Workshop online de escrita para blogs-Aula 2 © Viaje Comigo
Publicado em Abril 27, 2020

Workshop online de escrita para blogues do Viaje Comigo – Aula Nº 2

Workshop de Escrita

Olá! Bem-vindo, querido leitor, aqui vamos nós para o segundo passo do Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo. Depois do primeiro exercício, de libertação da escrita, e do que sentimos, vamos agora dedicar-nos e à segunda aula, que vai trazer-te outras descobertas.

O primeiro exercício foi sobre desbloquear a escrita; escrever sobre a saudade; tentar soltarmo-nos mais no que escrevemos, passando os nossos sentimentos e pensamentos para as palavras. O resultado das dicas dadas fez surgir 27 textos pessoais, da autoria dos participantes do workshop, e que agora estão publicados no Viaje Comigo. E que orgulho tenho nesses vossos textos! Agora, é tempo de avançarmos para novos desafios. Estão preparados?

To blog or not to blog -©Suzy Hazelwood de Pexels - A Vintage Typewriter

To blog or not to blog -©Suzy Hazelwood de Pexels – A Vintage Typewriter

Para quem chega de novo e pergunta:
– Mas, óooooo Susana, só hoje soube da existência do workshop e gostava de o fazer. Ainda posso?
– Sim, poderás fazer o workshop, desde que sigas os seguintes 4 passos:

1 – Primeiro, tens de ler a Introdução, só para teres a certeza de que queres mesmo fazer o workshop e se ele é o que desejas/precisas.
2 – Portanto, para fazeres e participares com este exercício da Aula 2, tens de fazer primeiro o da Aula 1. O que significa que terás de fazer dois nesta semana, para conseguires acompanhar o grupo.
3 – Tens de preencher este formulário para te inscreveres.
4 – E, sobretudo, tens de enviar os exercícios e assistir aos vídeos no prazos e datas estipuladas.

Por favor, tem em atenção que o facto de fazermos um workshop online, implica que a maior parte da comunicação se efetue por e-mail. Mas, podes sempre vir aqui diretamente ao site, ver as publicações. Se não tiveres recebido o meu e-mail de volta, verifica na pasta de Spam, na pasta Promoções ou até na do Lixo, uma vez que o envio de muitas mensagens ao mesmo tempo poderá levar a que o e-mail se desvie da Caixa de Entrada.

Na verdade, todas as semanas, o processo do workshop é o mesmo e tem 7 DADOS IMPORTANTES:

1 – À terça-feira é lançado o desafio/exercício aqui no site e  enviado por e-mail a quem se inscreveu.
1.1 – Este exercício, que está publicado no final deste texto, deverá ser enviado até esta sexta-feira, de manhã, dia 01 de maio de 2020, por e-mail. Assunto: Aula 2 do Workshop de Escrita

2 – Com o exercício, deverão enviar as vossas maiores dificuldades: o que vos custou mais quando começaram a escrever esse texto.

3 – Devem enviar tudo para o e-mail workshops@viajecomigo.com

4 – Sexta-feira, 01 de maio de 2020, às 21h00, começo o direto no canal do YouTube do Viaje Comigo (cliquem aqui), a falar de como podem ultrapassar as dificuldades, com base no que me enviaram, e a dar mais dicas práticas sobre escrever para blogues. Podes participar com comentários em direto.

5 – Têm, depois, sábado e domingo para relerem e reorganizarem de novo o texto, com base nas dicas que vos dei.

6 – Até domingo à noite, dia 03 de maio de 2020, deverão enviar novamente para o e-mail o texto revisto e finalizado; pronto para publicação.

7 – O texto será publicado na segunda-feira no Viaje Comigo – como estes.

Importante: criei uma lista de palavras para utilizares nos textos. Uma palavra nova por dia, durante um mês – leiam aqui. Quero que escolhas uma delas e a utilizes no teu texto desta semana.

O e-mail que me vais enviar deve conter:
– título
– texto
– a forma como queres assinar o teu texto
– qual foi a palavra que usaste
– quais as dificuldades.

Todas as semanas este será, salvo informação contrária, o processo de funcionamento do workshop, por isso, continuem a verificar o vosso e-mail.

Dúvidas? Envia-me e-mail para workshops@viajecomigo.com

Smile ©Pexels©Pixabay

Smile ©Pexels©Pixabay

E QUAL VAI SER O SEGUNDO DESAFIO PARA ESTA SEGUNDA SEMANA DO

WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES DO VIAJE COMIGO?

Esta semana, além de continuarmos o desbloqueio da escrita – por isso, mantenham sempre presentes as dicas da Aula 1 – vamos trabalhar as palavras-chaves e os títulos, adaptados para o online.

DICAS PARA COMEÇAR A ADAPTAR A ESCRITA À LINGUAGEM DOS BLOGUES

1 – Palavras-chave

Para quem tem blogues ou websites, falar de palavras-chave (keywords) é muito importante. É a partir das palavras que os leitores escrevem na pesquisa, dos motores de busca (como o Google), que vêm parar à nossa página. Assim, temos de pensar em quais são as palavras importantes sobre o tema que estamos a escrever.

Dando o exemplo do tema da Aula 1: se querem cativar pessoas para lerem o que escreveram sobre a “Saudade”, nestes tempos, temos de associar a palavra a outras como “Quarentena”, “Confinamento”, “Covid-19”, “Coronavírus”, etc.? … O que escolheriam?

A questão das palavras-chave é sempre mais fulcral no título e no primeiro parágrafo, sendo que os motores de busca dão-lhes extrema importância, assim como a qualidade dos textos. Considera como se as palavras-chave fossem as hashtags que usas em redes sociais, por exemplo.

Exemplo: vou fazer um texto sobre uma receita de bolachas de chocolate com sementes de sésamo, que leva ovos, frutos secos, farinha, chocolate e sem açúcar.
O que pesquisam as pessoas online? Quais devem ser as palavras-chave?

Exemplo de título:
Receita de bolachas de chocolate sem açúcar

Exemplo de primeiro parágrafo:
Esta semana trago-vos uma receita nova e que promete desafiar os mais gulosos: e que tal experimentarem fazer umas bolachas de chocolate, com sementes de sésamo, frutos secos e sem açúcar? Garanto-vos que são muito fáceis de fazer e com todo o sabor do chocolate.

2 – Dicas para primeiro parágrafo em blogues

O primeiro parágrafo online tem uma importância extrema. É a nossa forma de cativarmos o leitor, com uma breve introdução. E deve conter palavras-chave sobre o que vos falar: ao conter essas palavras, vai dar informações aos motores de busca, que estamos a escrever sobre “tal assunto” e, por isso, vai-nos colocar nas primeiras páginas da pesquisa.
Esta semana vamos colocar isso já em prática. Não se esqueçam de trabalharem com as palavras-chave tanto no título como no primeiro parágrafo.

3 – Título nos blogues

Os títulos são o chamariz do leitor e é muitas vezes a partir deles que podemos ter mais gente a seguir o que escrevemos. Online devem ser títulos claros, objetivos, se for um texto com alguma informação útil. Se for um texto filosófico, ou uma crónica, algo mais pessoal, poderá ser menos objetivo, mas se tiver uma palavra-chave importante será sempre mais visto.
Por isso, caprichem no título. Deve ser criativo, uma espécie de resumo do que escreveram ou um jogo de palavras que dê a entender o tema.

Já devem ter ouvido de clickbait: uma forma de as publicações ganharem mais visualizações, com títulos que depois, vai a ver-se, e não têm nada a ver com o que está no texto. Entretanto, o leitor já caiu na “armadilha”. Clicou, foi ler e deu visualizações. Também há clickbait de títulos genuínos e verdadeiros cujo objectivo é deixar o leitor curioso e até aí tudo bem. Trabalhem esta vertente!

Porquê a importância de visualizações?
Se ninguém os ler, deixam de ter cliques, se deixam de ter cliques deixam de ter publicidade – e que marca quer pagar para estar num site que não tem leitores? – e, sem publicidade, não há dinheiro para pagar salários de quem trabalha nas publicações. O que pode acontecer também é: não clicar sequer e ficar com aquela ideia errada transmitida pelo título. Been there, done that, certo?

Portanto, o título:
– Deverá ser bem pensado, chamativo, criativo e ilustrar o que escrevemos
– Não deverá ter mais do que 60 caracteres, incluindo os espaços, uma vez que a maior parte dos motores de busca utiliza essa “medida” para procurar os temas que os internautas procuram.
– Sei que, para muitos, vai ser uma luta conseguirem um título com esse tamanho (eu própria ultrapasso muitas vezes), mas faz parte do desafio. Quanto mais pequeno, mais vamos puxar pela criatividade e a pensar fora da caixa.

4 – Usa frases pequenas e foge dos clichés

Se o blogue vai ser um espelho do que somos, e cada um de nós é único, será bom que usemos as palavras para mostrarmos a nossa individualidade. Devemos fugir das frases feitas, dos chichés, e tentar arranjarmos nós comparações e metáforas novas.
Aposta sempre em frases pequenas. Uma ideia, uma frase. Se for grande, cheia de informações, de vírgulas, interjeições, etc, cada vez será mais difícil para o leitor seguir a tua linha de raciocínio.
E o que é uma frase grande, Susana? Será uma frase com mais de 30 palavras, por exemplo.

Estás com dificuldades de concentração? Esta foi a música que usei, nos últimos dias, para me concentrar na escrita.

2º EXERCÍCIO DO WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES:

1 – Tema: Se voltasses ao passado… que conselhos darias a ti próprio enquanto criança/adolescente?
Mais um texto para vos pôr a pensar. Reparem que o que vos peço é precisamente o contrário do que vos digo para fazerem nos vossos blogues. Nos vossos blogues vão escrever sobre o que querem, sobre os temas que estão à vontade. Mas, a minha missão é que o que escrevam vos saia da “alma”. Vai “doer” um bocadinho. Escrevam. Parem. Vão reler depois. Escrevem de novo. Relêem no dia seguinte. Enviam.

2 – Acrescenta sempre alguns detalhes pessoais. Usa uma das palavras do meu desafio Uma palavra nova por dia, durante um mês – leiam aqui*

3 – Vais escrever três parágrafos sobre isso. Não deves escrever mais do que 2000 caracteres (incluindo os espaços – no word têm a contagem de caracteres). Mais uma vez, o facto de não poderes escrever livremente, e teres letras contadas, vai obrigar-te a seres mais criativo quando tiveres de ser conciso.

4 – Lembra-te que o primeiro parágrafo tem de ter as palavras-chave – é a introdução. O segundo será mais aberto à criatividade – desenvolvimento – e o terceiro terá de ter uma conclusão. Capricha na conclusão.

5 – Não te esqueças do título: deverá ser criativo e não deve exceder as 60 letras (com espaços incluídos)

6 – Devem enviar tudo num documento word: ajuda-vos a verem os erros e tem o contador de caracteres.

*No e-mail que me vais enviar, além do título e do texto, das dificuldades, e da forma como queres assinar o teu texto, diz-me qual foi a palavra que usaste.

Fico ansiosamente a aguardar pelos vossos novos textos (workshops@viajecomigo.com)

Datas e dealines:

1 – O exercício deve ser enviado até esta sexta-feira, de manhã, dia 01 de maio de 2020, por e-mail.
2 – Sexta-feira, 01 de maio de 2020, às 21h00, começo o direto no canal do YouTube do Viaje Comigo (cliquem aqui), a falar de como podem ultrapassar as dificuldades, com base no que me enviaram. Podes participar com comentários em direto.
3 – Têm, depois, sábado e domingo para reorganizarem de novo o texto, com base nas dicas.
4 – Até domingo à noite, dia 03 de maio de 2020, deverão enviar novamente para o e-mail o texto revisto e finalizado; pronto para publicação.
5 – O texto será publicado na segunda-feira no Viaje Comigo – como estes.
6 – Devem enviar tudo para o e-mail workshops@viajecomigo.com

Todas as semanas este será, salvo informação contrária, o processo do workshop, por isso, continuem a verificar o vosso e-mail.

Dúvidas? Envia-me e-mail para workshops@viajecomigo.com

Maximo Gorki - Viaje Comigo ©Canva

Maximo Gorki – Viaje Comigo ©Canva

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo