Workshop online de escrita para blogues Aula nº1 © Viaje Comigo Workshop online de escrita para blogues Aula nº1 © Viaje Comigo
Publicado em Abril 20, 2020

Workshop online de escrita para blogues – Aula nº1

Workshop de Escrita

Olá! Bem-vindo, querido leitor, à primeira aula do Workshop Online de Escrita para Blogues do Viaje Comigo. É aqui que tudo começa. Estás preparado? Espero que tenhas lido a Introdução com atenção, porque estão lá elementos muito importantes para o decorrer desta atividade.

Por favor, tem em atenção que o facto de fazermos um workshop online, implica que a maior parte da comunicação se efetue por e-mail. Se não tiveres recebido o meu e-mail de volta, verifica na pasta de Spam, na pasta Promoções ou até na do Lixo, uma vez que o envio de muitas mensagens ao mesmo tempo poderá levar a que o e-mail se desvie da Caixa de Entrada.

E vocês perguntam:
– Mas, Susana, só hoje vi o workshop e gostava de o fazer. Ainda posso?
– Poderás fazer o workshop, desde que sigas os passos todos. Portanto, para fazeres e participares com o exercício da Aula 2, tens de fazer este da Aula 1 (tens de preencher este formulário).

Este texto está dividido em:
– Dados importantes, datas e prazos
– Dicas para a escrita
– Exercício a ser feito

Foto: ©Jessica Lewis de Pexels

Foto: ©Jessica Lewis de Pexels

7 DADOS IMPORTANTES:
1 – O exercício deverá ser enviado até esta sexta de manhã, dia 24 de abril, por e-mail.
2 – Com o exercício deverão enviar as vossas maiores dificuldades: o que vos custou mais quando começaram a escrever esse texto?
3 – Devem enviar tudo para o e-mail workshops@viajecomigo.com
4 – Sexta-feira, dia 24 de abril, às 21h00 começo o direto no canal do YouTube do Viaje Comigo (cliquem aqui), a falar de como podem ultrapassar as dificuldades, com base no que me enviaram. Quem quiser pode participar com comentários em direto.
5 – Têm, depois, sábado e domingo para reorganizarem de novo o texto, com base nas dicas.
6 – Até domingo à noite, dia 26, deverão enviar novamente para o e-mail o texto revisto e finalizado.
7 – Vou rever todos e enviar para vocês algumas dicas.

Todas as semanas este será, salvo informação contrária, o processo, por isso, continuem a verificar o vosso e-mail. Caso existam modificações avisarei por lá.

Começo com uma dupla de dicas-base:

1 – Apontar tudo
Começa a tirar apontamentos sobre tudo e sempre que te lembrares de algo interessante. Se for algo sobre o qual gostarias de escrever: aponta. Nem que sejam apenas algumas palavras. O resto virá depois.
Vais ter ideias ao longo do dia. Se não tiveres um caderno e caneta, à mão, aponta no telefone ou grava um áudio. Não imaginam a quantidade de vezes que já fiz isso… estar quase a adormecer e apareceram ideias. Gravo áudio para não me esquecer ou escrevo no Bloco de Notas do telemóvel.

2 – Escrever, escrever, escrever
O ideal será escrever um pouco todos os dias. Se não tens tempo, ou paciência, para isso, vai guardando as ideias e depois compila-as num texto, quando te sentares para escrever. Faz frases curtas.

Eu tenho algumas dicas e também questões, que gostaria que respondessem para vocês mesmos e depois começamos com os exercícios práticos. Precisam de se concentrar? Coloquem os auscultadores e descubram a música que vos dá maior inspiração. Eu gosto desta para me focar e escrever.

Escrever - Foto: Pexels Canva - Fountain Pen and Notebook

Escrever – Foto: Pexels Canva – Fountain Pen and Notebook

Questões para responderem a vocês mesmos e dicas importantes para começarem a soltar a escrita

1 – Como gostas de escrever?
Em papel ou no computador? Tens de escrever no papel e usar caneta e depois passar para o computador? Faz como te sentires melhor. Apenas uma dica minha: se queres passar a escrever mais rápido no computador, obriga-te a teclar cada vez mais. Se não, usufrui do escrever no teu caderno preferido. Pode parecer que não, mas tudo isso influencia na nossa criatividade.

2 – Quanto tempo por dia vais dedicar à escrita?
És tu quem decide, mas guarda algum tempo para escrever as tuas ideias e transformá-las em dois ou mais parágrafos, por dia. Não te apresses… não estamos a escrever um livro e não é uma tese de mestrado!
Este workshop serve para soltar a escrita, sobretudo para quem tem dificuldade em começar os textos.

3 – Não cries filtros
Os primeiros apontamentos têm de ser tal como os teus pensamentos fluem. Nem te preocupes se estás a escrever com erros. Ainda é só um rascunho. OK? Deixa simplesmente a caneta/lápis/escrita no teclado correr e mesmo que, primeiro, não faça sentido, depois vais ter a oportunidade de tratar do texto de forma a ficar perceptível.
É como tirar apontamentos do que se quer escrever e depois passar à escrita propriamente dita. Não queiras logo escrever algo perfeito! Escreve, deixa ficar a “marinar” e voltas mais tarde para aperfeiçoar e ter algo que algo faça sentido.

4 – Escrever o quê?
“Mas, Susana, sobre o que vou escrever??? Tenho tanta informação e não consigo decidir-me sobre que assunto vou escrever…”, dizem-me vocês.
– Sobre o que gostas de escrever? Queres escrever sobre viagens, sobre jardinagem, sobre os teus filhos, sobre os animais de estimação, sobre o teu dia-a-dia?
A primeira aposta – e esta é sempre uma aposta ganha – é escrever sobre o que se gosta. A paixão irá transparecer. E essas palavras ajudarão a libertares-te cada vez mais.
Por exemplo, vais escrever sobre receitas e gastronomia. Primeiro será bom fazeres receitas com que estejas mais à vontade. Mas, o blogue traz-nos também desafios e, por isso, arrisca e vai experimentando fazer coisas novas e diferentes.

5 – Não fiques preso ao que os outros pensam
A segunda aposta: é escrever para ti. Não dês demasiada importância ao que os outros vão pensar sobre o que escreveste.
Quando comecei o Viaje Comigo foi também para manter a informação viva das viagens que fazia. Ou seja, sempre que alguém me pedia uma dica sobre a minha última viagem mandava-o ir ver no site (porque está tudo aqui!). De cada vez que me perguntavam em que hotel fiquei em Dublin… nunca me lembrava. E cada vez mais, o site funciona como memória auxiliar.
Mas, voltemos ao tema principal: eu, escrevo primeiro para mim e depois para os outros. Mas, tudo se funde no Viaje Comigo, porque tudo o que eu “vivo” nas viagens vai ser útil para quem viajar para aqueles locais.

6 – Criar uma comunidade
Depois de escreveres para ti e quando fores criando uma comunidade – se for esse o seu intuito – começa a ouvir também os seus leitores. O que querem eles? Tens alguma especialidade, nalgum tema que lhes possa ser útil?
Exemplo: alguém que foi mãe há pouco tempo será sempre uma “voz” a que as futuras mães estão atentas. Alguém que tem filhos ou familiares com problemas específicos de saúde também será sempre alguém que poderá ser de facto útil a outros com o mesmo problema. Todos gostamos de saber que há mais gente na nossa situação, que não estamos isoladas. Todos gostamos de nos sentirmos dentro da comunidade, por muito diferentes que nos sintamos.

Seize the day - Foto: haleybossart ©Pixabay

Seize the day – Foto: haleybossart ©Pixabay

7 – Ética e consciência
Há que ter consciência sobre o que se escreve. Cada vez há mais gente a escrever online. Cada vez há mais informação. E cada vez há mais fake news e informação que não está correta. Se estás a escrever sobre algo que ultrapassa a tua experiência/profissão/conhecimento, por favor, certifica-te que a informação que estás a passar é a correta. Números e informações devem ser retirados de websites oficiais e de meios de comunicação credíveis.

8 – Escrever para desanuviarmos
Já o disse em textos anteriores: escrever sobre o que estamos a viver – especialmente nos dias de hoje – é também uma espécie de catarse. Aquele peso que sentimos, por vermos nas notícias tanta desgraça, e pouco podermos ajudar é naturalmente algo que nos faz sentir impotentes. E escrever sobre isso ajuda? Eu acho que sim… talvez ao escrevermos sobre a situação de alguém possamos estar a dar-lhe a importância que merece e que os media não conseguiram dar… podemos dar voz aos que não a conseguem de outra forma!
Talvez encontremos alguma paz de espírito ao deitar tudo cá para fora.

9 – Como escrever sobre o passado
Se não queres escrever sobre o dia-a-dia e preferes escrever sobre as tuas viagens passadas, recomendo que: olhes para as fotografias e vídeos da sua última viagem. Para reavivar as memórias da mesma. Vai tirando anotações do que te lembrares: as cores dos locais, o ambiente, os cheiros; o local fez-te lembrar algum sítio onde já tinhas estado?; o que comeste?; qual a comida que mais gostaste; quais os sabores mais marcantes; como se vestiam as pessoas; estava calor, frio?; etc..
E quando falo de escrever sobre viagens pode ser uma viagem de comboio; de avião; de carro; de bicicleta, etc.

“Ah, mas eu não viajo há muito tempo”, dizes-me tu. Não faz mal. Faz como se fosse um caderno de memórias. “Corria o ano de 1976, ano em que o meu mais velho tinha nascido, quando decidimos viajar pela Europa de comboio”.

Ou seguir uma descrição pormenorizada e uma reflexão do que vivenciámos, como por exemplo:
“Não conseguia tirar os olhos do homem sentado à minha frente. Tremia todo o corpo à medida que o comboio seguia mais rapidamente. Com dois dedos brincava com a barba e ia sorrindo para mim, mostrando os dentes amarelecidos do tabaco. Em todo o Sri Lanka, as pessoas sorriem-nos, transpirando felicidade. Como alguém que vive com tão pouco, tem uma postura tão sorridente para com a vida? Tanto têm que nos ensinar, não é?”

10 – Escrever para nos soltarmos
Não somos especialistas, não somos escritores. Isto não é uma corrida. Vamos com calma e, aos poucos, evoluindo. Repara também que à medida que te vais soltando mais a escrever, vais começar a expressar-te cada vez melhor e vais também tomando consciência das suas maiores dificuldades. Partilha-as comigo.

11 – Aprender palavras novas todos os dias
Se tiveres um dicionário de papel em casa, abre numa página sem olhar e vê uma palavra que nunca tinhas usado.
Depois, tenta fazer uma frase, ou um parágrafo, em que a vais usar. Se já não tiveres o dicionário em papel, vai online ao Priberam e terás lá a Palavra do Dia (na coluna do lado direito), com uma sugestão que poderás usar. Se reunires as palavras do dia, durante uma semana, desafia-te a fazer alguns parágrafos usando cada uma delas.

12 – Leiam mais
Peguem no último livro que leram e gostaram. Vão lá e retirem um parágrafo que vos marcou. Pode até ser um livro de receitas e a partir daí escrevendo algo que vou veio à memória.

Exemplo meu: “Não há forma de fazer o pão de centeio e não fazer uma viagem no tempo. Sou uma miúda, de 7 anos, e estou sentada na mesa de madeira da minha avó. Já cheira à lenha queimada, ao aquecer do forno, enquanto ela amassa a massa do pão, como quem lava a roupa branca na pia de pedra. Era eu pequena e sentia aquela farinha, que rodopiava no ar, a pousar-me na ponta do nariz. E ficava era mesmo contente quando a minha avó me deixava comer um bocadinho da massa crua do pão. Não há forma de fazer este pão e não fazer essa viagem no tempo. Em que que o tempo parava e não havia nada mais importante para fazer, do que ver a minha avó a fazer pão. Que saudades desse tempo”.

Lembrem-se de personalizarem os vossos textos, com as vossas recordações, memórias, gostos, preferências, etc.
Tem de existir um certo “egoísmo” ao se lançar um blogue. Primeiro o blogue é feito para nós e só depois para os outros (leitores). Primeiro tem de ser o vosso espelho, ainda que futuramente vá ao encontro de gostos de muitas outras pessoas.

Depois de lerem todas estas dicas e assimilarem algumas delas – espero eu !- deixo-vos o primeiro exercício.

1º EXERCÍCIO DO WORKSHOP ONLINE DE ESCRITA PARA BLOGUES:

1 – Vamos falar de saudade
Como vos disse, vamos aproveitar os tempos que vivemos para pormos (quase) tudo cá para fora. E provavelmente não há palavra que estejamos a usar mais do que “Saudade”.

2 – Os tempos do novo coronavírus puseram-nos com saudades de muitas coisas. Mas, outras, sabemos que temos de mudar e, mesmo com saudades, vão ficar no passado.

3 – Vamos escrever três parágrafos sobre isso? Acrescentem sempre alguns detalhes pessoais.

4 – Quando escolherem o tema lê para trás todas as dicas que dei, sobretudo a que diz para recordar sons, cheiros e personagens, que podem incluir na história.

Fico ansiosamente a aguardar pelos vossos textos (workshops@viajecomigo.com)

Datas e dealines:

1 – O exercício deverá ser enviado até esta sexta de manhã, dia 24 de abril, por e-mail.
2 – Com o exercício deverão enviar as vossas maiores dificuldades: o que vos custou mais quando começaram a escrever esse texto?
3 – Devem enviar tudo para o e-mail workshops@viajecomigo.com
4 – Sexta-feira, dia 24 de abril, às 21h00 começo o direto no canal do YouTube do Viaje Comigo (cliquem aqui), a falar de como podem ultrapassar as dificuldades, com base no que me enviaram. Quem quiser pode participar com comentários em direto.
5 – Têm, depois, sábado e domingo para reorganizarem de novo o texto, com base nas dicas.
6 – Até domingo à noite, dia 26, deverão enviar novamente para o e-mail o texto revisto e finalizado.
7 – Vou rever todos e enviar para vocês algumas dicas.

Vídeo da primeira aula no YouTube.

Todas as semanas este será, salvo informação contrária, o processo, por isso, continuem a verificar o vosso e-mail. Caso existam modificações avisarei por lá.

Foto Lum3n.com de Pexels

Foto Lum3n.com de Pexels

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo