Acarajé, Vatapá, Abara - Restaurante Mariquita Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo
Publicado em Maio 6, 2022

Viagem pela gastronomia de Salvador da Bahia

Américas/ Brasil/ Gastronomia [ Bahia/ Salvador ]

Salvador da Bahia, município situado na região Nordeste do Brasil, é uma das cidades mais antigas do continente americano e uma das primeiras cidades do mundo, com planeamento (ainda no período do Renascimento). Salvador destaca-se pela sua arquitetura, música e pela gastronomia. A capital do Estado da Bahia é marcada pela influência africana em muitos aspetos culturais da cidade, transformando-se no centro da cultura afro-brasileira. Assim, a própria gastronomia demonstra essa africanidade.

Mariscada - restaurante Encantos da Mare - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Mariscada – restaurante Encantos da Maré – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Depois de três semanas em Salvador da Bahia pude provar um pouquinho de (quase) tudo, desta culinária exótica e os pratos típicos da gastronomia baiana, temperada com influências indígenas, portuguesas e africanas.

Há dois ingredientes que predominam na gastronomia da Bahia e que são muito característicos: o azeite de dendê e a pimenta (ou malagueta). Não é à toa que muitas das receitas são picantes, e sempre coloridas, aromáticas e de sabores intensos.

Além desses dois ingredientes, destaca-se também o peixe e marisco que abundam na região.

Sabia que antigamente, muitos dos pratos eram confecionados para serem dados como oferenda aos santos? Imagine o cuidado e amor que o povo baiano colocava em cada cozinhado. Colocava e coloca! São receitas seculares e que, ainda hoje, fazem as delícias de quem vive e visita esta terra.

Moqueca da Cantina da Lua - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Moqueca da Cantina da Lua – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Existe até uma música dedicada ao “Tabuleiro da Baiana”, cuja (parte da) letra é assim:

No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, oi
Caruru
Mungunzá
Tem umbu
Pra ioiô
Se eu pedir você me dá
O seu coração
Seu amor de iaiá

No coração da baiana tem
Sedução
Canjerê
Ilusão
Candomblé
Pra você

Pratos típicos de Salvador da Bahia

Acarajé
Diz-se que o acarajé é a iguaria mais famosa de Salvador da Bahia e que quem a visita e não prova, é como se nem tivesse estado lá. O Acarajé é um bolinho de feijão frade e cebola, temperado com sal e pimenta e frito no azeite de dendê. Na Bahia é servido com camarão seco, caruru e vatapá.

Este, é ainda considerado um prato sagrado, ligado ao Orixá Xangô e oferecido a ele nos terreiros de Candomblé. Por ser tão sagrado, não permitem que a receita seja alterada e diz-se que apenas deve confecionado pelos filhos de Santo.

A representatividade dessa comida típica é tão grande que o ofício de Baiana do Acarajé foi reconhecido pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2005, como Património Cultural do Brasil.

Acarajé, Vatapá, Abara - Restaurante Mariquita Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Acarajé, Vatapá, Abara – Restaurante Mariquita Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Abará
O abará também faz parte das comidas típicas do ritual do Candomblé. O bolinho, feito com a mesma massa do acarajé, é cozido no vapor, em folha de bananeira e servido com camarão seco.

Moqueca
Conta-se que, originalmente, os indígenas confecionavam a moqueca envolvendo o peixe em folha de bananeira e colocando cinzas quentes por cima, ou numa panela de barro com urucum (fruto do urucuzeiro).

Por influências da cultura africana e portuguesa, passou-se a acrescentar azeite de dendê ao invés de urucum e, opcionalmente, leite de coco. Há um dizer baiano muito curioso: “mexeu no mar, pode botar na panela que vira moqueca”. Tradicionalmente a moqueca é feita com peixe ou marisco, porém, hoje em dia, já há variações com carne e até vegetarianas.

Vatapá
O vatapá é cozinhado para servir de acompanhamento a outros pratos, ou mesmo como recheio dos abarás. Tem uma consistência cremosa e, geralmente, é feito com pão ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate.

Poqueca - moqueca pocket pirão na folha de bananeira - Restaurante Mariquita Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Poqueca – moqueca pocket pirão na folha de bananeira – Restaurante Mariquita Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Bobó de Camarão
O bobó de camarão tem origem Africana, mas, ao chegar à Bahia, foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo. É cozinhado com camarões refogados em temperos verdes e leite de coco, misturados no puré de macaxeira (também conhecida como mandioca mansa ou aipim) e azeite de dendê com gengibre. Acompanha-se com arroz branco ou pirão.

Caruru
Pode parecer um simples refogado de quiabos, porém, o caruru é muito mais do que isso, tendo uma mistura de sabores marcantes como os do dendê, do amendoim e do camarão seco. Geralmente, serve de acompanhamento ao acarajé ou ao abará.

• Cocada
A cocada é um doce tradicional muito comum em Salvador, não só encontrada nos principais restaurantes típicos, mas principalmente nos tabuleiros das baianas do acarajé. A sua origem tem muito a ver com o período da escravidão no Brasil e com a herança dos africanos, deixada na Bahia. Tradicionalmente trata-se de uma mistura de açúcar e coco, porém, hoje já existem receitas mais elaboradas (com leite condensado, leite de coco, abacaxi, maracujá, cravo e canela).

Hotel Fasano Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Cocada no Hotel Fasano Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Mugunzá
Este doce é outro dos pratos típicos da Bahia, que era oferendado aos Orixás e o principal ingrediente é o milho branco (também conhecido como canjica). Esses grãos do mugunzá são levemente triturados e depois cozidos em leite de coco ou de vaca, com açúcar, canela, cravo-da-índia e um leve toque de sal.

Quando visitar Salvador da Bahia, não lhe faltarão excelente opções de restaurantes, ou botecos. Fui experimentar alguns e deixo aqui algumas sugestões.

Uma delas foi no Restaurante Casa Di Vina. Este é o restaurante que pode encontrar na casa-museu onde viveu o grande compositor Vinícios de Morais e a sua mulher e musa inspiradora, Gesse. Descubra mais aqui.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Restaurante Barravento - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Restaurante Barravento – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo