Acarajé, Vatapá, Abara - Restaurante Mariquita Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo
Publicado em Maio 6, 2022

Viagem pela gastronomia de Salvador da Bahia

Américas/ Brasil/ Gastronomia [ Bahia/ Salvador ]

Salvador da Bahia, município situado na região Nordeste do Brasil, é uma das cidades mais antigas do continente americano e uma das primeiras cidades do mundo, com planeamento (ainda no período do Renascimento). Salvador destaca-se pela sua arquitetura, música e pela gastronomia. A capital do Estado da Bahia é marcada pela influência africana em muitos aspetos culturais da cidade, transformando-se no centro da cultura afro-brasileira. Assim, a própria gastronomia demonstra essa africanidade.

Mariscada - restaurante Encantos da Mare - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Mariscada – restaurante Encantos da Maré – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Depois de três semanas em Salvador da Bahia pude provar um pouquinho de (quase) tudo, desta culinária exótica e os pratos típicos da gastronomia baiana, temperada com influências indígenas, portuguesas e africanas.

Há dois ingredientes que predominam na gastronomia da Bahia e que são muito característicos: o azeite de dendê e a pimenta (ou malagueta). Não é à toa que muitas das receitas são picantes, e sempre coloridas, aromáticas e de sabores intensos.

Além desses dois ingredientes, destaca-se também o peixe e marisco que abundam na região.

Sabia que antigamente, muitos dos pratos eram confecionados para serem dados como oferenda aos santos? Imagine o cuidado e amor que o povo baiano colocava em cada cozinhado. Colocava e coloca! São receitas seculares e que, ainda hoje, fazem as delícias de quem vive e visita esta terra.

Moqueca da Cantina da Lua - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Moqueca da Cantina da Lua – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Existe até uma música dedicada ao “Tabuleiro da Baiana”, cuja (parte da) letra é assim:

No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, oi
Caruru
Mungunzá
Tem umbu
Pra ioiô
Se eu pedir você me dá
O seu coração
Seu amor de iaiá

No coração da baiana tem
Sedução
Canjerê
Ilusão
Candomblé
Pra você

Pratos típicos de Salvador da Bahia

Acarajé
Diz-se que o acarajé é a iguaria mais famosa de Salvador da Bahia e que quem a visita e não prova, é como se nem tivesse estado lá. O Acarajé é um bolinho de feijão frade e cebola, temperado com sal e pimenta e frito no azeite de dendê. Na Bahia é servido com camarão seco, caruru e vatapá.

Este, é ainda considerado um prato sagrado, ligado ao Orixá Xangô e oferecido a ele nos terreiros de Candomblé. Por ser tão sagrado, não permitem que a receita seja alterada e diz-se que apenas deve confecionado pelos filhos de Santo.

A representatividade dessa comida típica é tão grande que o ofício de Baiana do Acarajé foi reconhecido pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2005, como Património Cultural do Brasil.

Acarajé, Vatapá, Abara - Restaurante Mariquita Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Acarajé, Vatapá, Abara – Restaurante Mariquita Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Abará
O abará também faz parte das comidas típicas do ritual do Candomblé. O bolinho, feito com a mesma massa do acarajé, é cozido no vapor, em folha de bananeira e servido com camarão seco.

Moqueca
Conta-se que, originalmente, os indígenas confecionavam a moqueca envolvendo o peixe em folha de bananeira e colocando cinzas quentes por cima, ou numa panela de barro com urucum (fruto do urucuzeiro).

Por influências da cultura africana e portuguesa, passou-se a acrescentar azeite de dendê ao invés de urucum e, opcionalmente, leite de coco. Há um dizer baiano muito curioso: “mexeu no mar, pode botar na panela que vira moqueca”. Tradicionalmente a moqueca é feita com peixe ou marisco, porém, hoje em dia, já há variações com carne e até vegetarianas.

Vatapá
O vatapá é cozinhado para servir de acompanhamento a outros pratos, ou mesmo como recheio dos abarás. Tem uma consistência cremosa e, geralmente, é feito com pão ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate.

Poqueca - moqueca pocket pirão na folha de bananeira - Restaurante Mariquita Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Poqueca – moqueca pocket pirão na folha de bananeira – Restaurante Mariquita Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Bobó de Camarão
O bobó de camarão tem origem Africana, mas, ao chegar à Bahia, foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo. É cozinhado com camarões refogados em temperos verdes e leite de coco, misturados no puré de macaxeira (também conhecida como mandioca mansa ou aipim) e azeite de dendê com gengibre. Acompanha-se com arroz branco ou pirão.

Caruru
Pode parecer um simples refogado de quiabos, porém, o caruru é muito mais do que isso, tendo uma mistura de sabores marcantes como os do dendê, do amendoim e do camarão seco. Geralmente, serve de acompanhamento ao acarajé ou ao abará.

• Cocada
A cocada é um doce tradicional muito comum em Salvador, não só encontrada nos principais restaurantes típicos, mas principalmente nos tabuleiros das baianas do acarajé. A sua origem tem muito a ver com o período da escravidão no Brasil e com a herança dos africanos, deixada na Bahia. Tradicionalmente trata-se de uma mistura de açúcar e coco, porém, hoje já existem receitas mais elaboradas (com leite condensado, leite de coco, abacaxi, maracujá, cravo e canela).

Hotel Fasano Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Cocada no Hotel Fasano Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Mugunzá
Este doce é outro dos pratos típicos da Bahia, que era oferendado aos Orixás e o principal ingrediente é o milho branco (também conhecido como canjica). Esses grãos do mugunzá são levemente triturados e depois cozidos em leite de coco ou de vaca, com açúcar, canela, cravo-da-índia e um leve toque de sal.

Quando visitar Salvador da Bahia, não lhe faltarão excelente opções de restaurantes, ou botecos. Fui experimentar alguns e deixo aqui algumas sugestões.

Uma delas foi no Restaurante Casa Di Vina. Este é o restaurante que pode encontrar na casa-museu onde viveu o grande compositor Vinícios de Morais e a sua mulher e musa inspiradora, Gesse. Descubra mais aqui.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Leia também:

Guia / Roteiro para visitar Salvador da Bahia

Restaurantes: onde comer em Salvador, Bahia

Viagem pela Gastronomia de Salvador da Bahia

Compras em Salvador da Bahia

Centro Histórico e Pelourinho, Salvador da Bahia

Fortes e Farol da Barra, Salvador

Itapuã, a praia e o farol, Salvador

Casa Di Vina, um Hotel e Restaurante: na Casa de Vinicius de Moraes, Salvador

Cidade da Música da Bahia

Casa do Carnaval, Salvador, Bahia

Barraca do Loro: um dia na praia de Stella Maris

Bahia: de onde vêm as fitas do Senhor do Bonfim?

Músicas que nos fazem viajar até Salvador da Bahia

Casa do Benim, Salvador da Bahia

Casa de Jorge Amado, Salvador da Bahia

Candomblé Terreiro Casa Branca, Salvador

Comunidade Solar do Unhão, Salvador

Bairro de Santo António Além do Carmo, Salvador

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador

Memorial Irmã Dulce, Salvador da Bahia

Parque das Dunas, Salvador

Visitar Bomja: Ilha de Bom Jesus dos Passos

Alojamento na Ilha de Bom Jesus dos Passos

Ilha das Vacas, Salvador, Bahia

Praia do Loreto, Ilha dos Frades

Alojamento: onde dormir em Salvador da Bahia

Hotel Fasano Salvador

Hotel Vila Galé Salvador

Hotel Deville Prime Salvador

Wish Hotel da Bahia

Vila Galé Resort Marés, Guarajuba, Bahia

Restaurante Barravento - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Restaurante Barravento – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo