxar pela memória, pelo que nos vai na alma, pelos sentidos e pela criatividade.

Todas as semanas, o processo do workshop é o mesmo e tem 7 PASSOS IMPORTANTES:

1 – Na terça-feira, dia 12 de maio 2020, é lançado o desafio/exercício aqui no site e enviado por e-mail a quem se inscreveu.
1.1 – Este exercício, que está publicado no final deste texto, deverá ser enviado até esta sexta-feira, de manhã (11h00 hora de Portugal), dia 15 de maio de 2020, por e-mail.
1.2 – Deverás colocar no Assunto: Texto da Aula 4 do Workshop de Escrita

2 – Com o exercício, deverás enviar (num documento Word):
2.1 – Texto e título (texto com 2 mil caracteres no máximo e título com 60 caracteres no máximo)
2.3 – As tuas maiores dificuldades: o que te custou mais quando escreveste esse texto.
2.2 – Qual o tema sobre o qual mais gostas de escrever?
2.4 – Escolhe uma palavra desta lista, tal como o fizemos no exercício 2 e 3, e deves dizer qual a palavra que escolheste.
2.5 – Assina o texto, como desejas que seja publicado.

3 – Deves enviar tudo para o e-mail workshops@viajecomigo.com

4 – Sexta-feira, 15 de maio de 2020, às 21h00, começo o direto no canal do YouTube do Viaje Comigo (cliquem aqui), a falar de como podem ultrapassar as dificuldades, com base no que me enviaram, e a dar mais dicas práticas sobre escrever para blogues. Podes participar com comentários em direto. Se por alguma varia técnica, não conseguir fazer o direto, enviarei posteriormente um vídeo.

5 – Tens, depois, sábado e domingo para releres e reorganizares de novo o texto, com base nas dicas que vos dei.

6 – Até domingo à noite, dia 17 de maio de 2020, deverás enviar novamente para o e-mail o texto revisto e finalizado; pronto para publicação aqui no Viaje Comigo.

7 – O texto será publicado na segunda-feira no Viaje Comigo, dia 18 de maio de 2020 – como os da aula 1, os da aula 2 e os da aula 3.

Todas as semanas, dou-vos como sugestão um fundo musical, que seja inspiracional, para escreverem. Por isso, deixo aqui, também, uma música para escreverem o próximo texto:

4º EXERCÍCIO DO WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES:

1 – Tema: o que gostavas de fazer para mudar o mundo? O que está ao teu alcance, mas ainda não o puseste em prática? O que queres fazer a curto prazo? E a longo prazo? Acreditas que cada um de nós pode  fazer a diferença? Há alguma história/situação que te tenha feito “descer à Terra”? Alguma “chapada” ou ensinamento que gostasses de partilhar?

Anota as primeiras ideias que te vêm à cabeça. Escreve. Já têm um texto/rascunho? Relê só mais tarde. Escreve de novo. Relê no dia seguinte. Envia.

2 – Acrescenta SEMPRE muitos detalhes pessoais. As descrições têm de ser (ainda) melhor trabalhadas nesta semana.

3 – Usa uma das palavras do meu desafio Uma palavra nova por dia, durante um mês – leiam aqui*

3 – Não deves escrever mais do que 2000 caracteres (incluindo os espaços – no word têm a contagem de caracteres). Mais uma vez, o facto de não poderes escrever livremente, e teres as letras contadas, vai obrigar-te a seres mais criativo, quando tiveres de ser concisos. Cumpre o limite de caracteres!

4 – Lembra-te que o primeiro parágrafo tem de ter as palavras-chave – é a introdução. A partir do segundo será o desenvolvimento da história e o terceiro terá de ter uma conclusão. Capricha na conclusão. Pronto, capricha em tudo 😀

5 – Não te esqueças do título: deverá ser criativo e não deve exceder as 60 letras (com espaços incluídos)

O meu exemplo:
A chapada cultural

Há uns anos, num aeroporto de Itália (em Roma ou em Milão, já não me recordo), estava com fome e debatia-me com a intransigência de uma pizzaria em não me vender meia pizza. Desisti e já estava a vir embora, quando uma senhora fez o mesmo pedido. Quando também apanhou o não, cheguei-me e propus que dividíssemos uma. Aceitou prontamente.
Era uma senhora rechonchuda, com uma túnica comprida e lenço na cabeça. Muçulmana, portanto. Mala de marca pendurada no braço, muito simpática e sorridente.

Quando lhe dei metade do dinheiro da pizza, perguntou se se podia juntar a mim. Sorri e disse-lhe que sim. Eu estava acompanhada, avisei-a. Disse que não havia problema e, de tabuleiro em mãos, dirigimo-nos para a mesa, onde estavam outros bloguers de viagens de vários países.
Não que tenha pensado muito… mas ver a senhora sozinha, assim vestida, no aeroporto, questionei de onde seria. Pensei que me diria que ia para a Arábia Saudita ou algo do género… Sentámo-nos e foi ela que começou com perguntas. Expliquei-lhe que éramos bloggers de viagens e tínhamos ido trabalhar com o turismo de Itália. “Que interessante!”, disse com entusiasmo. Perguntei-lhe o que estava a fazer em Itália e, confesso-vos, surpreendeu-me:
– Vim a um congresso médico. Sou ginecologista e moro em Berlim.
Toca-me no braço, num gesto de irmandade feminina, enquanto ajeita o lenço na cabeça, e continua:
“Nem imaginas as coisas boas que vêm aí para as mulheres no campo ginecológico”. Rimo-nos. E nós, mulheres, ansiosas por saber mais, mas tínhamos um voo para apanhar e despedimo-nos.

Conclusão: chamo-lhe a chapada cultural. Por muito que tenha já viajado, ainda noto que posso estar presa a alguns estereótipos e não estava a imaginar conhecer uma ginecologista, de túnica e lenço, a morar em Berlim e a falar muito bem inglês. Foi das melhores “chapadas” que podia ter tomado, para perceber, ainda melhor, que o “nosso mundo” está dentro de vários mundos. E manter sempre a mente aberta.

PS – Eu também escrevi um texto com 2500 caracteres e tive de cortar até aos 2000! Vocês conseguem! 😀

Fico ansiosamente a aguardar pelos vossos novos textos (workshops@viajecomigo.com)

Por favor, tem em atenção que o facto de fazermos um workshop online, implica que a maior parte da comunicação se efetue por e-mail. Mas, podes sempre vir aqui diretamente ao site, ver as publicações. Se não tiveres recebido o meu e-mail de volta, verifica na pasta de Spam, na pasta Promoções ou até na do Lixo, uma vez que o envio de muitas mensagens ao mesmo tempo poderá levar a que o e-mail se desvie da Caixa de Entrada.

Workshop de Escrita - ©Free-Photos Pixabay

Workshop de Escrita – ©Free-Photos Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo