Visitar a Amazónia, no Brasil, era um dos meus destinos de sonho, desde criança! Fui sozinha em 2021 e, durante uma semana, percorri vários lugares inesquecíveis do Estado do Amazonas: comecei com um cruzeiro no rio Amazonas, visitei Manaus, fiz um tour pelo Encontro das Águas, nadei com botos rosa, tive contacto com tribos indígenas, fui às lindas cascatas de Presidente Figueiredo e fiquei alojada num hotel de selva. Foi uma semana inesquecível e ficou a vontade de voltar! Fique com as dicas dessa viagem.
E se quer ficar já com uma ideia da viagem, assista a este vídeo:
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube..
VISITAR MANAUS
No Brasil, Manaus é a capital e a cidade mais populosa do Estado do Amazonas, da Região Norte e de toda a Amazónia brasileira, com mais de 2,7 milhões de habitantes (e é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil desta região) – estando situada no centro da maior floresta tropical do mundo: a Amazónia.
No século XIX, a cidade de Manaus chamava-se Barra do Rio Negro. Mas, a origem do nome da cidade vem da tribo dos manaós, habitantes da região dos rios Negro e Solimões, que significa “Mãe dos Deuses”.
Além de um legado deixado pelo Ciclo da Borracha, o Encontro das Águas, nadar com golfinhos (botos) e as visitas à selva Amazónica ou cachoeiras, fazem desta cidade o centro e ponto de partida para inúmeras aventuras e visitas. Leia mais.
No centro da cidade de Manaus está o Teatro Amazonas, que é uma das grandes construções do próspero Ciclo da Borracha e da Belle Époque. Seja de noite ou de dia, a sua cúpula é o que sobressai mais no exterior deste bonito edifício: com as cores da bandeira brasileira. Fica em frente ao Largo de Sebastião e está classificado como Património Histórico Nacional. Vale a pena fazer esta visita guiada para saber mais! Leia mais.
ONDE FIQUEI ALOJADA EM MANAUS
JUMA ÓPERA HOTEL
O Juma Ópera foi, sem dúvida, um dos mais bonitos hotéis onde já estive alojada. No centro de Manaus, Amazonas (Brasil) o Juma Ópera é um hotel-boutique restaurado que conta com decoração moderna, muito confortável, com um serviço muito atencioso. Tem um restaurante, centro de fitness, e uma piscina no terraço com uma vista incrível para o imponente Teatro Amazonas. Saiba mais.
HOTEL BLUE TREE PREMIUM
No distrito de Adrianópolis, em Manaus, Amazonas (Brasil), fiquei instalada algumas noites no Hotel Blue Tree Premium, que está perto do centro da cidade e também perto de uma zona de negócios e centros comerciais a uma pequena distância. Tem uma piscina, ginásio e restaurante e é um hotel muito confortável e acolhedor. O pequeno-almoço é excelente! Saiba mais.
TOUR DE UM DIA – AMAZÓNIA
No Estado do Amazonas, Brasil, fui fazer um tour que me levou ao Encontro das Águas, a nadar com golfinhos, a experimentar a gastronomia local e a contactar com uma tribo indígena. Fiz o Day Tour com a Iguana Tours (ver contacto mais abaixo), que aconselho, porque não tive de me preocupar com nada – tem almoço e todos os transportes incluídos. Estava a viajar sozinha, mas conheci pessoas e divertimo-nos muito juntos. Além disso, reencontrei algumas dessas pessoas noutro tour (das Cachoeiras em Presidente Figueiredo), uns dias depois. A verdade é que viajamos sozinhos… mas (quase) nunca estamos sozinhos! Saiba mais aqui.uana
HOTEL DE SELVA: MANATI LODGE
Sabemos que gostamos muito de um sítio quando ainda lá estamos e já só pensamos em voltar, para ficarmos mais tempo. Foi assim no Manati Lodge, na minha visita à Amazónia, no Brasil. Este hotel de selva, situado num dos braços do Rio Negro, fica a cerca de 40 minutos (numa viagem de carro e barco) da cidade de Manaus.
O transfer leva-nos do centro de Manaus (do meu hotel), atravessando a ponte do Rio Negro e parando, num café de beira de estrada, para entrar num barco que irá navegar durante mais de 20 minutos até chegar ao Manati Lodge. A viagem em si já é parte da experiência! “Rasgámos” o leito do rio com o barco e fazemos curvas por entre a vegetação, qual “carro de corrida” a comer as curvas “asfaltadas” de plantas que cresceu nestas águas profundas. Conheça melhor o hotel de selva, aqui.
AS CASCATAS DE PRESIDENTE FIGUEIREDO
No Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo é apelidada de Terra das Cachoeiras. Fiz um passeio de dois dias, com saída de Manaus e depois de uma viagem de carro de 100 quilómetros já estava a fazer uma trilha e a banhar-me nas mais belas cachoeiras!
As paragens deste tour foram nas quedas de água de: Caverna Maroaga e Gruta da Judeia; na Cachoeira Iracema; na Lagoa Azul e no Fervedouro do Maranhão; na Cachoeira do Mutum; e na Cachoeira da Pedra Furada. A dormida foi num hostel muito bonito no centro de Presidente Figueiredo! Para saber mais, clique aqui.
IBEROSTAR HERITAGE GRAND AMAZON
No Amazonas, o Iberostar Heritage Grand Amazon foi o primeiro projeto turístico desta cadeia no Brasil. Um hotel flutuante de luxo com dois programas na Amazónia: um pelo rio Solimões e outro pelo rio Negro. Com um só objetivo: dar a conhecer a riqueza do rio Amazonas e da selva – na maior floresta tropical do mundo – e seus afluentes. Tem excursões incluídas e espetáculos todas as noites, gastronomia maravilhosa e contacto com as populações ribeirinhas do Amazonas. Um barco com piscina, sala de fitness, jacuzzi, restaurante, bar e discoteca. E quartos muitos confortáveis e com varanda… pois a vista, aqui, é tudo!
A minha experiência pode ser lida aqui.