Passeio do Manati Lodge - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo
Publicado em Julho 5, 2022

O que é a Amazónia?

Américas/ Brasil [ Amazonas ]

A Amazónia, também conhecida como Floresta Amazónica, Selva Amazónica, Floresta Equatorial da Amazónia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazónica, é a maior floresta tropical do mundo. Ocupa uma área de mais de 8 milhões de km², constituindo-se, assim, o maior bioma da América do Sul. Estima-se que 60% desse território está presente no território do Brasil, sendo que o restante subdivide-se pela Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Suriname.

Passeio do Manati Lodge - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Excursão no Iberostar Grand Amazon, Amazónia, Brasil, © Viaje Comigo

Excursão no Iberostar Grand Amazon, Amazónia, Brasil, © Viaje Comigo

Excursão Iberostar Heritage Grand Amazon, Amazónia, Brasil © Viaje Comigo

Excursão Iberostar Heritage Grand Amazon, Amazónia, Brasil © Viaje Comigo

Diferença entre Amazónia e Amazonas

A Amazónia, ou Floresta Amazónica é representada por toda a vegetação que circunda a grande bacia hidrográfica do Rio Amazonas. Este rio percorre todo o Estado do Amazonas (o maior estado do país). Trata-se do segundo maior rio do mundo, sendo o primeiro, o rio Nilo.
O Estado do Amazonas é um dos 9 Estados do Brasil (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondónia, Roraima, Tocantins e Maranhão), que compõem a Amazónia e que foram denominados por “Amazónia Legal”, pelo governo federal.
Não posso deixar de partilhar uma curiosidade acerca da origem da denominação “Amazonas”. Conta-se que, entre 1540 e 1542, Francisco de Orellana (um explorador espanhol) desceu o rio Amazonas em toda sua extensão. Durante a sua excursão, avistou algumas mulheres, possivelmente guerreiras indígenas, que associou com as mitológicas Amazonas, da lendária tribo de mulheres guerreiras da mitologia helénica. Então, batizou o rio de “Rio Amazonas” e, daí, derivou a denominação “Amazónia”.

Passeio do Manati Lodge - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Cachoeira Iracema - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Cachoeira Iracema – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

A Biodiversidade da Amazónia

Uma das grandes razões que torna a Amazónia tão importante, para além de ser considerada “o pulmão do mundo” e produzir 20% do oxigénio que os habitantes do planeta consomem, é a grande diversidade de fauna e flora que coabita no local.
As terras amazónicas possuem a maior reserva de madeira tropical do mundo. Segundo as pesquisas, só de peixes, existem mais de duas mil espécies e cerca de 50 mil espécies vegetais. A bacia amazónica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes.

Para além de abrigar a maior reserva de madeira tropical do mundo, tem também vários outros recursos naturais, como a borracha, a castanha e os minérios, por exemplo, que representam uma abundante fonte de riqueza natural e económica.
Sabia que grande parte da matéria prima para fabricar medicamentos vem da Floresta Amazónica? E que outra grande parte desses componentes ainda nem foi descoberta completamente, ou está ainda a ser testada? Agora imagine o potencial e a perda enorme que seria se a Amazónia desaparecesse.
É imprescindível proteger a floresta e a sua biodiversidade. Os pesquisadores afirmam com veemência: “Todos os alimentos, quase todos os medicamentos e até o ar que respiramos são produtos da biodiversidade.”.

Gruta da Judeia - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Gruta da Judeia – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Botos rosa - Iguana Day Tour - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Botos rosa – Iguana Day Tour – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Floresta Amazónica e a sua diversidade cultural

Existem pequenas comunidades, povoados e aldeias de indígenas, seringueiros, ribeirinhos e pescadores, ao longo de toda a floresta. Talvez pela extensão ser tão imensa, muitos deles vivem isolados, longe uns dos outros. Assim, preservaram-se os modos de viver e as tradições, principalmente das tribos indígenas.
Estas comunidades vivem de forma sustentável na floresta, fazendo os seus próprios remédios, roupas, alimentação e artesanato (que muitas vezes vendem, como modo de sustento). O outro lado da questão, são os baixos índices socioeconómicos e a dificuldade de acesso à educação e serviços de saúde especializados.

Tribo Dessana - Iguana Day Tour - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Tribo Dessana – Iguana Day Tour – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Encontro das Águas - Iguana Day Tour - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Encontro das Águas – Iguana Day Tour – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Parque Ecológico Janauary - Iguana Day Tour - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Parque Ecológico Janauary – Iguana Day Tour – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Turismo na Amazónia

No Brasil, o turismo na Amazónia está diretamente ligado à cidade de Manaus, por possuir aeroporto e todas as infraestruturas adequadas à atividade turística. Esta cidade mistura modernidade e natureza, num equilíbrio perfeito. Veja o que visitar em Manaus, aqui.
Partindo de Manaus, poderá conhecer outros locais incríveis e inigualáveis, como por exemplo Presidente Figueiredo – a Terra das Cachoeiras, no Estado do Amazonas. Ou fazer um cruzeiro no Amazonas, como o que eu fiz no navio-hotel Iberostar Grand Amazon.

A maior parte do transporte faz-se de modo fluvial, já que o rio tem uma extensão enorme e há uma boa infraestrutura de embarcações turísticas.
Claro que a experiência não seria completa sem se hospedar num hotel de selva, como o Manati Lodge onde fiquei; ou viver experiências únicas de brincar com os golfinhos em pleno rio Amazonas e conhecer uma tribo indígena, o seu modo de vida, cultura, costumes.

Iguana Day Tour - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Iguana Day Tour – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Jacaré e Vitoria Regia - Parque Ecológico Janauary - Iguana Day Tour - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Jacaré e Vitoria Regia – Parque Ecológico Janauary – Iguana Day Tour – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Amazónia em Perigo

É obvia a importância da Amazónia para todos nós. Mesmo assim, há quem não dê o devido valor e o desmatamento continua a acontecer. Porém, infelizmente, o desmatamento não é o único problema. Segundo um estudo da Nature Climate Change “Entre 2010 e 2019, na Amazónia brasileira, as perdas de carbono foram 18% maiores do que os ganhos. A desflorestação foi responsável por 27%, mas os restantes 73% foram por conta da degradação. A degradação da floresta resulta da fragilidade das árvores na fronteira das zonas desmatadas, de pequenos incêndios e da mortalidade de árvores devido a seca.”.
É urgente aumentar a consciencialização de que não proteger a Floresta Amazónica, o “pulmão do mundo”, é atentarmos contra a nossa própria vida e existência. Porque a Amazónia é importante? Leia mais aqui.

Iguana Day Tour - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Iguana Day Tour – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Iguana Day Tour - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Iguana Day Tour – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Manati Lodge - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Manati Lodge – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo