Publicado em Março 24, 2022

Presidente Figueiredo: Terra das Cachoeiras – Amazonas – Brasil

Américas/ Brasil [ Amazonas ]

No Estado do Amazonas, no Brasil, Presidente Figueiredo é apelidada de Terra das Cachoeiras. Fiz um passeio de dois dias, com saída de Manaus e depois de uma viagem de carro de 100 quilómetros já estava a fazer uma trilha e a banhar-me nas mais belas cachoeiras! As paragens deste tour foram nas quedas de água de: Caverna Maroaga e Gruta da Judeia; na Cachoeira Iracema; na Lagoa Azul e no Fervedouro do Maranhão; na Cachoeira do Mutum; e na Cachoeira da Pedra Furada. A dormida foi num hostel muito bonito em Presidente Figueiredo!

Cachoeira Iracema - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Cachoeira Iracema – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Gruta da Judeia - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Gruta da Judeia – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Tudo foi tratado com a Iguana Turismo e não tive de me preocupar com nada. Apenas estar pronta para sair de Manaus à hora combinada (manhã cedo) e foram-me buscar ao hotel. Regressamos no dia seguinte, ao final do dia, já muito felizes com tudo o que tínhamos visto e experienciado. Ainda que as fotos tenham ficado muito bonitas, nada faz jus a estes lugares… só mesmo estando lá para perceber a beleza natural das cachoeiras de Presidente Figueiredo. Os guias super simpáticos e temos transfer para todos os lugares, com a marcação de dois almoços, que estavam incluídos, e as entradas em todas as cachoeiras já pagas. E foi uma viagem inesquecível!

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Fervedouro Maranhão - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Fervedouro do Maranhão – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

No primeiro dia, depois de sairmos de Manaus, a primeira paragem foi para fazer uma trilha que nos leva até à Caverna Maroaga: leve calçado apropriado para a trilha. Ainda que, se estiver a chover, como no dia em que fui, só mesmo de galochas nos safamos… e chinelos não é recomendado por causa da lama, que fica muito escorregadio.

Quando chegamos à primeira cachoeira já estamos de olhos postos na água que cai do cimo da rocha. A Caverna Maroaga está pode detrás e retiramos a roupa e calçado para irmos a banhos. E é assim que vamos ficar durante umas boas horas, enquanto caminhamos na floresta e entre as duas cavernas, esta e a da Judeia.

Gruta Maroaga – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Na Caverna Maroaga as melhores fotos são retiradas em contra luz, com o recorte da gruta. Quem nos diz é o guia, o Memória que além de saber muito sobre a natureza, sobre a região – ou não fosse ele um habitante local – e tem olho para os melhores spots para as fotografias.

Fica uma envolvência muito bonita, uma moldura perfeita com o recorte da gruta. Aqui ao lado, está a Gruta da Judeia, com uma queda de água ainda mais impressionante. Para chegarmos lá, fomos mesmo com a roupa em mãos ou nas mochilas e só de biquíni e descalços pela floresta. Que sensação boa, passarmos pelas raízes das árvores, que se entrelaçam no chão lamacento.

Gruta Maroaga – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

O nosso guia nesta aventura foi tudo! Além das histórias estórias maravilhosas que nos contou, foi quem tirou estas fantásticas fotografias que podem ver aqui. Um grande obrigada ao guia Memória que tornou esta experiência ainda melhor.

A água da cachoeira da Gruta da Judeia cai com muita força mas não resisto em colocar-me lá debaixo. A força quase me arranca o biquini. Por baixo dos meus pés, folhas e ramos de árvores dão uma cor alaranjada à água. Depois terminamos esta trilha com uma nova caminhada e avistamos uma aranha de pernas grandes e longas na sua toca. Eu só fiquei a ver ao longe. Aracnofobia? Talvez…

Gruta da Judeia - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Gruta da Judeia – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Depois da trilha, que nos abriu o apetite, fomos almoçar ao restaurante das Corredeiras do Urubui no Parque Urubui. Tem aí uma praia fluvial que, quando está calor, é muito concorrida. Tem bares e restaurantes e mesas e bancos junto da água. O local perfeito para se refrescar.

Corredeiras do Urubui no Parque Urubui - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Corredeiras do Urubui no Parque Urubui – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Depois de almoço, de tarde, partimos para a Cachoeira Iracema. Choveu muito nos últimos dias e o caudal desta queda de água está tão forte que nem tentamos entrar porque vimos que a corrente estava rápida demais. O lugar é muito bonito, sobretudo pela envolvente natural e as suas variadas grutas: a Gruta da Onça e a Gruta da Catedral, são apenas dois das muitas que existem aqui. Passamos por uma pedra a parecer uma tartaruga e uma caverna cheia de morcegos. A Cachoeira de Iracema tem bar de apoio e locais para fazer churrasquinho. Com bom tempo deve ficar muito cheio, penso eu… dizem-me que sim!

Cachoeira Iracema - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Cachoeira Iracema – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Gruta Catedral – Cachoeira Iracema – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Morcegos na Cachoeira Iracema – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

De seguida fomos a outro local igualmente bonito. É um 2 em 1 e é muito diferente das cachoeiras que visitamos: a Lagoa Azul e o Fervedouro do Maranhão. Parece um sítio irreal! Isto existe mesmo? Perguntámo-nos diversas vezes!

Como o nome indica, a Lagoa Azul rodeada de palmeiras assume uma cor celestial… um azul que lhe dá um aspeto paradisíaco. O lugar é muito bonito e natural. No mesmo sítio do Maranhão (nome do dono) está o Fervedouro também com uma cor imaculada. Água transparente, areia fina e rodeada de altas árvores. É aí que está uma nascente, dando a sensação de efervescência do fundo desta pequena lagoa.

Lagoa Azul - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Lagoa Azul – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Aqui, o pequeno gatinho Orange, que andava a explorar o lugar, foi o meu companheiro e veio para o meu lado e colo. E quis aparecer nas fotos, claro está!

Fervedouro do Maranhão - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Foi o final de dia perfeito, antes de irmos para o Local Hostel Figueiredo, quase no centro de Presidente Figueiredo. É um alojamento muito limpo, muito organizado e que aconselho para ficarem lá. Os quartos têm portas coloridas, o que torna o hostel num lugar muito animado e divertido. De manhã, um super pequeno-almoço está disponível (é pago à parte para quem quiser; quem preferir comprar as suas coisas tem uma cozinha de apoio) com bolos caseiros, bola salgada, ovos mexidos e queijos, frutas, tapioca, etc. Muita coisa boa! Nota: o hostel não tem secador de cabelo, mas está normalmente calor o suficiente para secarem cabelos, mesmo grandes como o meu. Para a noite, em Presidente Figueiredo, fomos jantar ao centro ao Xodó onde petiscámos picanha e pizzas… regadas com bastantes cervejas.

Local Hostel - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Local Hostel – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Dia 2 em Presidente Figueiredo – Terra das Cachoeiras

De manhã cedo, partimos para visitar mais cachoeiras. Diz o meu guia, Vilmar, que aqui quando é Carnaval, as festas são apelidadas de… Carnachoeiras. E vem muita gente celebrar o Carnaval dentro de água!

Estamos em terras de índios, a passar por cavernas onde se refugiaram muitos deles e onde existe uma reserva que fecha das seis da tarde às seis da manhã. Depois de uma luta por território, os índios locais e o Governo chegaram a um meio-termo em que os índios deixaram fazer a estrada mas fecham-na durante a noite até de manhã.

Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Antes de irmos para a primeira cachoeira do dia (no segundo dia do tour) passamos por várias praias fluviais que, quando está muito calor, ficam muito cheias, diz-nos o guia. E mais importante do que apanhar banhos de sol, aqui há lugar para sentar, comer e fazer churrascos. E, claro, para dar uns mergulhos pelo meio disso tudo.

Pela estrada vemos muitos sítios, fazendas e quintas para vender. São muitas as comunidades que se estabeleceram nesta área, durante a construção da usina – que dizem ter destruído parte da fauna e flora da Amazónia… Outra curiosidade: nos terrenos privados só podem desmatar 5 por cento, mas há quem faça muito mais para construir e assim se vai matando a maior floresta tropical do mundo. Muito triste, não é?

Adiante… Fiquem atentos aos postes de eletricidade que são – muitos deles – feitos a partir da árvore Acariquara, que é oca por dentro e é uma madeira que dura muito tempo. Portanto usam-na para os postes de eletricidade, passando os cabos no interior, com facilidade.

estrada para Mutum - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

estrada para Mutum – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

O que plantam nesta área: côco, açai, cupuaçu, guaraná e cana de açúcar e alguns fazem criação de gado e criação do peixe tambaqui em viveiros. Também tem criação de jacaré para vender carne, pele e até a urina do animal, usada como fixador para perfumes.

Depois de quase uma hora a circular na estrada 240, na Estrada de Balbina, chegamos à Cachoeira do Mutum, que é muito procurada pelos seis buracos na pedra que funcionam como pequenas piscinas. Desde a entrada da fazenda até à queda de água são 6km de estrada de terra batida e lama. Como tinha chovido muito, só um desses buracos estava à vista e o caudal estava forte demais para podermos entrar e usufruir. É também um lugar com apoio para os que visitam. E foi aí que o guia avistou uma enorme cobra. Só lhe vi o rabo e, para mim, bastou.

Cachoeira Mutum - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Cachoeira Mutum – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Piscina da Cachoeira Mutum – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Cobra junto da cachoeira Mutum – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Guardamos para o fim deste tour com a Iguana Turismo, os banhos na Cachoeira da Pedra Furada. Que lugar lindo! Tivemos sorte e finalmente apanhamos sol. Tudo fica mais bonito com a luz solar e os vários verdes da natureza que nos envolvem. Fazemos ali uma imersão na selva. Lindo! A cachoeira é incrível e como o nome indica a pedra está furada e a água cai pelos buracos, que a erosão da água foi alargando.

Pedra Furada – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Antes de descer para a queda de água, encomendamos o almoço com peixe grelhado, onde nos é cobrada a entrada para a cachoeira. No dia anterior, tínhamos comido muito bem: carne e peixe com pirarucu e tambaqui. Neste segundo almoço foi ainda melhor, com uma farofa com banana que devia estar à venda para trazermos connosco, e com o grelhado de tucunaré. Estava delicioso! Mesmo!!! É comida caseira maravilhosa! Foi o final perfeito para dois dias de muita aventura!

restaurante na Pedra Furada - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Restaurante na Pedra Furada – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Pedra Furada - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Almoço na Pedra Furada – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Entradas nas cachoeiras: entre 10 e 15 reais em cada uma, por pessoa.
Valores que estão incluídos no tour da Iguana Tour. Mas se for por fora dos tours terá de pagar o acesso.

Na Gruta Maroaga – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Pedra Furada – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Formigueiro na Cachoeira Iracema - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Formigueiro na Cachoeira Iracema – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo