Clean & Safe - Selo do Turismo de Portugal Selo Clean & Safe ©Turismo de Portugal
Publicado em Maio 16, 2020

O que é o selo Clean & Safe?

Covid-19/ Preparar a viagem

Com o setor do turismo a abrir lentamente as portas, e de forma a dar aos turistas alguma confiança, o Turismo de Portugal criou o selo Clean & Safe de forma a distinguir as atividades turísticas que estão a assegurar todos os requisitos de limpeza e higienização para a prevenção e controlo da pandemia da Covid-19. O selo é gratuito e pode ser pedido online, o que significa que todas as empresas poderão ter, mas posteriormente serão realizadas auditoras, nos estabelecimentos aderentes, para perceber se estão a cumprir as regras.

Todas as empresas registadas no Turismo de Portugal – empreendimentos turísticos, alojamento local, empresas de animação turística, agências de viagem, estabelecimentos de restauração e bebidas, áreas de serviço de autocaravanas, etc. – assinam esta declaração de compromisso, uma espécie de carta de intenções, em  que as empresas do setor do Turismo acordam em cumprir as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus).

COMO OBTER O SELO CLEAN & SAFE?

O selo Clean & Safe é gratuito e válido até 30 de abril de 2021, exige a implementação de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, deve assegurar o distanciamento social e higienização necessária para evitar riscos de contágio da Covid-19 e garantir os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

O Selo atribuído a cada em​​​​​​​​​presa – no caso dos Empreendimentos Turísticos, as empresas de Animação Turística e as Agências de Viagens e Turismo – estará associada ao seu número de Registo RNET, RNAA​T ou RNAVT​.

O “Clean & Safe” criado pelo Turismo de Portugal para agências de viagem, empreendimentos turísticos e empresas de animação turística pode ser solicitado como prova de que as empresas cumprem os requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19, reforçando assim a confiança do turista no destino.

No caso do Alojamento Local, Estabelecimentos de Restauração e Bebidas e Áreas de Serviço de Autocaravanas (ASAs), as empresas e os empresários em nome individual que pretendam obter o selo “Estabelecimento Clean & Safe” deverão aceder a:

– Alojamento Local – Balcão Empreendedor
– Estabelecimentos de Restauração e Bebidas – Balcão Empreendedor
– Áreas de Serviço de Autocaravanas – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal​

Nota: o Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, vai realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes do selo.

O turismo de Portugal promete também um Programa de formação online sobre o Selo “Clean & Safe” – saiba mais.

“Esta medida, dinamizada pelo Turismo de Portugal e envolvendo a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE), em articulação com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e as Associações do Setor, procura sensibilizar os empreendimentos para os procedimentos mínimos a adotar e incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos”- informação retirada daqui.​​

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo