Em Gramado, no Rio Grande do Sul, Brasil, a Praça das Etnias (na Avenida Borges de Medeiros) mostra a génese destas terras, que foram colonizadas por italianos, alemães e portugueses. Portanto, é um local que conta a História da serra gaúcha.
Já fui no final do dia visitar a Praça das Etnias e algumas lojas estavam fechadas, mas deu para perceber que tem um jardins muito bonitos e que todas as casas vendem produtos ligados aos países que representam. A Casa portuguesa, pequenina e caiada de branco, também lá está apresentada com produtos portugueses; e também tem uma alemã e uma italiana, como exemplos de arquitetura dos colonos que povoaram esta região. Mas há mais!
Tem, também, a Casa do Colono, onde são vendidos produtos caseiros, de produtores locais ou produzidos em Granado (desde bolachas caseiras, a laranja, clementinas, compotas, frutos secos, vinhos, enchidos, etc.) , e um local tipo Feira de Artesanato, onde muitos artesãos mostram os seus trabalhos.
Há ainda uma espécie de fornos comunitários – como antigamente – que são usados pelas associações locais para fazerem pães ou os doces típicos, como biscoitos, cuca recheada ou de frutas, apfelstrudel, etc.
É também na Praça das Etnias que é possível partir para conhecer o lado rural de Gramado. Os passeios de agroturismo partem daqui – a casa diz mesmo na entrada: Roteiros de Agroturismo, não há que enganar – e leva as pessoas a conhecerem a vida no campo.
Desafio 2017 – #306 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!