Este é um país que se tem tornado um exemplo a nível internacional. A Costa Rica tem vindo a desenvolver medidas de proteção ambiental, tais como produzir grande parte da sua energia através de fontes renováveis, e trabalhando no sentido de ser o primeiro país do mundo neutro em carbono. É também um grande defensor do pacifismo.
Este pequeno país da América Central, que faz fronteira com Nicarágua, com o mar do Caribe, o Panamá e o Oceano Pacífico, com uma extensão de 51 100 km², abriga uma biodiversidade impressionante.
Aqui os viajantes ficam deslumbrados com as praias, lagoas, vulcões, parques e as charmosas cidades, repletas de história e folclores.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
HISTÓRIA DA COSTA RICA
A Costa Rica foi “descoberta” por Cristóvão Colombo em 1502, durante a sua quarta viagem às Américas.
O processo de colonização espanhola começou no início do século XVI, com o estabelecimento de assentamentos e o avanço da exploração das terras. No entanto, a Costa Rica não era tão rica em ouro e recursos minerais como outros territórios espanhóis, o que levou a um desenvolvimento menos intensivo por parte dos colonizadores.
Em 1821, a América Central declarou a sua independência da Espanha e a Costa Rica tornou-se parte do Império Mexicano, liderado por Agustín de Iturbide, fase que durou pouco tempo.
Em 1838, a Costa Rica tornou-se uma república independente. A nação passou por um período de instabilidade política e conflitos internos nos anos seguintes. Ao longo do século XIX, a economia da Costa Rica começou a desenvolver-se, principalmente através da produção de café, sendo um dos principais produtos de exportação.
Entretanto, a Costa Rica aboliu o exército em 1948 após uma guerra civil breve, mas sangrenta. Desde então, o país manteve uma postura pacifista e investiu significativamente em Educação e Saúde, tornando-se uma das nações mais estáveis e prósperas da América Central.
Uma nota interessante: em 1986 Escar Arias Sanchez foi eleito presidente da Costa Rica e lançou um plano de paz centro-americano, acabando por receber o Prémio Nobel da Paz.
O QUE VISITAR NA COSTA RICA
Em San José, a capital, viva a atmosfera costa riquenha e conheça a sua história. Há vários museus e monumentos para explorar. Aproveite e visite os seus mercados locais, tais como o Mercado Central e o Mercado Artesanal.
Outra cidade interessante é Cartago, a antiga capital da Costa Rica.
Quando se fartar de civilização, parta à aventura para o Vulcão Arenal, ainda ativo, um dos principais pontos turísticos da Costa Rica. Pode fazer caminhadas, banhos termais e observação de pássaros na área circundante.
Visite o Parque Nacional Manuel António, localizado na costa do Pacífico, famoso pelas suas praias paradisíacas, florestas tropicais e uma grande variedade de vida selvagem, incluindo macacos, preguiças e aves exóticas. No entanto, o parque onde vai encontrar maior biodiversidade é o Parque Nacional Corcovado, localizado na Península de Osa, e que é considerado um dos locais com maior biodiversidade do mundo.
Se gosta de Tartarugas, não deixe de visitar o Parque Nacional Tortuguero, conhecido como “a Amazónia da Costa Rica”. Este parque é uma vasta área de selva tropical e canais navegáveis e é o local popular para observar tartarugas marinhas a desovar na praia.
Para quem adora cachoeiras, conheça o Parque Nacional Rincon de la Vieja. Situa-se na província de Guanacaste, e abriga cachoeiras, piscinas termais, fumarolas e uma série de trilhas para caminhadas através de paisagens vulcânicas.
Estes são apenas alguns pontos essenciais, mas há muito mais para explorar na Costa Rica.
CLIMA DA COSTA RICA
A meteorologia na Costa Rica: trata-se de um clima tropical. Em termos gerais, a Costa Rica tem duas estações bem definidas ao longo do ano. A estação seca, que ocorre entre novembro e abril (o verão), e a estação das chuvas, que acontece entre maio e novembro (inverno).
Na capital San José, e em outras cidades situadas em zonas de planalto as temperaturas mínimas médias variam entre 17ºC e 18ºC, e as temperaturas máximas oscilam entre 26ºC e 28ºC.
GASTRONOMIA DA COSTA RICA
A culinária costa-riquenha é uma mistura da culinária nativa americana, espanhola e africana.
Alguns dos pratos mais tradicionais e que não deve deixar de provar são:
• Gallo Pinto: provavelmente o prato mais conhecido do país, é feito com arroz e feijão misturados, temperados com coentro, cebola, pimentão e, às vezes, com um toque de Salsa Lizano (um molho típico da Costa Rica). É comum ser servido com ovos e natilla (creme de leite azedo).
• Chorreadas: espécie de panquecas com massa feita à base de farinha e milho doce.
• Casado: é uma refeição completa que inclui arroz, feijão, carne (geralmente frango ou carne de porco) ou peixe, salada de repolho ou salada de vegetais, banana frita e, por vezes, picadillo (uma mistura de carne picada com legumes).
• Sopa Negra: uma sopa de feijão preto com pedaços de carne, geralmente servida com um ovo cozido por cima.
• Café: Não deixe de provar o café da Costa Rica, que é delicioso e uma especialidade do país.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Capital: San José
Área: 51 100 km²
População: 4 868 148 habitantes
Fronteiras: Faz fronteira a norte com Nicarágua, a leste com o mar do Caribe, a sudeste com o Panamá e a oeste com o Oceano Pacífico.
Moeda: Colón costa-riquenho (CRC)
Clima: O clima é predominantemente quente. Há duas estações: Verão e Inverno. O Verão compreende os meses de novembro a abril, o Inverno de maio a outubro.
Língua Oficial: Espanhol
Religião: Católica
Sistema político: República constitucional presidencialista unitária
Horário: – 7 horas que em Portugal. – 3 horas que em São Paulo.
Tomadas: São de tipo A e B (com 3 pinos, diferente de Portugal). A tensão padrão nas tomadas é 120 V e a frequência é 60 Hz.
Visto: Não é necessário visto para uma estadia até 90 dias.
Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado e esteja vacinado contra a febre-amarela.
Contactos úteis:
Indicativo: +506
Números de telefone de Emergência
Guarda Civil – 911;
Bombeiros – 118;
Cruz Vermelha – 128;
Emergências: Radio-patrulhas/trânsito – 911
BANDEIRA DA COSTA RICA
Foi adaptada a 27 de novembro de 1906. É composta por barras na cor azul-escura, branca e vermelha e no centro tem o brasão da Costa Rica. A cor azul simboliza o céu, a branca simboliza paz, e o vermelho o sangue derramado pelos mártires e o brasão cheio de armas significa as lutas e guerras do país.