Salvador da Bahia, município situado na região Nordeste do Brasil, é uma das cidades mais antigas do continente americano e uma das primeiras cidades do mundo, com planeamento (ainda no período do Renascimento). Salvador destaca-se pela sua arquitetura, música e pela gastronomia. A capital do Estado da Bahia é marcada pela influência africana em muitos aspetos culturais da cidade, transformando-se no centro da cultura afro-brasileira. Assim, a própria gastronomia demonstra essa africanidade.
Depois de três semanas em Salvador da Bahia pude provar um pouquinho de (quase) tudo, desta culinária exótica e os pratos típicos da gastronomia baiana, temperada com influências indígenas, portuguesas e africanas.
Há dois ingredientes que predominam na gastronomia da Bahia e que são muito característicos: o azeite de dendê e a pimenta (ou malagueta). Não é à toa que muitas das receitas são picantes, e sempre coloridas, aromáticas e de sabores intensos.
Além desses dois ingredientes, destaca-se também o peixe e marisco que abundam na região.
Sabia que antigamente, muitos dos pratos eram confecionados para serem dados como oferenda aos santos? Imagine o cuidado e amor que o povo baiano colocava em cada cozinhado. Colocava e coloca! São receitas seculares e que, ainda hoje, fazem as delícias de quem vive e visita esta terra.
Existe até uma música dedicada ao “Tabuleiro da Baiana”, cuja (parte da) letra é assim:
No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, oi
Caruru
Mungunzá
Tem umbu
Pra ioiô
Se eu pedir você me dá
O seu coração
Seu amor de iaiá
No coração da baiana tem
Sedução
Canjerê
Ilusão
Candomblé
Pra você
Pratos típicos de Salvador da Bahia
Acarajé
Diz-se que o acarajé é a iguaria mais famosa de Salvador da Bahia e que quem a visita e não prova, é como se nem tivesse estado lá. O Acarajé é um bolinho de feijão frade e cebola, temperado com sal e pimenta e frito no azeite de dendê. Na Bahia é servido com camarão seco, caruru e vatapá.
Este, é ainda considerado um prato sagrado, ligado ao Orixá Xangô e oferecido a ele nos terreiros de Candomblé. Por ser tão sagrado, não permitem que a receita seja alterada e diz-se que apenas deve confecionado pelos filhos de Santo.
A representatividade dessa comida típica é tão grande que o ofício de Baiana do Acarajé foi reconhecido pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2005, como Património Cultural do Brasil.
• Abará
O abará também faz parte das comidas típicas do ritual do Candomblé. O bolinho, feito com a mesma massa do acarajé, é cozido no vapor, em folha de bananeira e servido com camarão seco.
• Moqueca
Conta-se que, originalmente, os indígenas confecionavam a moqueca envolvendo o peixe em folha de bananeira e colocando cinzas quentes por cima, ou numa panela de barro com urucum (fruto do urucuzeiro).
Por influências da cultura africana e portuguesa, passou-se a acrescentar azeite de dendê ao invés de urucum e, opcionalmente, leite de coco. Há um dizer baiano muito curioso: “mexeu no mar, pode botar na panela que vira moqueca”. Tradicionalmente a moqueca é feita com peixe ou marisco, porém, hoje em dia, já há variações com carne e até vegetarianas.
• Vatapá
O vatapá é cozinhado para servir de acompanhamento a outros pratos, ou mesmo como recheio dos abarás. Tem uma consistência cremosa e, geralmente, é feito com pão ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate.
• Bobó de Camarão
O bobó de camarão tem origem Africana, mas, ao chegar à Bahia, foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo. É cozinhado com camarões refogados em temperos verdes e leite de coco, misturados no puré de macaxeira (também conhecida como mandioca mansa ou aipim) e azeite de dendê com gengibre. Acompanha-se com arroz branco ou pirão.
• Caruru
Pode parecer um simples refogado de quiabos, porém, o caruru é muito mais do que isso, tendo uma mistura de sabores marcantes como os do dendê, do amendoim e do camarão seco. Geralmente, serve de acompanhamento ao acarajé ou ao abará.
• Cocada
A cocada é um doce tradicional muito comum em Salvador, não só encontrada nos principais restaurantes típicos, mas principalmente nos tabuleiros das baianas do acarajé. A sua origem tem muito a ver com o período da escravidão no Brasil e com a herança dos africanos, deixada na Bahia. Tradicionalmente trata-se de uma mistura de açúcar e coco, porém, hoje já existem receitas mais elaboradas (com leite condensado, leite de coco, abacaxi, maracujá, cravo e canela).
• Mugunzá
Este doce é outro dos pratos típicos da Bahia, que era oferendado aos Orixás e o principal ingrediente é o milho branco (também conhecido como canjica). Esses grãos do mugunzá são levemente triturados e depois cozidos em leite de coco ou de vaca, com açúcar, canela, cravo-da-índia e um leve toque de sal.
Quando visitar Salvador da Bahia, não lhe faltarão excelente opções de restaurantes, ou botecos. Fui experimentar alguns e deixo aqui algumas sugestões.
Uma delas foi no Restaurante Casa Di Vina. Este é o restaurante que pode encontrar na casa-museu onde viveu o grande compositor Vinícios de Morais e a sua mulher e musa inspiradora, Gesse. Descubra mais aqui.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
Leia também:
– Guia / Roteiro para visitar Salvador da Bahia
– Restaurantes: onde comer em Salvador, Bahia
– Viagem pela Gastronomia de Salvador da Bahia
– Compras em Salvador da Bahia
– Centro Histórico e Pelourinho, Salvador da Bahia
– Fortes e Farol da Barra, Salvador
– Itapuã, a praia e o farol, Salvador
– Casa Di Vina, um Hotel e Restaurante: na Casa de Vinicius de Moraes, Salvador
– Casa do Carnaval, Salvador, Bahia
– Barraca do Loro: um dia na praia de Stella Maris
– Bahia: de onde vêm as fitas do Senhor do Bonfim?
– Músicas que nos fazem viajar até Salvador da Bahia
– Casa do Benim, Salvador da Bahia
– Casa de Jorge Amado, Salvador da Bahia
– Candomblé Terreiro Casa Branca, Salvador
– Comunidade Solar do Unhão, Salvador
– Bairro de Santo António Além do Carmo, Salvador
– Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador
– Memorial Irmã Dulce, Salvador da Bahia
– Visitar Bomja: Ilha de Bom Jesus dos Passos
– Alojamento na Ilha de Bom Jesus dos Passos
– Ilha das Vacas, Salvador, Bahia
– Praia do Loreto, Ilha dos Frades
– Alojamento: onde dormir em Salvador da Bahia
– Hotel Deville Prime Salvador
– Vila Galé Resort Marés, Guarajuba, Bahia