Susana Ribeiro no terraco Casa do Carnaval da Bahia - Salvador - Brasil © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 14, 2022

Guia / Roteiro para visitar em Salvador da Bahia

Américas/ Brasil [ Bahia/ Salvador ]

Salvador é a capital do Estado da Bahia. Situa-se na região nordeste do Brasil e é uma cidade encantadora, que se destaca pela sua música, gastronomia e património arquitetónico. Considerado um dos locais mais sagrados do Brasil, há quem diga que Deus foi mais generoso com a Bahia do que com os restantes lugares, porque ali se contra uma beleza natural arrebatadora. Também se diz que “baiano não nasce… estreia”!

No Largo do Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

No Largo do Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Uma cidade que vibra de música, de História, de gastronomia, de dança… de vida. Salvador tem vida própria e uma raízes culturais tão fortes que nos dão vida! É das cidades mais vibrantes e musicais que já conheci. Porque me apaixonei por Salvador… e já só penso em voltar? Por estas razões abaixo e muitas mais que só ir vendo e vivenciando lá!

República dos Tambores -Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

República dos Tambores -Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

É muito fácil perdermo-nos de amores por Salvador da Bahia. Passadas umas horas por lá, a ouvir a música e o ambiente que nos rodeia, o coração começa a bater ao som dos batuques de rua. A timbalada ou a batucada são os nossos guias e o pé começar a abanar e os ombros a chocalhar. E perder de amores que o digam o argentino Carybé e o francês Verger, por exemplo, artistas estrangeiros que aqui ficaram a viver! A cidade é criativa e puxa por nós! Tem de tudo um pouco! É um ambiente tropical com uma mistura africana, portuguesa e indiana, que fizeram de Salvador a cidade incrível que é hoje.

Fundação Casa Jorge Amado - Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Fundação Casa Jorge Amado – Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Sabia que…
– a Rua Do Chile foi a primeira Rua de Salvador?
– o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo?
– o Palácio Rio Branco vai ser o primeiro hotel seis estrelas?
– Palacete Tira-Chapéu… porque tem este nome? Porque havia aqui uma bandeira e, antigamente, os homens tiravam o chapéu em sinal de respeito
– deitaram parte de uma igreja abaixo para abrirem mais a rua? Foi a Igreja de Nossa Senhora Da Ajuda

Vista para Baía de Todos os Santos - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Vista para Baía de Todos os Santos – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Elevador Lacerda - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Elevador Lacerda – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Que o seu passeio comece deslumbrado pela vista para a Baía de Todos os Santos. que tem este nome porque os portugueses chegaram aqui a 1 de novembro – e é a maior baía do Brasil. E, depois, caminhe pelo histórico Pelourinho e, quem sabe, finalizar o dia no renovado bairro de Santo António Alem do Carmo – ainda há muito para fazer as está a ficar lindo! – e guarde tempo para a Cidade da Música da Bahia, o espaço que me abriu a alma para a música e músicos da Bahia. Se eu já gostava, agora fiquei a compreender as raízes e tudo ganha mais significado. E as praias de Salvador… há muita coisa para conhecer e experimentar!

O Farol de Itapuã - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

O Farol de Itapuã – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

RESTAURANTES: ONDE COMER EM SALVADOR

São centenas de restaurantes e botecos para comer o melhor da gastronomia baiana, que é tão rica e diversa. Experimentei alguns restaurantes cidade  e deixei aqui as sugestões. Se quer saber mais sobre a Gastronomia de Salvador (da Bahia), clique aqui também.

Moqueca da Cantina da Lua - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Moqueca da Cantina da Lua – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Restaurante Casa de Tereza - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Restaurante Casa de Tereza – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

HOTÉIS: ONDE DORMIR EM SALVADOR

Numa cidade tão grande existem centenas e centenas de alojamentos e todos os tipos. Em Salvador, já fiquei em hotéis de cinco estrelas e também em hostels. Por isso, aqui vai encontrar várias sugestões de alojamentos em Salvador, desde o centro até à praia, e desde os mais artísticos e históricos aos mais modernos. Saiba mais aqui.

Wish Hotel da Bahia - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Wish Hotel da Bahia – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Hotel Fasano Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Hotel Fasano Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

GOSTA DE CALOR?
A temperatura média anual, em Salvador, é de 28 graus e 17 graus foi a temperatura mais baixa alguma vez sentida – a mais baixa de sempre e já não é sentida há muitosss anos! A temperatura média anual da água do mar é de 26 graus.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Convento de São Francisco - Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Convento de São Francisco – Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

O QUE VISITAR EM SALVADOR DA BAHIA

• Centro histórico de Salvador

Antes de mais, sugiro que entre no ritmo descontraído e alegre de Salvador e passeie pelo centro histórico, apenas para desfrutar da energia do local e onde se ouve sempre música. Irá sentir-se bem acolhido pelo povo baiano e, ao percorrer as ruas e praças, estará a vaguear por, pelo menos, seis séculos de história e cultura. Quando encontrar umas das famosas baianas a venderem os seus “quitutes” tradicionais, não deixe de provar. A culinária da Bahia é simplesmente deliciosa e neste artigo sugiro várias das iguarias que vale a pena provar. O centro histórico é onde se encontram as fachadas de casas coloridas, e muitas (muitas mesmo!) igrejas! Dizem que são 372 igrejas em toda a Bahia. Além disso tem o Teatro Miguel Santana e a Fundação Casa de Jorge Amado.

Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador da Bahia © Viaje Comigo

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador da Bahia © Viaje Comigo

• Pelourinho

O Pelourinho situa-se bem no coração da cidade, no centro histórico de Salvador. Foi considerado Património da Humanidade desde 1985 e representa o maior e melhor preservado conjunto arquitetónico do período colonial da América Latina. Não há como não sentir a energia da história e do passado neste local. Porém, é também um sítio de lazer, uma vez que vários eventos culturais costumam apresentar-se no Pelourinho de Salvador da Bahia.
O restaurante Cantina da Lua é um dos locais mais emblemáticos e o seu dono, Clarindo Silva, é um dos maiores responsáveis por a área do Pelourinho ter sido toda requalificada.

• Praça da Sé

A Praça da Sé situa-se exatamente entre o Elevador Lacerda e o Pelourinho. Quando passar por lá, não ficará indiferente à animação dos artistas de rua, e das várias banquinhas a vender comida e artesanato local. Poderá encontrar também a estátua de Zumbi dos Palmares (líder quilombola brasileiro. Foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.). Aqui ao lado está o Monumento da Cruz Tombada e vista para a Baía de Todos os Santos.

Cruz Caída - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Cruz Caída – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Cantina da Lua - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Cantina da Lua – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Cantina da Lua - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Cantina da Lua – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

• Igreja e Convento de São Francisco (Igreja de Ouro)

Localiza-se no Largo do Cruzeiro de São Francisco e, um facto muito interessante, é que foi considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo, pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Foi construída entre os séculos XVII e XVIII. À entrada pode encontrar uma grande coleção de azulejos portugueses do século XVIII, que retratam a vida de São Francisco. Há quem diga que o interior desta igreja é o mais bonito de Salvador.

Convento de São Francisco - Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Convento de São Francisco – Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Convento de São Francisco - Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Convento de São Francisco – Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Bahia é um local onde a religião se faz notar. Apesar do Candomblé ter muita expressão, a história do catolicismo também está muito presente e são várias as igrejas que poderá encontrar por toda a cidade. A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos destaca-se, não só pela beleza exterior, mas por ter sido uma das poucas igrejas em que permitiam a entrada dos escravos (daí o seu nome). A igreja começou a ser construída em 1704 pela Irmandade dos Homens Pretos.

Susana Ribeiro no Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Casa do Carnaval da Bahia

Espaço que foi transformada num museu interativo, inaugurado em 2018. Aqui pode “celebrar” um dos carnavais mais conhecidos do Brasil (o Carnaval da Bahia), de modo interativo, com acesso a recursos áudio visuais e também a artigos históricos. Uma das salas é o mºaximo porque pode dançar, com coreografias, as músicas da Bahia!
Localiza-se mesmo ao lado da Catedral-Basílica Primacial de São Salvador. Neste espaço e no seguinte aprende-se muito, apesar de toda a diversão que existe. Aprende-se sobretudo que o Carnaval é muito mais do que uma festa! O Carnaval é a expressão da cultura e na Bahia ainda se sente mais isso! Saiba mais aqui.

Casa do Carnaval da Bahia - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Casa do Carnaval da Bahia – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Casa do Carnaval da Bahia - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Casa do Carnaval da Bahia – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Casa do Carnaval da Bahia - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Vista da Casa do Carnaval da Bahia – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

• Cidade da Música da Bahia

Do outro lado da rua do Mercado Modelo, está este recente espaço de Salvador, que me deslumbrou e me fez conhecer as raízes da música da Bahia. Se gostam de música têm mesmo de guardar bastantes horas para ficar a assistir aos documentários, ou então ler as explicações das exposições. Aqui, estão relatos e informações de como bairros de Salvador se renovaram ao “sabor” da música. E isso é incrível. “A Bahia foi palco da criação de ritmos e movimentos culturais que marcaram gerações. O espaço celebra a história da música desde a fundação da cidade até os dias de hoje”, dizem na apresentação.

Além de tudo isso tem uma série de estações e cabines interativas, salas de experimentação e dança e até fazer workshops de percussão, por exemplo. Um lugar imperdível! É como tomar a musica da Bahia à colherada. Os documentários conta com comentários e declarações de autores, poetas, músicos, baianos, ativistas, formadores sociais… sobre a música… do hip hop ao pagadão e do ilê ao samba.

Mas vá com tempo!! Eu fiquei umas 2 horas deliciada a ver os documentários sobre como a música (e os projetos musicais) mudou bairros (unindo comunidades) e a cidade mudou com a música – e depois mais umas 2 horas a ver tudo o resto. foi uma tarde inteira – e hora de almoço incluída (tem um café lá dentro). Saiba mais aqui e mais fotografias aqui.

Cidade da Música da Bahia - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Cidade da Música da Bahia – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Cidade da Música da Bahia - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Cidade da Música da Bahia – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

• Mercado Modelo

No início deste artigo referi a irresistível gastronomia baiana e este é um dos locais onde pode encontrar muita desta culinária. No mercado Modelo também encontra as baianas a vender os seus famosos acarajés e doces de coco. Porém, não é só comida que se vende neste mercado. Se quer levar artesanato da Bahia, aqui é o local certo. No piso de entrada é mais difícil negociar, mas no segundo piso – menos visitado pelos apressados turistas – consegue sempre melhores preços. Saiba mais aqui.

Mercado Modelo - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Mercado Modelo – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Mercado Modelo - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Mercado Modelo – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Mercado Modelo - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Mercado Modelo – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

Não é por acaso que esta sugestão vem logo a seguir à da visita ao Mercado Modelo. Perto deste mercado, poderá encontrar o Museu de Arte Moderna da Bahia. Entre as diversas exposições pode encontrar obras de artistas com Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari, só para dar alguns exemplos.

Elevador Lacerda - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Elevador Lacerda – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Elevador Lacerda - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Elevador Lacerda – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Elevador Lacerda e mirante da Praça Tomé de Sousa

O Elevador Lacerda é, sem dúvida, um dos ícones da capital baiana. Foi inaugurado em 1872 para promover a rápida ligação entre a Cidade Baixa e a Praça Tomé de Sousa, na cidade alta. Uma curiosidade é que este elevador foi o primeiro elevador urbano do mundo!
Se tem medo de alturas, não pense muito nisso, até porque os seus 73 metros são percorridos numa viagem muito rápida. Quando chegar ao topo, ficará deslumbrado com a vista magnífica sobre a Baía de Todos os Santos, que poderá apreciar no mirante da Praça Tomé de Sousa.

Casa do Benim - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Casa do Benim – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Casa do Benim - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Casa do Benim – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• CASA DO BENIM

A Casa do Benim (Rua Padre Agostinho Gomes, Pelourinho) acolhe uma 200 peças originárias do Golfo do Benin, da coleção do fotógrafo francês Pierre Verger ao longo de suas viagens em África. Vai reparar também, no edifício, os tecidos coloridos que estão pendurados e que são da artista plástica e designer Goya Lopes, uma das pioneiras a trabalhar de maneira criativa com a moda afro-brasileira. Saiba mais.

Farol da Barra - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Farol da Barra – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Farol da Barra - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Farol da Barra – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

BARRA

• Farol da Barra

O Farol da Barra é considerado um dos “cartões-postais” de Salvador e é também um dos sítios de onde costuma ser transmitido o Carnaval. Quando visitar o Forte de Santo António da Barra, não deixe de ir até à torre para ver a vista, a partir do farol. Este foi o segundo sistema de sinalização náutica no Brasil. A torre data de 1839 e tem uma altura de 22 metros. Serviam de proteção para ataques de piratas e existiam bastantes outros faróis espalhados pela costa. Antes de existir o centro histórico que existe hoje em dia, a Barra era o centro da cidade. Curiosidade: sabia que navios vinham de Portugal carregados de pedras para as construções, uma vez que aqui não havia pedra? A Igreja Nossa Senhora da Conceição foi toda edificada com pedras vinhas de Portugal!

Forte Santa Maria - Fundação Pierre Verger - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Forte Santa Maria – Fundação Pierre Verger – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Forte Santa Maria - Fundação Pierre Verger - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Forte Santa Maria – Fundação Pierre Verger – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

• Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana – Forte de Santa Maria

É um forte histórico do século XVII que fica ao lado da Praia do Porto da Barra e tem um brasão imperial na fachada. Funciona como café-esplanada no interior e tem um espaço que acolhe o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana. A história da Bahia contada por fotografias deste profissional francês que se apaixonou pela região e aqui ficou a viver. Compreendo-o bem! Saiba mais.

Forte Santa Maria - Fundação Pierre Verger - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Vista para a praia – Forte Santa Maria – Fundação Pierre Verger – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Forte Santa Maria - Fundação Pierre Verger - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Forte Santa Maria – Fundação Pierre Verger – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

• Espaço Carybé de Artes – Forte de São Diogo

Também com vista para a Praia do Porto da Barra, este Forte de Sao Diogo foi construído no século XVII e acolhe eventos culturais, assim como é com o Espaço Carybé de Artes, que se conta a história e mostra a arte de um dos maiores artistas, que também se apaixonou pela Bahia e aqui ficou a viver. Tem uma esplanada perfeita para ver o espetáculo do pôr do sol. E costuma ter projeções de arte na fachada do edifício, depois de fechar e ficar de noite. Saiba mais.

RIO VERMELHO

• Casa de Jorge Amado ou Casa do Rio Vermelho

Na área de Rio vermelho, nesta casa-museu respira-se cultura, arte, criação e, claro, um pouquinho de nostalgia. A Casa do Rio Vermelho foi a casa onde o casal de escritores, Jorge amado e a sua mulher Zélia Gattai, viveu.
Era aqui que recebiam amigos e convidados e, por isso, por aqui passaram grandes nomes da cultura brasileira, principalmente do campo da escrita, da representação e da música.
Jorge Amado ficou imortalizado pelas suas obras literárias, algumas delas dando até origem a várias telenovelas que tão bem conhecemos, como: “Tieta”, “Gabriela” e “Dona Flor e seus dois Maridos”.
Ao visitar a casa, vai embarcar numa viagem ao passado, podendo quase sentir que está a ser recebido pelo próprio Jorge Amado… até porque são familiares que estão à frente do negócio. Conto-lhe tudo sobre a minha visita aqui.

Casa de Jorge Amado - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Casa de Jorge Amado – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Casa de Jorge Amado - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Casa de Jorge Amado – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Casa de Jorge Amado - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Casa de Jorge Amado – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Museu Afro-Brasileiro

No Museu Afro-Brasileiro encontrará uma incrível coleção de peças de origem ou inspiração africana, com temáticas ligadas à tecnologia, à arte e às religiões. Neste campo, há também lugar a objetos de origem brasileira, relacionados com a religião afro-brasileira da Bahia (o Candomblé), incluindo um conjunto de talhas em cedro de autoria de Carybé e 27 painéis representando os orixás do candomblé da Bahia.

Terreiro Casa Branca - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Terreiro Casa Branca – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

TERREIRO DA CASA BRANCA

Falar da Bahia é falar de Camdonblé – religião afro-brasileira, que derivou de cultos tradicional africanos. E visitar um terreiro pode ser uma experiência incrível, sobretudo se tiverem a minha sorte e conseguirem falar com a Sinha. O Terreiro da Casa Branca diz ser primeiro terreiro de Candomblé no Brasil (existem 1700 terreiros na Bahia). Um lugar de paz, de fraternidade, de sororidade e onde fiquei a conhecer a D. Sinha, que irradia serenidade. Saiba mais aqui.

Terreiro Casa Branca - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Sinha do Terreiro Casa Branca – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Terreiro Casa Branca - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Terreiro Casa Branca – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Terreiro Casa Branca - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Terreiro Casa Branca – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Ponta do Humaitá

Conhecida também por Ponta de Monte Serrat, localiza-se na Cidade Baixa. É um sítio muito bonito para passear e apreciar a vista sobre a Baía de Todos os Santos, principalmente ao pôr-do-sol. La encontrará o Clube Náutico da Bahia, o Farol de Humaitá e a Igreja e o Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat.

• Jardim Botânico de Salvador

O Jardim Botânico de Salvador localiza-se no bairro de São Marcos e ocupa 17 hectares. Lá poderá encontrar mais de 60 mil amostras de plantas desidratadas provenientes de vários biótipos, como a Mata Atlântica, Amazónia, Cerrado, Caatinga, Restinga e Manguezal.

• Morro do Cristo

Na Barra, o Morro de Cristo é um dos pontos turísticos de Salvador. Vai encontrar uma bela escultura do Cristo Redentor (estátua que conferiu o nome ao local), com sete metros e toda esculpida em mármore. Este é outro dos locais que as pessoas escolhem para apreciar o pôr-do-sol e desfrutar da sua noite, nos vários bares e restaurantes da zona.

Santo António Além do Carmo - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Santo António Além do Carmo – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Santo António Além do Carmo - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Santo António Além do Carmo – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Santo António Além do Carmo - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Santo António Além do Carmo – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Santo António Além do Carmo - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Santo António Além do Carmo – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

BAIRRO DE SANTO ANTÓNIO ALÉM DO CARMO

Fui num domingo visitar este bairro de Santo António Além do Carmo, que está a ser renovado e está repleto de lojinhas, bares, cafés e restaurantes muito bonitos. Entrei em inúmeras lojas de coisas em segunda mão, peças vintage – e pela rua havia vendedores de peças vintage, com umas tentadoras câmaras fotográficas! – e se for pet Rua Direita é isso que vai encontrar. Sugiro também passagem no restaurante Antique Bistrô, que vale pela vista, pelo ambiente, pela comida e bebidas, e para poderem ver as obras de reabilitação que ali fizeram. Estão incríveis!

Santo António Além do Carmo - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Santo António Além do Carmo – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Santo António Além do Carmo - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Santo António Além do Carmo – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Antique Bistrô - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Antique Bistrô – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Antique Bistrô - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Antique Bistrô – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Antique Bistrô - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Antique Bistrô – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Aqui ao lado, aconselho também a visita à história da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo. No topo, tem vista de 360 graus nas quatro janelas, apontando para os principais pontos turísticos. É nesta Igreja que está a mítica imagem de São José com botas!
A igreja foi toda restaurada e merece uma visita. Foi aqui filmado, principalmente na enorme escadaria, o filme “O Pagador de promessas” – e algum do material do filme ficou em exposição na sacristia. Veja mais fotos aqui.

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador da Bahia © Viaje Comigo

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador da Bahia © Viaje Comigo

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador da Bahia © Viaje Comigo

Material O Pagador de Promessas – Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador da Bahia © Viaje Comigo

Aqui, também vai encontrar a histórico Forte e Igreja de Santo Antonio Além do Carmo. E do outro lado do largo, está o Museu do Mar – Aleixo Belov. Foi emigrante porque os pais fugiram da Ucrânia no pós-guerra. Veio com dois anos, em 1949. Foi mergulhador e velejador – veio num barco para o Brasil – e em adulto deu cinco voltas ao mundo a bordo de veleiros que construiu.

Aleixo Belov escreveu vários livros de viagens e esteve no Alaska e na Antártida. Partiu do Brasil para as suas aventuras de um ano a velejar e fê-lo sozinho algumas vezes, noutras acompanhado. Está em exposição o Três Marias – o primeiro veleiro em que deu a volta ao mundo sozinho. Fez um veleiro escola, o Fraternidade, com o sonho de pode navegar em todos os oceanos e que poderia levar jovens brasileiros por esses mares afora sem terem de pagar.
Se quiser mais dicas deste bairro, veja aqui.

Comunidade Solar do Unhão - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Comunidade Solar do Unhão – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Praia da Comunidade Solar do Unhão - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Praia da Comunidade Solar do Unhão – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Comunidade Solar do Unhão - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Comunidade Solar do Unhão – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

UNHÃO

Com o pretexto de experimentar o Restaurante da Suzana, na Comunidade Solar do Unhão, passei a pé aquela área. A cantora Anitta fez um vídeo por lá e a coisa viralizou e revitalizou… e ainda bem, para todos! O Unhão tinha alguns lugares a precisarem de serem pintados, revitalizados e ocupados por negócios. E assim aconteceu.

O Re-Restaurante Dona Suzana (Repetido o Re porque Suzana sofre de gaguez) é dos mais conhecidos e depois de ter aparecido na televisão torna-se difícil arranjar mesa – e os preços também subiram para justificar a notoriedade. Mas lá conseguimos dois lugares, para provar a famosa moqueca. A baiana com quem fui almoçar… disse que a moqueca já esteve melhor! Mas mesmo assim estava boa! E visitar o Unhão é sempre entrar numa das comunidades mais pitorescas de Salvador.

Aqui tem o Solar de Unhão para visitar, onde em tempos (baste escuros da História) se vendiam escravos. Hoje em dia tem um espaço cultural e uma esplanada muito convidativa e fazem eventos na parte voltada para o mar e praia. O solar e o conjunto com Capela são classificados como património histórico.

Restaurante Dona Suzana - Comunidade Solar do Unhão - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Restaurante Dona Suzana – Comunidade Solar do Unhão – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Restaurante Dona Suzana - Comunidade Solar do Unhão - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Restaurante Dona Suzana – Comunidade Solar do Unhão – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Restaurante Dona Suzana - Comunidade Solar do Unhão - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Restaurante Dona Suzana – Comunidade Solar do Unhão – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Praia da Comunidade Solar do Unhão - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Praia da Comunidade Solar do Unhão – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Lagoa de Abaeté
Sabe aquele cenário de filme, praia com coqueiro e areia branquinha? É quase o que pode encontrar nesta lagoa (que é uma alternativa às praias mais movimentadas). Digo “quase”, porque a única coisa que destoa deste cenário é a água, que, em vez de ser azul, tem um tom escuro. Isto acontece devido à diversidade de vegetação nativa que envolve a lagoa. Está inserida no Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, mas o seu acesso é gratuito.

  • Parque das Dunas: uma reserva natural de mais de 6 milhões de metros quadrados, perto do aeroporto. Uma forma de proteger as plantas e  animais endémicos, uma vez que aqui é casa de 1275 espécies (flora) e 252 espécies da fauna, incluindo aves migratórias. Saiba mais aqui.
    Parque das Dunas - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

    Parque das Dunas – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

    Parque das Dunas - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

    Parque das Dunas – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Museu da Gastronomia Baiana

Já lhe falei na delícia que é a gastronomia baiana, mas, para que compreenda o valor que o povo baiano lhe dá, sugiro que visite este museu. Encontrará uma grande referência às influências angolanas, o que torna a comida baiana ainda mais exótica. O museu é composto por uma exposição de longa duração e exposições temporárias; restaurante-museu; loja-museu Doces & Livros; Galeria Nelson Daiha e espaço dedicado à art-food. Saiba mais.

Igreja Basílica do Senhor do Bonfim - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Na Igreja Basílica do Senhor do Bonfim – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Igreja Basílica do Senhor do Bonfim - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Igreja Basílica do Senhor do Bonfim – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

• Igreja Basílica do Senhor do Bonfim (e as famosas fitas)

Esta basílica, inaugurada em 1672, é das mais conhecidas de toda a Bahia, sendo o nosso Senhor do Bonfim o santo padroeiro da Bahia (sincretizado com Oxalá, no Candomblé). Ao visitá-la, vai encontrar não um, nem dois, mas treze altares. Vai certamente deslumbrar-se com o brilho das 50 mil folhas de ouro usadas na sua recuperação e com os 30 relicários de virgens e mártires, que estavam sob a guarda do Museu de Arte Sacra. Sabia que a imagem do Senhor do Bonfim veio directamente de Portugal?

Outra curiosidade interessante tem a ver com as fitas coloridas que vai encontrar nesta basílica. São chamadas as “Fitas do Senhor do Bomfim” e cada cor representa uma bênção diferente. Saiba mais os pormenores e o que cada uma representa e a história de fé, que está adjacente a esta tradição.

Igreja Basílica do Senhor do Bonfim - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Igreja Basílica do Senhor do Bonfim – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

• Praias de Salvador

São 60 quilómetros de praias e só em Salvador! As praias de Salvador têm música… ou, a música tem praias de Salvador. É muito fácil perceber de onde veio a inspiração de tantos músicos para cantar as belezas de alguns dos areais! Assim, algumas das melhores praias de Salvador são a de Itapuã (musa de Vinicius de Moraes), Stella Maris (onde passei um dia na Barraca do Loro, um restaurante, com serviço na praia), Farol da Barra, do Porto da Barra (considerada das mais bonitas do mundo), a de Ondina e o Buracão (Rio Vermelho).

Forte Santa Maria - Fundação Pierre Verger - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Vista para a praia – Forte Santa Maria – Fundação Pierre Verger – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Praia do Porto da Barra - Salvador - Brasil © Viaje Comigo

Praia do Porto da Barra – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Praia dos Artistas

O seu nome deve-se ao facto desta praia ter sido frequentada nos anos 70, pela nata do MPB. Estou a falar em nomes como Gilberto Gil, Caetano, Gal Costa, Maria Bethânia, entre outros.
Hoje em dia é uma praia que, para além de linda, tem uma boa infraestrutura de bares e restaurantes… O local perfeito para fazer uma pausa da cidade e passar um dia na natureza.

Farol de Itapuã - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Farol de Itapuã – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Farol de Itapuã - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Praia do Farol de Itapuã – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

• Praia e Farol de Itapuã

A Praia de Itapuã é o típico cartão de visita de um destino de praia de sonho: águas claras, areia branca e coqueiros. Esta praia já foi musa de alguns cantores, sendo mencionada nas suas músicas (tal como na canção de Touquinho e Vinicius de Moraes – “Tarde em Itapuã”). Na ponta da praia está o Farol de Itapuã, branco e vermelho, feito de ferro fundido com base de cimento nas suas cores. Costuma haver vários barquinhos ancorados, conferindo uma beleza adicional ao local. Aqui está a Casa Di Vina, onde viveu Vinicius de Moraes e que foi transformado em hotel-museu e também restaurante.

Ilha das Vacas - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo.

Ilha das Vacas – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo.

Ilha das Vacas - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo.

Ilha das Vacas – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo.

• Ilhas de Salvador

As mais conhecidas serão a Ilha dos Frades e Itaparica, mas eu fui visitar a muito bonita Ilha de Bomja, Bom Jesus dos Passos – e a pequena Ilha das Vacas.

Leia também:

Guia / Roteiro para visitar Salvador da Bahia

Restaurantes: onde comer em Salvador, Bahia

Viagem pela Gastronomia de Salvador da Bahia

Compras em Salvador da Bahia

Centro Histórico e Pelourinho, Salvador da Bahia

Fortes e Farol da Barra, Salvador

Itapuã, a praia e o farol, Salvador

Casa Di Vina, um Hotel e Restaurante: na Casa de Vinicius de Moraes, Salvador

Cidade da Música da Bahia

Casa do Carnaval, Salvador, Bahia

Barraca do Loro: um dia na praia de Stella Maris

Bahia: de onde vêm as fitas do Senhor do Bonfim?

Músicas que nos fazem viajar até Salvador da Bahia

Casa do Benim, Salvador da Bahia

Casa de Jorge Amado, Salvador da Bahia

Candomblé Terreiro Casa Branca, Salvador

Comunidade Solar do Unhão, Salvador

Bairro de Santo António Além do Carmo, Salvador

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador

Memorial Irmã Dulce, Salvador da Bahia

Parque das Dunas, Salvador

Visitar Bomja: Ilha de Bom Jesus dos Passos

Alojamento na Ilha de Bom Jesus dos Passos

Ilha das Vacas, Salvador, Bahia

Praia do Loreto, Ilha dos Frades

Alojamento: onde dormir em Salvador da Bahia

Hotel Fasano Salvador

Hotel Vila Galé Salvador

Hotel Deville Prime Salvador

Wish Hotel da Bahia

Vila Galé Resort Marés, Guarajuba, Bahia

Bom Jesus dos Passos - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Bom Jesus dos Passos – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Casa do Tamarineiro - Ilha Bom Jesus dos Passos - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Casa do Tamarineiro – Ilha Bom Jesus dos Passos – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Ilha Bom Jesus dos Passos - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Ilha Bom Jesus dos Passos – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Casa do Tamarineiro - Ilha Bom Jesus dos Passos - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Casa do Tamarineiro – Ilha Bom Jesus dos Passos – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Ilha Bom Jesus dos Passos - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

Ilha Bom Jesus dos Passos – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo