Em Salvador, na Bahia, quando fui conhecer a ilha de Bom Jesus dos Passos (Brasil) – que é uma das muitas ilhas que povoam a Baía de Todos os Santos – fiquei alojada na bonita Casa do Tamarineiro, mesmo no centro deste cativante pedaço de terra, tão repleto de histórias. A ilha é um pequeno paraíso, onde vivem pouco mais de 3.500 pessoas e que muitos apelidam das “Caraíbas” da Bahia, de água límpida e quente. Leia mais sobre a ilha, aqui.
A jornalista Angélica Parras e o marido Sinval Costa são os anfitriões. E mais do que donos da casa, são os nossos guias e cicerones nesta ilha linda. Na Casa do Tamarineiro fazem questão de nos receber como se recebe família e o pequeno-almoço (café da manhã) é a prova de que aqui se cozinha com amor. Há sumo natural de fruta, bolo caseiro e ovos, cuscuz e tapiocas feitas na hora! Uma delícia que pode ser servida na esplanada do jardim ou na sala interior, junto da cozinha, de onde saem estas iguarias.
Os móveis e a decoração têm toque vintage e também são peças recuperadas – que vão encontrando, como “lixo” de alguns, e transformam-se em “ouro” nas mãos deste casal – e algumas totalmente renovadas. Parecem peças novas e outras são velharias tratadas com muito carinho e dedicação!
Todos os quartos da Casa do Tamarineiro têm casa de banho ( banheiro) privativo – são muito confortáveis, modernos e com ambiente familiar – e o pequeno-almoço está incluído. Nesta Casa, os quartos não têm televisão. “Chegamos à conclusão que quem vem para aqui não quer estar em frente da televisão, nem sempre com os telemóveis (celulares). Quer descansar e aproveitar ao máximo este ambiente relaxado da ilha”, diz-me Angélica. Ainda assim, para quem não consegue passar sem as notícias na televisão, ou a novela, colocaram uma televisão na sala comum em que os hóspedes podem se reunir. Tem wifi!
O casal da Casa do Tamarineiro passava a vida entre Salvador e a Ilha e, em 2019, decidiram dar o passo final e mudaram-se para Bom Jesus dos Passos. São um casal apaixonado pela ilha e que agora passa mais tempo aqui do que na cidade de Salvador. Dedicam-lhe a vida e isso sente-se como hóspedes deles. Só posso aconselhar a que fiquem lá como eu fiquei!
Também na ilha de Bom Jesus dos Passos podem encontrar outros alojamentos. Aberto mais recentemente, existe a Pousada Bomja Village, com quartos modernos ao estilo mini-resort, com televisão e ar condicionado.
O jardim é bonito e bem cuidado, tem piscina, parque infantil, espaço de restaurante – que pode também servir refeições a quem não está aqui hospedado. Nós fizemos lá um lanche, pela tarde, com coisas maravilhosas. Por 35 reais, com dois sumos naturais, café, sanduíches, um bolo caseiro maravilhoso, cupcakes e muito mais. Uma verdadeiro manjar.
O primeiro alojamento a surgir na ilha de Bom Jesus dos Passos é a Pousada Di Luis. Já aberto há mais de 20 anos, com quartos muito simples, espartanos, uma piscina, e não tem pequeno-almoço incluído. Alguns quartos têm ventilador e outros ar condicionado.
Existe aqui uma ligação de Luis, o proprietário da Pousada DiLuis, à ilha dos bisavós. Há pouco mais de 10 anos nem tinha eletricidade normal. Vinha com gerador e construiu o bar primeiro, depois cansou-se de festas e fez a pousada, mas diz-me que “tinha as festas mais badaladas”. Tem quartos privados e outros de dormitório com várias camas no mesmo espaço, que ficam mais em conta.
Foi o primeiro a apostar no potencial turístico da ilha de Bom Jesus. Formado em turismo e filosofia, Luís tem tatuado “Bom Porto Jesus dos Passos” e explica a tatuagem: “é onde está amarrado o meu corpo e o meu porto de abrigo”. Tinha um barco e decidiu tatuar isso no braço, onde está inscrita a morada de regresso caso lhe acontecesse algo no mar. Esta é uma ilha repleta de histórias!
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
Leia também:
– Guia / Roteiro para visitar Salvador da Bahia
– Restaurantes: onde comer em Salvador, Bahia
– Viagem pela Gastronomia de Salvador da Bahia
– Compras em Salvador da Bahia
– Centro Histórico e Pelourinho, Salvador da Bahia
– Fortes e Farol da Barra, Salvador
– Itapuã, a praia e o farol, Salvador
– Casa Di Vina, um Hotel e Restaurante: na Casa de Vinicius de Moraes, Salvador
– Casa do Carnaval, Salvador, Bahia
– Barraca do Loro: um dia na praia de Stella Maris
– Bahia: de onde vêm as fitas do Senhor do Bonfim?
– Músicas que nos fazem viajar até Salvador da Bahia
– Casa do Benim, Salvador da Bahia
– Casa de Jorge Amado, Salvador da Bahia
– Candomblé Terreiro Casa Branca, Salvador
– Comunidade Solar do Unhão, Salvador
– Bairro de Santo António Além do Carmo, Salvador
– Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador
– Memorial Irmã Dulce, Salvador da Bahia
– Visitar Bomja: Ilha de Bom Jesus dos Passos
– Alojamento na Ilha de Bom Jesus dos Passos
– Ilha das Vacas, Salvador, Bahia
– Praia do Loreto, Ilha dos Frades
– Alojamento: onde dormir em Salvador da Bahia
– Hotel Deville Prime Salvador
– Vila Galé Resort Marés, Guarajuba, Bahia