Santo António Além do Carmo é um dos mais carismáticos e históricos bairros da cidade de Salvador – do Estado da Bahia, no Brasil – vizinho do outro ancestral lugar que é o Pelourinho. Fui num domingo visitar esta área, que está a ser renovada nos últimos anos e está repleto de lojinhas, bares, cafés e restaurantes muito bonitos. Vale a pena passar por lá e viver o ambiente do bairro!
Leia também:
– Guia / Roteiro para visitar Salvador da Bahia
– Restaurantes: onde comer em Salvador, Bahia
– Viagem pela Gastronomia de Salvador da Bahia
– Compras em Salvador da Bahia
– Centro Histórico e Pelourinho, Salvador da Bahia
– Fortes e Farol da Barra, Salvador
– Itapuã, a praia e o farol, Salvador
– Casa Di Vina, um Hotel e Restaurante: na Casa de Vinicius de Moraes, Salvador
– Casa do Carnaval, Salvador, Bahia
– Barraca do Loro: um dia na praia de Stella Maris
– Bahia: de onde vêm as fitas do Senhor do Bonfim?
– Músicas que nos fazem viajar até Salvador da Bahia
– Casa do Benim, Salvador da Bahia
– Casa de Jorge Amado, Salvador da Bahia
– Candomblé Terreiro Casa Branca, Salvador
– Comunidade Solar do Unhão, Salvador
– Bairro de Santo António Além do Carmo, Salvador
– Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador
– Memorial Irmã Dulce, Salvador da Bahia
– Visitar Bomja: Ilha de Bom Jesus dos Passos
– Alojamento na Ilha de Bom Jesus dos Passos
– Ilha das Vacas, Salvador, Bahia
– Praia do Loreto, Ilha dos Frades
– Alojamento: onde dormir em Salvador da Bahia
– Hotel Deville Prime Salvador
– Vila Galé Resort Marés, Guarajuba, Bahia
Entrei em inúmeras lojas de coisas em segunda mão – e pela rua havia vendedores de peças vintage, com umas tentadoras câmaras fotográficas! – e se for pela Rua Direita é isso que vai encontrar. Sugiro também passagem no restaurante Antique Bistrô, que vale pela vista, pelo ambiente, pela comida e bebidas, e para poderem ver as obras de reabilitação que ali fizeram. Estão incríveis!
Aqui ao lado, aconselho também a visita à história da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo. No topo, tem vista de 360 graus nas quatro janelas, apontando para os principais pontos turísticos. É nesta Igreja que está a mítica imagem de São José com botas!
A igreja foi toda restaurada e merece uma visita. Foi aqui filmado, principalmente na enorme escadaria, o filme “O Pagador de promessas” – e algum do material do filme ficou em exposição na sacristia. Veja mais fotos aqui.
Aqui, também vai encontrar a Igreja do Carmo de Salvador (estava em obras) e o histórico Forte e Igreja de Santo Antonio Além do Carmo. E do outro lado do largo, está o Museu do Mar – Aleixo Belov. Foi emigrante porque os pais fugiram da Ucrânia no pós-guerra. Veio com dois anos, em 1949. Foi mergulhador e velejador – veio num barco para o Brasil – e, em adulto, deu cinco voltas ao mundo a bordo de veleiros que construiu.
Aleixo Belov escreveu vários livros de viagens e esteve no Alaska e na Antártida. Partiu do Brasil para as suas aventuras de um ano a velejar e fê-lo sozinho algumas vezes, noutras acompanhado. Está em exposição o Três Marias – o primeiro veleiro em que deu a volta ao mundo sozinho. Fez um veleiro escola, o Fraternidade, com o sonho de pode navegar em todos os oceanos e que poderia levar jovens brasileiros por esses mares afora sem terem de pagar. Se quiser mais dicas deste bairro, veja aqui.