Primeiro conselho: se puder, programe um almoço na esplanada do restaurante Filigrana, que fica n’A Quinta da Auga. Principalmente se estiver sol. Os pássaros a cantar, a água a correr – sim, parece um ambiente de filme romântico, mas é mesmo asim – e um ambiente relaxante envolvem-nos em A Quinta da Auga muito próxima do centro de Santiago de Compostela.
A casa – ninguém diz pelas fotografias que mostram o que estava em ruínas e que só mantinha algumas paredes – foi totalmente reconstruída e renovada. Era uma fábrica de papel no século XVIII (uma ainda funciona ali perto) e, comprada em 2003, abriu as portas em 2009. Pouco tempo depois, o charme do Boutique Hotel A Quinta da Auga chegou aos olhos e ouvidos da Relais & Chateaux, cadeia onde entrou pouco tempo depois de inaugurar.
Quando lá estiver vai perceber o porquê. Tudo é requintado, desde o ambiente à decoração. Também por isso foi eleito, em 2014, um dos 25 melhores hotéis de Espanha no âmbito dos “Traveller’s Awards 2014”, estando em 9º lugar e sendo o único representante desta região eleito pelo visitantes do site TripAdvisor.
A toda a volta tem árvores, flores e jardins muito bem cuidados. O rio Rar dá a volta ao terreno e som do correr da água é algo permanente em A Quinta da Auga . Daí ter surgido o seu nome.
Veja o vídeo:
Tem 51 quartos primorosamente decorados – ou não fossem os responsáveis do alojamento também donos de uma casa de decoração de interiores e apaixonados por antiguidades. A família Lorenzo García é também uma amante de viagens e isso vê-se em muitas das fotografias que estão espalhadas pelo edifício.
Os quartos são espaçosos, as camas confortáveis e a vista é sempre deslumbrante. Alguns quartos virados para cascatas de águas, outros para floridos jardins e ainda gigantes árvores, que cobrem parte do terreno.
Na gigante casa que compõe A Quinta da Auga está o restaurante, com sala de pequenos-almoços e, do outro lado do edifício, uma sala de convívio para hóspedes com lareira e confortáveis sofás.
Ao lado está uma cafetaria aberta ao público em geral, com esplanada para os dias mais quentes, a servir petiscos.
O ambiente e decoração da cafetaria remontam para os anos 30 e 40, com páginas de jornais antigos colados nas paredes, cadeirões vintage. E, no chão, um vidro que nos deixa ver, mais uma vez, a água a passar mesmo debaixo dos nossos pés.
A Quinta da Auga é muitas vezes escolhida para grandes eventos, como casamentos, por exemplo. Tem uma sala própria para isso e um jardim de bambús que são um local escolhido para originais fotografias dos noivos no meio daquele verdejante espaço.
SPA
O Spa de A Quinta da Auga tem tratamentos – com terapias ocidentais e orientais – onde privilegia os óleos essenciais e produtos biológicos.
Além das salas de tratamento, o Spa tem um Circuito de Água junto à piscina onde pode nadar – com telhado de vidro, por onde entra a luz natural. Tem também hammam, cabine de gelo e jacuzzi.
Os tratamentos são diversos e podem incluir experiências a dois ou ainda um programa diferente com amigos(as). Há um Spa privado que pode reservar.
Sozinho ou acompanhado… fiz uma massagem relaxante e aconselho a todos que lá fiquem. Depois da massagem vai ficar com sensação de ter ganho anos de vida e querer trazer a massagista consigo para casa.
RESTAURANTE
O restaurante chama-se Filigrana e serve a gastronomia galega. Na carta estão algumas das melhores iguarias da região e muitas delas reinventadas: as Croquetas de marisco de Nossas Rias, o Polvo Galego com Batata Cachelo e Queijo San Simón, o Bacalhau Assado em Crosta de Broa, o Lombo de Vaca da Galiza com Laminado de Maçã Caramelizada e Queijo de Cabra, são apenas alguns exemplos.
O crepe recheado com arroz doce é uma das (muitas) sobremesas servidas com orgulho e vaidade neste restaurante. Entre os “postres” estão também os queijos galegos, vários gelados, a tarte de queijo com caramelo e sorvete de maçã verde ou o coulant de chocolate belga com gelado de iogurte natural. As sugestões da carta vão mudando de acordo com as estações do ano.
INFORMAÇÕES
A Quinta da Auga Paseo de Amaia, 23B, Santiago de Compostela
Reservas: + 34 981 53 46 36
Encerra de 7 a 20 de janeiro (depois das festas dos reis)
Preço: a partir de €149 (sem Spa); suite a partir de 405€
Procura outros alojamentos em Santiago de Compostela? Clique aqui.