Cartagena das indias - Colombia - Foto neidygirado21:Pixabay
Publicado em Agosto 6, 2023

Dicas e mapas: viajar para a Colômbia

Américas/ Colômbia

A Colômbia é um país incrível e diversificado, com uma rica história, cultura vibrante e paisagens deslumbrantes. Localiza-se na América do Sul, fazendo fronteira com a Venezuela, o Brasil, o Equador, o Peru, o Mar do Caribe, o Panamá e o Oceano Pacífico. Tem uma população de 50 372 424 habitantes num país com uma dimensão considerável, 1 138 914 km².

Bogota, Colômbia. Foto - Gustavo9917:Pixabay

Bogota, Colômbia. Foto – Gustavo9917:Pixabay

Infelizmente, há quem ouça falar na Colômbia e imediatamente pense em conflitos e cartéis de droga. Não há nada mais redutor e que deixe os colombianos mais tristes. São um povo muito hospitaleiro e este é também um país com uma cultura rica e diversa, cheia de cores, sabores, aromas, música, com património histórico, e paisagens paradisíacas, desde as praias de Cartagena e San Andrés, até às montanhosas dos Andes, passando pelas suas florestas tropicais.

Se for possível, vá na época do conhecido Carnaval de Barranquilla, que é considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Acontece no primeiro trimestre de cada ano, uns dias antes da Quarta-Feira de Cinzas.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Catedral Bogota -Colombia - Foto Makalu:Pixabay

Catedral Bogota -Colombia – Foto Makalu:Pixabay

Mapa da Colômbia

Mapa da Colômbia

HISTÓRIA DA COLÔMBIA

A história da Colômbia é rica e complexa, marcada por uma diversidade de culturas indígenas, influência colonial espanhola e um passado conturbado de conflitos armados e lutas pela independência e estabilidade política.
Os primeiros espanhóis chegaram à Colômbia em 1499 e em 1525 foi fundada a primeira cidade do país: Santa Maria. Entretanto houve um grande desenvolvimento, a par com os consequentes impactos devastadores para as populações indígenas.

A partir de 1717, Bogotá tornou-se a capital de um novo vice-reinado, o vice-reinado de Nova Granada, que agregava os territórios correspondentes aos atuais Panamá, Equador, Venezuela e Colômbia.

Colômbia - Foto WJGomes:Pixabay

Colômbia – Foto WJGomes:Pixabay

Mapa da Colômbia

Mapa da Colômbia

O movimento pela independência começou a ganhar força no início do século XIX, influenciado pelas ideias iluministas e pelos eventos da Revolução Francesa. Em 1811, o processo de independência teve início em Bogotá, onde um governo provisório foi estabelecido. No entanto, a independência real só foi alcançada em 1819, liderada por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander. Nesse ano foi criada a República da Colômbia.

Os tempos seguintes foram de muita instabilidade, guerras, surgimento de grupos guerrilheiros de esquerda e aumento do tráfico de droga, com cartéis de narcotráfico como o de Medellín, liderado por Pablo Escobar, ganhando notoriedade mundial.
A partir dos anos 2000, a Colômbia iniciou esforços significativos para buscar a paz e estabilidade. Em 2016, o governo colombiano assinou um acordo de paz com as FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, buscando pôr fim a mais de meio século de conflito. Embora o caminho para a Paz seja desafiador, o acordo foi um marco importante na história do país.

Medellin - Colombia - Foto UlisesCasarez:Pixabay

Medellin – Colombia – Foto UlisesCasarez:Pixabay

PONTOS A VISITAR NA COLÔMBIA

A Colômbia, com a sua vasta história e paisagens naturais, tem muito para oferecer a quem a visita. Sugerimos alguns destinos chave:

Inicie a sua visita pela capital, Bogotá, uma cidade vibrante, repleta de museus, galerias de arte e uma cena cultural animada. Conheça o Museu do Ouro, o Museu Botero, a Candelaria (bairro histórico) e suba ao Cerro de Monserrate para vistas panorâmicas da cidade.

Outra cidade que se destaca é Medellín. Antigamente associada à violência do narcotráfico, Medellín transformou-se numa cidade moderna e inovadora. Passeie pelo Parque Explora, o Parque Arvi e o icônico sistema de transporte público “Metrocable” e não deixe de apreciar as 23 estátuas (todas na mesma praça) do renomado artista plástico Fernando Botero.

Se tem curiosidade sobre a história do produto nacional, o café, visite Eje Cafetero, a região do café colombiano. Inclui cidades como Armenia, Pereira e Manizales. Aprenda sobre o processo de cultivo e produção de café, visite fazendas e desfrute das belas paisagens montanhosas.

Cartagena das Índias é uma cidade costeira e famosa pelas suas muralhas antigas, arquitetura colonial bem preservada e atmosfera encantadora. Explore o centro histórico, conhecido como “Cidade Amuralhada” (Ciudad Amurallada), e visite o Castelo de San Felipe de Barajas e a Torre do Relógio.

Para descansar e mergulhar em águas cristalinas, um dos locais mais conhecidos é San Andrés e Providencia. Estas ilhas caribenhas oferecem praias de areia branca, água quente e excelentes oportunidades para mergulho e snorkeling.
Estes são apenas alguns pontos que não pode mesmo deixar passar, mas há muito mais para explorar na Colômbia.

Cartagena das Índias -Colômbia - Foto lorenaprom00:Pixabay

Cartagena das Índias -Colômbia – Foto lorenaprom00:Pixabay

CLIMA DA COLÔMBIA

A Colômbia possui um clima diversificado devido à sua localização geográfica, à proximidade com a Linha do Equador e às suas diferentes elevações topográficas.
Existe uma época mais seca e uma época das chuvas, sendo esta geralmente entre abril-maio e outubro-novembro. Nas regiões costeiras o clima é quente ou muito quente e tem tendência a ser húmido. Em Bogotá, o clima é temperado.

Mapa da Colômbia

Mapa da Colômbia

GASTRONOMIA DA COLÔMBIA

A gastronomia da Colômbia é diversa e rica em sabores, refletindo a influência das várias regiões geográficas, etnias e culturas que compõem o país. É caracterizada por pratos coloridos, ingredientes frescos e uma mistura de sabores que agrada a diferentes paladares. Alguns dos ingredientes mais usados são o milho, o abacate e a mandioca. Consta que os restaurantes de Bogotá estão entre os melhores da América latina.

Alguns dos pratos mais tradicionais são:
• Ajiaco: sopa espessa feita com frango, milho, batata e guascas (ervas locais), servida com creme de leite, alcaparras e abacate.
• Bandeja Paisa: é uma refeição típica da região de Antioquia, que consiste em arroz, feijão, carne moída, ovo frito, chicharrón (torresmo), linguiça, abacate, tomate, banana frita e arepa.
• Arroz de coco: prato típico do litoral, geralmente servido dentro da casca do próprio coco, acompanhado de outras delícias como patacones.
• Patacones: pedaços de banana da terra fritos e crocantes, servidos como acompanhamento ou lanche.
• Lechona: É um prato tradicional da região de Tolima, que consiste num leitão recheado com arroz, ervas e especiarias, assado em forno por horas.
• A bebida mais apreciada na Colômbia é o café.

Santa Rosa - Colombia - Foto Makalu:Pixabay

Santa Rosa – Colombia – Foto Makalu:Pixabay

Mapa da Colômbia

Mapa da Colômbia

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Capital: Bogotá
Área: 1 138 914 km²
População: 50 372 424

Fronteiras: Faz fronteira a Venezuela e Brasil a leste, a norte com o Mar do Caribe, a sul com o Equador e Peru, a noroeste com o Panamá, e com o Oceano Pacífico a oeste.

Moeda: Peso colombiano (COP)
Clima: A Colômbia tem um clima tropical, mas por vezes pode ser húmido e frio. A época de maior precipitação é de abril-maio e outubro-novembro.
Língua Oficial: Espanhol

Religião: Católica
Sistema político: República presidencialista unitária
Horário: – 5 horas que em Portugal. – 2 horas que em São Paulo.

Tomadas: São de tipo A e B (com 3 pinos, diferente de Portugal). A tensão padrão nas tomadas é 110 V e a frequência é 60 Hz.

Visto: Os cidadãos portugueses e brasileiros não necessitam de visto para uma estadia até 90 dias.
Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado e que faça uma consulta do viajante. Pode ser exigida a vacinação contra a febre-amarela.

Contactos úteis:
Cód. telef. +57
Polícia Nacional: 112/ 4280677 / 4282272 / 3159180;
Bombeiros: 119 / 2355166 / 2178334;
Emergência Médica: 125;
Número Único de Segurança e Emergência (NUSE) – 123;
Salud Capital (informações sobre urgências, ambulâncias, vacinações, farmácias 24 horas, etc., em Bogotá) – 137;
Cruz Vermelha: 4376300

Bandeira

A bandeira da Colômbia tem três faixas, uma amarela (ocupa a metade do tamanho total da bandeira), outra azul-escura e uma vermelha. O amarelo representa a riqueza de solo, o azul simboliza o céu e os rios e mares que banham o território e o vermelho representa o sangue derramado na guerra pela pátria e pela liberdade.

Bandeira da Colômbia

Bandeira da Colômbia

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo