StockSnap © Pixabay StockSnap © Pixabay
Publicado em Março 22, 2020

12 ideias de organização para quem trabalha em casa

Covid-19/ Notícias

É uma das questões que tenho visto mais nas redes sociais: de repente, por causa do Covid-19, milhares de pessoas tiveram de levar o trabalho para casa e, de facto, é muitas vezes complicado gerir tudo, sobretudo quando se está de quarentena e principalmente quando se tem a família toda em casa também. Sou freelancer e, quando não estou a viajar, trabalho a partir de casa há já quase 10 anos, por isso, deixo-vos aqui algumas sugestões, da minha própria experiência, que vos poderão ajudar a organizarem-se melhor e a manterem-se resguardados em casa. Mantenhamos a esperança e a força para ultrapassar estes tempos inimagináveis.

É uma das perguntas que mais me fazem nos últimos anos: como consegues trabalhar em casa? Sem distrações, sem ataques constantes ao frigorífico, sem me deixar ficar muito tempo em redes sociais, sem olhar para o que tenho de fazer em casa… é essencial termos de nos disciplinar. E ganhar novos hábitos não é fácil e leva algum tempo, assim sendo não se cobrem demasiado se levarem, pelo menos, uns três dias a conseguirem serem verdadeiramente produtivos.

Escritório do IKEA © Direitos Reservados

Escritório do IKEA © Direitos Reservados

1 – Levanter cedo e cedo erguer?
A não ser que o seu patrão o obrigue a um horário, como se estivesse na empresa, agora que está em casa pode fazer o seu próprio horário. No inverno, gosto de trabalhar mais pela noite e levantar-me mais tarde e, no tempo quente, o contrário: gosto de me levantar mais cedo, para aproveitar melhor os dias de sol. Lembre-se também que se aproveitar a luz do dia para trabalhar, além de poupar em eletricidade, também não puxará tanto pelos seus olhos, ao computador. Outra coisa: porque a cama deve ser feita logo pela manhã? Vai ser a primeira tarefa do dia e fará com que o quarto pareça logo arrumado. Primeira tarefa do dia, feita! Check!

2 – Preparação para ir trabalhar
Mesmo estando em casa, aconselho a criar uma rotina de tomar banho, arranjar-se e trabalhar. Nem que seja de fato de treino. Não que eu não fique muitas vezes de pijama e tome banho ao fim do dia… sabe bem! Mas, não torne isso um hábito, senão verá que começa a ficar desleixado. Faz-no bem mantermos rotinas para aproveitarmos melhor o tempo. Senão, vai ver que passa o dia de trabalho e pouco fez. Torna-se frustrante e, claro, vai sentir isso na produtividade.

Foto: lukasbieri © Pixabay

Foto: lukasbieri © Pixabay

3 – Pequeno-almoço e almoço
Aquela coisa de tomar o cafezinho da manhã com os colegas deixou de existir, não é?… Crie os seus próprios hábitos. Já está de banho tomado, vestido para trabalhar, de pantufas e, ao tomar o pequeno-almoço, já está a ver e-mails e a responder a alguns. Depois vá parando até à hora do almoço e, depois, pare à hora de almoço, de forma a descansar e preparar-se para a tarde de trabalho. Se possível, deixe de umas refeições para as outras a comida pronta para não estar sempre a cozinhar…

4 – Cadeira, onde sentar?
Olhem para o que eu digo e não olhem para o que eu faço, ok?
Trabalho há tantos anos em casa e não tenho uma cadeira perfeita para me sentar. Criei algumas tendinites de estimação e dores nas costas, mas também porque fico no computador bem mais do que 7 ou 8 horas diárias. Como minha própria chefe, às vezes, fico umas 10 ou 12 ou mais horas diárias, entre responder a e-mails, escrever textos, editar vídeos e fotografias…
Dito isto, tentem ter uma cadeira que vos acompanhe bem as costas e vos deixe colocar os braços na mesa onde têm o computador, para que os braços e os ombros não estejam em esforço… quem vos avisa vossa amiga é! Vejam aqui as dicas para uma postura correta no computador.

5 – Alongamentos
Numa empresa, nós levantámo-nos mais, falamos com colegas, trocámos ideia, etc. Em casa, estamos sozinhos, se queremos trocar ideias, ficamos na mesma sentados a falar ao telefone, ou em vídeo chamada, ou seja, além de não sairmos de casa, estamos muito tempo sentados. Por isso:
– Se falar ao telefone, levante-se e vá caminhar, enquanto fala (a não ser que precise de estar no computador, claro!);
– Coloque lembretes para fazer alongamentos de braços, pernas e relaxar o pescoço. Pelo menos de hora a hora.

Escritório La Redoute © Direitos Reservados

Escritório La Redoute © Direitos Reservados

6 – Desligue as notificações no telemóvel
Vamos ser diretos: é muito difícil resistir às redes sociais: ele é o Facebook, o Instagram, o Twitter, o YouTube, o Tik Tok (sim, também estou no TikTok como @Viaje Comigo Oficial), e o WhatsApp… definitivamente é muito difícil desligarmo-nos e concentrarmo-nos. Existem aplicações que restringem a utilização destas redes sociais, mas eu acho que nós é que temos de ser fortes e deixar o telefone longe de nós, sem notificações… assim ficamos só atentos para ver se alguém liga; como está longe, não temos o hábito de pegar nele. É que, não sei se já perceberam, a gente entra para ver só uma publicação e quando repara já perdeu uma hora a fazer scroll down

7 – Entre o procrastinar… e arrumar
Quando temos mesmo de escrever uns quatro textos e não nos apetece nada… começamos a descobrir coisas para fazer em casa… Os tapetes precisavam de serem aspirados, a televisão tem pó… e aqueles vidros todos sujos?! Concentre-se! Isso terá de fazer noutra altura, agora é tempo de trabalhar. Os textos são o mais importante, mas de repente dá-nos aquela “vontade” indescritível de arrumar aquela papelada que espera há um mês… na verdade, estamos a fugir do que sabemos que nos vai gastar mais tempo e trabalho e estamos a escolher algo fácil e simples. Se puder ir alternando é melhor. Pare de trabalhar no computador e vai arrumar algo de casa… e voltará ao trabalho.

8 – Música como companhia
Estar sozinho, em casa, a trabalhar não é de facto para todos. Se o silêncio o incomoda e precisa de companhia… não ligue a televisão! É um fator de muita distração. Ligue a rádio ou faça uma seleção musical para o acompanhar durante a jornada de trabalho. Depois, se quiser, durante o almoço poderá ligar a televisão, enquanto relaxa um pouco a ver algo que lhe agrade. Mas cumpra o horário, senão quando reparar vai estar a ver uma temporada de Friends de seguida.

9 – Horários
É muito importante estipular os horários de trabalho, até porque há sempre coisas a fazer em casa. Eu bem sei o que é estar a escrever no computador e, pelo canto do olho, ver que tenho de aspirar, arrumar roupa, fazer as refeições, etc. Estipule um horário para se tornar mais produtivo. E só fora desse horário trate do que quer em sua casa. A autodisciplina é muito necessária.

Escritório

Escritório – Foto daqui

10 – Cumpra a agenda
Como faço: planifico o que tenho de fazer na próxima semana e distribuo isso pelos dias. Todos os dias tento seguir o que tenho para fazer, mas… normalmente não consigo fazer tudo a que me proponho! Há sempre muito a fazer para gerir todo o site. Tente compreender que não vai conseguir fazer tudo a que se propõe e pode tornar-se frustrante não cumprir as tarefas propostas diariamente. Não seja demasiado exigente consigo próprio… um dia de cada vez.

11 – Fale com amigos e família
Trabalhar em casa é também trabalhar sozinho… e agora, com este novo vírus, ainda mais!  E, muitas vezes, este é um trabalho solitário e nunca temos ninguém para fazermos brainstorming e para trocarmos ideias. Vá falando, todos os dias, com amigos, colegas de profissão e com a família. Guarde sempre um tempo para isso. É bom trocar ideias e deixar que os outros nos dêem a sua opinião. Quem está de fora tem uma visão diferente. Não necessariamente certa ou produtiva… mas diferente e daí poderão surgir outras ideias ainda melhores.

12 – Escolher o sítio para trabalhar
Na sala, quarto ou no escritório? Na minha casa prefiro sempre, pela exposição solar, trabalhar na sala. E tenho secretária no quarto, mas não tem tanta luz natural… Trabalho na sala, onde dá o sol e não me sinto tão fechada em casa. Até porque gosto da vista da minha janela… e tenho a companhia dos meus gatos. Mas, como na situação atual é natural que tenha a família e crianças em casa, tente ter um canto só para si onde possa tornar-se mais produtivo.

Vamos ser práticos, ninguém vai (nem pode!) andar agora a fazer compras para criar um escritório de sonho para trabalhar em casa, mas poderão ter já coisas/objetos em casa que poderão ter o seu cantinho mais produtivo. Há uns dois anos, escrevi um texto sobre a decoração em casa, precisamente a dar algumas ideias e, não sei se vos poderá ser útil nos dias de hoje, mas deixo aqui.

Escritório do IKEA © Direitos Reservados

Escritório do IKEA © Direitos Reservados

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo