Decoração com plantas - Foto: StockSnap©Pixabay Decoração com plantas - Foto: StockSnap©Pixabay
Publicado em Abril 30, 2020

10 dicas: como manter um ambiente saudável, se trabalhar em casa

Covid-19/ Decoração/ Notícias

Ao que tudo indica, mesmo com o final do Estado de Emergência, muita gente vai continuar com teletrabalho. E como manter um ambiente saudável e criativo, se estiver a trabalhar em casa? Assim, mais uma vez, trago as minhas dicas, uma vez que trabalho a partir de casa, quase há 10 anos! Passa muito tempo seguido sentada? Já não poder olhar para a secretária, ou para a mesa da sala?… Precisa de fazer mais paragens?… Como não nos distraímos com as redes sociais?… Algumas dicas já tinha dado aqui, neste texto, que indica 12 ideias de organização para quem trabalha em casa. Agora, acrescento estas para que nos mantenhamos num ambiente saudável e criativo.

Claro que, também mais uma vez, é mais “olhem para o que eu digo, do que para o que faço”, porque muitas das sugestões que apresento tenho alguma dificuldade em seguir… e outras só há pouco as implementei. Espero que vos ajudem!

Livros à janela - Foto© LUM3N ©Pixabay

Livros à janela – Foto© LUM3N ©Pixabay

1 – Lembretes

Depois de dores nas costas e duas tendinites, tive de começar a colocar lembretes, no telemóvel, para me lembrar de levantar, andar, caminhar e fazer alongamentos. São muitas horas (demasiadas!), sentada, em frente ao computador. Agora, com esta paragem forçada (da Covid-19), em que nem grandes caminhadas podemos fazer, comecei também a fazer aulas online de Ioga, dança, etc. Tento fazer, pelo menos, dia sim, dia não, mas confesso-vos que, às vezes, fico uma semana sem ir às aulas online. Quando começo a sentir as dores nas costas… já sei que me estão a faltar os benditos alongamentos do Ioga e lá vou eu.

2 – Frases motivadoras

Se resultar consigo – e tiver um espaço próprio de trabalho – ter junto da secretária frases inspiracionais, podem ser o que precisámos para ficarmos mais motivados. Se gostam de ler, podem ficar com algumas Frases Inspiradoras sobre Livros, que reuni neste texto.

3 – Luz natural

Ter luz natural no espaço de trabalho é meio caminho andado para ter melhores resultados, para se estr mais focado, além de que ter uma boa luz evita dores de cabeça e problemas a nível da visão.

Bolachas e café - Foto: TanerSoyler ©Pixabay

Bolachas e café – Foto: TanerSoyler ©Pixabay

4 – Plantas

Esta é para mim a parte mais difícil. Eu mato as plantas todas, mesmo as que dizem ser mais resistentes. Tenho ali, invictos, um cacto e os bambus da sorte, que de facto duram há anos! Como, na sala todas, morriam comecei a comprar de plástico. Eu sei que não é a mesma coisa, mas dá um ar mais leve ao espaço e eu gosto da cor verde. Agora, como sabia que ia passar ainda mais tempo em casa (com a Covid-19), fui comprar três lindos vasos e gosto mesmo do ambiente que dão. Ajudemos também, nesta altura, os pequenos comerciantes: vão às floristas de bairro e comprem um vaso para alegrar o vosso espaço.

5 – Cheirinhos

Estudos mostram que cheirinhos de limão, laranja e pêra podem baixar a ansiedade e os de lavanda acalmam a atividade cerebral. Pode comprar pachinhos com estes cheiros ou os difusores com óleos essenciais, ou velas, são também uma boa opção. No inverno, gosto de ter cheirinhos de maçã e canela e baunilha ou um de figo, que é tão especial que até o mantenho o ano inteiro. Não são muito intensos e dão um ambiente mais relaxante.

6 – Cores

As cores que temos em casa também ajudam à nossa criatividade e podem trazer-nos maior relaxamento. O branco traz-nos tranquilidade e serenidade; o amarelo leva energia e estimula a criatividade; o verde tem o poder de nos conectar com a natureza e representa abundância; o vermelho dá-nos confiança; o laranja é estimulante e traz alegria; e o azul pode levar calma, segurança, frescura e estimula a produtividade.

Pipocas e lareira - JillWellington ©Pixabay

Pipocas e lareira – JillWellington ©Pixabay

7 – Fuja do açúcar

Chocolates, gomas, bolachas, etc… costumo dizer que o processo criativo engorda e é a mais pura das verdades. Quando me sento, para começar a escrever, dá-me fome. E sou capaz de me levantar inúmeras vezes para ir comer algo antes de começar a trabalhar. Por isso, deixei de comprar doces para ter em casa. Quando compro, como logo no próprio dia – porque eu também mereço um docinho, de vez em quando – mas não tenho à mão de semear em casa. Dou cabo de um pacote de bolachas numa tarde… sem qualquer problema de consciência pesada. O que fica pesada é a barriga!

8 – Telemóvel off

Para quem precisa de estar permanentemente contactável esta dica não é para ter em conta, claro… Mas, têm aquela sensação que deixaram de fazer o vosso trabalho porque passaram muito tempo em chamadas ou, sem sequer notarem, nas redes sociais? Pois, conheço essa sensação. Primeiro comecei a tirar as notificações de tudo. Só vou ver diretamente as redes sociais – porque trabalho muito com redes sociais – mas pelo menos já não tenho o elemento de distração de estar a receber dezenas de notificações. Existem alturas, em certos dias, que coloco mesmo em modo avião, para estar absolutamente concentrada no que tenho de fazer.

Amarelo na decoração Foto: jarmoluk©Pixabay

Amarelo na decoração Foto: jarmoluk©Pixabay

9 – Trabalhar de pé

Conheço muita gente que, como eu, grande parte do seu trabalho é ficar sentado ao computador, seja a fazer conteúdos de textos e imagens, seja a fazer programação, construção de site, etc.
A primeira vez que tive uma tendinite – e que curei, sem medicamento, graças ao meu espetacular terapeuta – quase não conseguia abrir portas ou os boiões de compota… Quando fui para as massagens terapêuticas, disse que não sabia como podia trabalhar menos, porque o meu trabalho era sentado e foi então que me disseram que devia trabalhar de pé algumas horas, pelo menos uma parte do dia. Como?
Não o faço sempre, mas quando estou mesmo muito cansada de estar sentada, coloco o computador numa plataforma mais alta e fico ali, de pé, a trabalhar. E vou alternando com a cadeira da secretária.

10 – Refeições leves

Se estava habituado a comer fora de casa, sair da secretária caminhar depois de almoço, etc e agora é sala, escritório, cozinha e pouco mais, é natural que vá sentir-se mais pesado. Lembre-se que tem de adaptar as suas refeições à sua “nova” vida. Se comer muito para depois ficar o dia todo sentado, em frente ao computador, é normal que vá ficar inchado e, além de tudo, não vai conseguir “queimar” as calorias que comeu. Todos somos diferentes, mas aposte em comer mais verduras e fruta. Evite doces – de vez em quando também fazem falta! – e beba muita água.

11 – Arrumação

Quantas vezes já estive em stress para entregar trabalhos e a casa estava desarrumada? Muitas! Eu penso assim: primeiro o trabalho! Acabava o que tinha de entregar e ia arrumar o que tinha de ser arrumado. Mas, a verdade é o que se diz: que pelo menos a cama estava feita!
Era a primeira coisa que fazia, depois de ver e-mails e começar o trabalho daquele dia. Umas duas horas depois, voltava ao quarto, para trocar o pijama pela roupa de andar em casa, e fazia a cama. Dizem que se queremos ter uma “vida arrumada” temos de começar por “arrumar” a nossa cama. Mais metáforas relacionadas com isso? “Se você quer mudar o mundo, comece por fazer a sua própria cama”.
Segundo um estudo da National Sleep Foundation, instituição norte-americana especializada em sono, apontou que os participantes que fazem a cama diariamente têm uma probabilidade 19% maior de terem uma melhor noite de sono do que as que não fazem.

Decoração com alfazema ©Pixabay

Decoração com alfazema ©Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo