Covid-19
Publicado em Março 7, 2020

Covid-19 (novo coronavírus): cuidados para viajantes

Covid-19/ Preparar a viagem

Quem tem medo da Covid-19? Denominado popularmente de Novo Coronavírus, este é o tema dos últimos dias, semanas… meses, uma vez que se está a alastrar de forma acelerada pelo mundo. Como viajante, continuo a ter os meus cuidados. Já falei com muitos médicos, até porque muita gente me pergunta se tenho algum receio deste novo vírus, mas não posso ter mais nem menos medo do que outras coisas que nos podem acontecer no dia a dia.

Por causa de toda a informação que recebemos sobre a Covid-19, tenho falado com diferentes médicos que me têm dito que o melhor é sempre: lavar mãos. Muitas vezes e de forma aplicada! Os desinfetantes, pelo visto, estão esgotados, mas um dos médicos disse-me que na falta disso o antiguinho sabão azul e água fazem bem a desinfecção. Lavar várias vezes as mãos é o maior trunfo para o vírus não se propagar. Mas, sendo um vírus “novo” ainda há muito que não se sabe, não é?

Faça a consulta do viajante, mesmo que não tem problemas de saúde. Se tiver problemas de saúde e tiver de viajar fale com o seu médico de família, aconselhe-se em particular sobre a sua condição e cuidados especiais que deve tomar.

Segundo o site do Serviço Nacional de Saúde “Os coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo (serve diretamente para a síntese proteica), conhecidos desde meados dos anos 1960.
A maioria das pessoas infecta-se com os coronavírus comuns ao longo da vida. Eles são uma causa comum de infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração.
Entre os coronavírus encontra-se também o vírus causador da forma de pneumonia atípica grave conhecida por SARS, o MersCov, e o novo coronavírus”.
Ainda no site da Direção Geral de Saúde (DGS) podemos ler algumas recomendações para quem tem mesmo de viajar… que é o meu caso.

“Devo viajar? O que fazer durante a estadia? E após o regresso? “

A Organização Mundial da Saúde não recomenda restrições de viagens, comércio ou produtos, de momento e com base no conhecimento atual.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros informa sobre viagens à China e a países da região: “Nas presentes circunstâncias, desaconselham-se todas as deslocações à Província de Hubei e viagens não essenciais à China. Esta recomendação tem em conta os potenciais riscos para a saúde e as presentes limitações à circulação no país, incluindo ligações aéreas domésticas e internacionais… e recomenda prudência nas viagens a países que se encontram geograficamente próximos da China, que pela sua situação geográfica e condicionalismos locais se encontrem mais suscetíveis a uma disseminação do surto.

Acompanhe a informação disponibilizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A DGS reforça as recomendações das seguintes medidas de higiene e de etiqueta respiratória para VIAJANTES:

– Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país;

– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto directo com pessoas doentes, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

– Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos parecerem sujas;

– Pode também usar-se em alternativa uma solução à base de álcool;

– Evitar contacto próximo com pessoas com sinais e sintomas de infeções respiratórias agudas;

– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto directo com pessoas doentes;

– Evitar contacto com animais;

– Adotar medidas de etiqueta respiratória:
* tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
* Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
* Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
* Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

As pessoas regressadas da China ou de uma área afetada devem estar atentas ao surgimento de febre, tosse e eventual dificuldade respiratória. Se surgirem estes sintomas, não se devem deslocar aos serviços de saúde, mas ligar para o SNS24 – 808 24 24 24, e seguir as orientações que lhes forem dadas. Por regra não se recomenda qualquer tipo de isolamento de pessoas sem sintomas.

VIAGENS PARA ITÁLIA: AVISO COVID-19 (04 março 2020)

Até à data registaram-se em Itália mais de 2.500 casos confirmados de Doença por Novo Coronavírus (COVID-19), dos quais já resultaram 79 vítimas mortais.

O número de casos confirmados tem aumentado diariamente, com múltiplos focos em diversas regiões do país, nomeadamente no Norte e Sul de Itália (Regiões de Lombardia, Emília-Romana, Piemonte, Veneto, Marcas, Campânia, Sicília, Lácio, Abruzo, Apúlia, Calábria, Toscana, Província autónoma de Bolzano, Ligúria e Palermo). Esta situação levou a que as autoridades italianas implementassem medidas especificas de restrição da circulação de pessoas em algumas províncias. Foram encerrados, preventivamente, em diversas regiões, serviços públicos, atividades comerciais não essenciais, atrações turísticas, escolas, liceus, universidades, museus, igrejas, salas de concerto e estádios.

Assim, perante esta situação, recomenda-se:
Viagens a Itália

Desaconselham-se as viagens não essenciais às áreas italianas afetadas pelo Novo Coronavírus, devendo os cidadãos que se encontrem em viagem nessas áreas manter-se informados acerca da evolução da situação, tomando as medidas de precaução e segurança que se revelem adequadas.

Na sequência de uma decisão tomada pelas autoridades italianas em relação a crianças e jovens deste país, desaconselha-se formalmente a realização de quaisquer viagens de estudo ou lúdicas de crianças e jovens a Itália, pela menor capacidade de autoproteção deste grupo populacional e enquanto medida preventiva.

Recorda-se que se encontra proibida pelas autoridades italianas a entrada e saída nas localidades mais afetadas pelo coronavírus, devidamente identificadas. Esta recomendação tem em conta os potenciais riscos para a saúde e as presentes limitações à circulação no país.

Mais se recomenda que qualquer viagem a outras zonas de Itália seja precedida de uma ponderação sobre a imprescindibilidade da sua realização, bem como de uma análise atenta das recomendações das autoridades italianas.

Recomendações e cuidados a ter:

Os cidadãos nacionais que estejam a residir e a viajar em Itália ou a programar viagens a este país devem manter-se informados quanto ao evoluir da situação e estar atentos às informações divulgadas pelas autoridades de saúde italianas, designadamente neste site e através do número de informação 1500.

Os cidadãos nacionais devem seguir as recomendações e orientações publicadas nos portais das Comunidades Portuguesas (Alertas e Conselhos aos Viajantes – Itália), da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

Aconselham-se os viajantes a efetuar o registo das suas viagens na aplicação Registo Viajante.

Aos cidadãos portugueses em estadia temporária em Itália, que realmente necessitem de assistência, poderão contactar o Gabinete de Emergência Consular através dos contactos telefónicos + 351 217 929 714, + 351 961 706 472 e do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt.

Os cidadãos que regressem de áreas afetadas e apresentem sintomas tais como febre, tosse ou dificuldade respiratória devem contactar o SNS24 – 808 24 24 24.

Para obter mais informação sobre viagens a Itália consulte o Portal das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Boletim Epidemilógico, com os números de casos, casos ativos, doentes tratados, mortes, etc.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo