No Corcovado, Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo
Publicado em Junho 15, 2022

Roteiro: visitar Rio de Janeiro em 3 dias

Américas/ Brasil [ Rio de Janeiro ]

Visitar o Rio de Janeiro só em três dias? “Tá maluca, Susana?”. Não, não estou, mas a verdade é que este é um mini-roteiro da Cidade Maravilhosa, no Brasil. Se quiser ficar mais dias, significa que não vai ter de fazer escolhas entre estas propostas. O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil (a primeira é São Paulo), com cerca de 6 775 561 habitantes. Trata-se do maior destino turístico internacional no Brasil, e de toda a América Latina. Procurado pelas suas belezas naturais e ícones culturais tais como: o Cristo Redentor, o Corcovado, as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, o Pão de Açúcar, a boémia que se vive no bairro da Lapa, sem nunca esquecer o Carnaval carioca, o famoso Réveillon do Rio, a Bossa Nova e claro, o samba.

Pestana Rio Atlântica - Copacabana - Rio De Janeiro - Brasil © Viaje Comigo

Varanda do Pestana Rio Atlântica – Copacabana – Rio De Janeiro – Brasil © Viaje Comigo

Pestana Rio Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Amanhecer no Pestana Rio Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

A “Cidade Maravilhosa”, tal como é carinhosamente apelidado o Rio de Janeiro (desde que a escritora francesa Jane Catulle Mendès assim o denominou no seu livro de poemas La Ville Merveilleuse ), é protagonista de várias músicas que, de certeza, conhece. A cidade foi musa de reconhecidos músicos e compositores brasileiros, por exemplo: Tom Jobim, Gilberto Gil, Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Gabriel o Pensador, etc… São tantas as músicas que, em vez de um roteiro turístico, este poderia ser um roteiro musical sobre as canções inspiradas no Rio de Janeiro!

No Corcovado, Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

No Corcovado, Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

No Corcovado, Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

No Corcovado, Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Pestana Rio Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Pestana Rio Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Mas, como sei que se vai visitar esta grande cidade, o que quer é mesmo saber como aproveitá-la ao máximo, sugiro-lhe aqui vários locais que não pode deixar de visitar, experiências que deve ter, onde dormir e iguarias a saborear. Venha comigo!

Locais emblemáticos do Rio de Janeiro

Prepare-se que a lista é extensa. Aproveite para tirar notas, imprimir, ou gravar este artigo para levar consigo.

• Cristo Redentor
Não poderia deixar de começar com aquele que é o maior ícone do Rio de Janeiro.
Do alto do Corcovado, ergue-se o Cristo Redentor, de braços abertos, abençoando os Cariocas (como são chamadas as pessoas naturais do Rio) e todos os visitantes. Trata-se da maior e mais famosa escultura de Art Déco do mundo, desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 a 1931… É, sem dúvida alguma, uma das melhores vistas da cidade. Para chegar ao monumento, pode fazê-lo através de um agradável passeio numa espécie de elétrico, durante vinte minutos, que atravessa a Mata Atlântica até chegar ao topo do Corcovado. Saiba mais pormenores aqui.

Foto Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Foto Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

• Monumento Natural e teleférico do Pão de Açúcar
Por falar em paisagens estonteantes, sabe aqueles cartões postais que mostram imagens do Rio de Janeiro, ou aquelas fotos de sites sobre o turismo no Brasil? Pois, bem, é esse cenário que vai encontrar ao embarcar no “bondinho” (como é chamado o teleférico) que parte da Praia Vermelha, com destino ao Morro da Urca. Chegando lá, entrará em outro teleférico que o levará ao famoso topo do Pão de Açúcar, que fica a 396 metros do nível do mar. Algo que talvez não saiba, é que a visita vale tão a pena de dia, como ao anoitecer. Vou contar-lhe a minha experiência rumo ao pôr do sol no Pão de Açúcar.

Pão de Açúcar - Rio de Janeiro - Brasil © Viaje Comigo

Pão de Açúcar – Rio de Janeiro – Brasil © Viaje Comigo

Pão de Açúcar - Rio de Janeiro - Brasil © Viaje Comigo

Pão de Açúcar – Rio de Janeiro – Brasil © Viaje Comigo

• Pedra da Gávea
Se nos locais anteriores poderá usufruir de uma vista magnífica, quase sem esforço, basta apanhar um elétrico ou teleférico, para chegar ao topo da Pedra da Gávea, a história é outra. A 844 metros de altura, para chegar ao cume, onde encontrará uma vista panorâmica de toda a orla da Zona Sul e também da Zona Oeste, sugiro que tenha uma boa condição física. São cerca de 3 horas de percurso (em subida) e não é à toa que é considerado o trilho mais difícil da cidade. Se for a primeira vez, sugiro também que vá com um guia experiente. Mas prometo, o esforço será compensado pela vista que vai encontrar no topo.

Pedra Bonita - Rio de Janeiro © Rio Secret Spots

Pedra Bonita – Rio de Janeiro © Rio Secret Spots

• Teatro Municipal do Rio de Janeiro
A cidade do Rio é prolífera em produção cultural, não apenas pela música, de que já falámos, mas também pela produção televisiva, pintura, escultura, artesanato e, claro, o teatro.
Poderá encontrar vários teatros muito bonitos pela cidade, porém, destaco um dos mais importantes: o Teatro Municipal. Inaugurado em 1909, é considerado uma das principais casas de espetáculo do Brasil e da América Latina. O seu desenho foi inspirado na Ópera de Paris e o projeto que deu início à construção do Teatro Municipal foi criado a partir da fusão dos projetos arquitetónicos de Francisco de Oliveira Passos e do francês Albert Guilbert.
Por aqui passaram importantes nomes da dança, música, ópera e artes cénicas. São muitos anos de história e este edifício já sofreu restaurações, como por exemplo, a imponente águia de 350kg que enfeita o topo da construção. Esta magnífica peça recebeu 8 mil folhas de ouro 23 quilates de douramento.

• Igreja da Nossa Senhora da Candelária
O povo brasileiro é uma vibrante mistura de raças, cultura e, obviamente, religiosidades. Apesar de haver uma forte presença do espiritismo e das religiões afro-brasileiras (como o Candomblé e a Umbanda), a grande parte da população (cerca de 87%) é cristã.
São inúmeras as igrejas que poderá visitar, com destaque para a Candelária, que se tornou num dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro. Está localizada numa área central, com vários outros pontos turísticos ao redor e, como tal, tem sempre imensa afluência. A fachada, considerada uma das mais belas do mundo, está voltada para a Baía da Guanabara. A planta tem o formato de cruz latina e toda sua história está pintada em murais. No edifício destaca-se a inspiração do barroco português do século XVIII. Se a visitar à noite, vai deslumbrar-se com a iluminação (com 278 projetores) que ressaltam a beleza e imponência da construção.

Panorâmica da Macumba - Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Panorâmica da Macumba – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Namorados na Joatinga - Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Namorados na Joatinga – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

• Basílica da Penha
Este santuário Mariano, atualmente Basílica Santuário Mariano Arquidiocesano, está situado no topo de um penhasco, no bairro da Penha, zona norte do Rio de Janeiro. É outro dos edifícios religiosos da cidade que vale a pena conhecer.

• Escadaria Selarón
A escadaria é uma obra decorada pelo artista chileno Jorge Selarón. Sem dúvida, um dos locais mais fotografados e instamagráveis da cidade. Localiza-se entre bairro de Santa Teresa e Lapa.

• Lapa
Por falar em Lapa… Este é o verdadeiro bairro carioca e onde pulsa a vida cultural da cidade. Nos anos 50, a Lapa já era uma das principais referências de vida noturna do Rio, com seus famosos cabarés e restaurantes, era considerada a “Montmartre Carioca”, frequentada pela fina flor dos artistas, intelectuais, políticos e diplomatas. Hoje em dia, mantendo ainda muitas das características arquitetónicas da altura, agrega vários bares, restaurantes e botecos, onde poderá encontrar diversos estilos musicais, convivendo em harmonia. É neste ambiente multicultural que poderá reencontrar as raízes cariocas, visitando, simultaneamente, a modernidade.

O Rio de Janeiro com Vista Chinesa - Brasil © Viaje Comigo

O Rio de Janeiro com Vista Chinesa – Brasil © Viaje Comigo

O Rio de Janeiro com Vista Chinesa - Brasil © Viaje Comigo

O Rio de Janeiro com Vista Chinesa – Brasil © Viaje Comigo

• Vista Chinesa
Este miradouro, de estilo oriental, encontra-se a 300 metros de altitude. No meio da floresta da Tijuca, quando alcançar o topo, será agraciado pela vista arrebatadora sobre o Cristo, o Pão de Açúcar e algumas das praias maravilhosas do Rio de Janeiro. Se tiver curiosidade, conto-lhe aqui a história deste monumento.

• Real Gabinete de Leitura
Esta biblioteca vale a pena ser visitada pela sua beleza e imponência. No interior do Real Gabinete de Leitura, poderá encontrar várias obras referência da cultura lusófona.

• Aquário Marinho do Rio
Já teve a oportunidade de atravessar um tanque através de um túnel subaquático com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade? Esta é uma das várias experiências que poderá viver no maior aquário do Brasil e América do sul… Para além de poder conhecer de perto, nos seus ecossistemas marinhos, cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes.

• Maracanã
Os amantes de futebol não vão querer perder a oportunidade de visitar este que já foi o templo dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro! E mesmo para os que não se entusiasmam com a história do desporto rei, é interessante ver esta construção de proporções tão megalómanas. Visite o Maracanã.

Rio de Janeiro, Brasil - DR Riotur

Rio de Janeiro, Brasil – DR Riotur

Museus imperdíveis no Rio de Janeiro

• Museu do Amanhã
Pense nas grandes questões da humanidade. Agora pense num local que se dedica a estudá-las e debatê-las. O Museu do Amanhã é um espaço sui generis, com uma proposta totalmente inovadora. Localizado na zona Portuária, neste museu encontrará propostas de atividades culturais e de pesquisa, com o tema do futuro do mundo, como protagonista.

Museu de Arte Moderna
Se no museu anterior vai embarcar numa viagem rumo ao futuro, no Museu de Arte Moderna, pelo contrário, poderá entrar numa “cápsula do tempo” e conhecer arte da cultura carioca e brasileira, do século XX. Viajando um pouco mais, chegará ao presente, visitando os grandes movimentos da arte moderna do século XXI. Outro ponto muito favorável é que a entrada é gratuita.

Cidade das Artes
Situa-se no coração da Barra da Tijuca e é uma ode à cultura. Num espaço de 97 mil metros quadrados, a música, o teatro, o cinema, a dança, as artes plásticas, e outras manifestações artísticas brasileiras e de todos os povos, ganham vida. Ao todo, são duas salas de espetáculos (a Grande Sala e o Teatro de Câmara) e 21 espaços multiusos, com galeria de arte, salas de ensaio, salas de aula, sala de leitura, lojas, cafeteria e restaurante. A cidade das artes é, inquestionavelmente, o ex-líbris da cultura na “Cidade Maravilhosa”, atualmente.

Rio de Janeiro, Brasil - DR Riotur

Rio de Janeiro, Brasil – DR Riotur

Pôr do sol no Arpoador, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Locais ao ar livre e as maravilhosas praias do Rio de Janeiro

• Floresta da Tijuca
É uma das maiores florestas urbanas do mundo e foi mandada plantar em 1861, pelo imperador Pedro II, com o objetivo de reflorestar a área atingida pelo desmatamento causado pelo cultivo de cana e café. No interior desta Mata Atlântica, poderá praticar vários desportos, ou simplesmente passear, observando os pássaros, plantas nativas e árvores frutíferas, que compõem uma flora e a fauna diversificadas.

• Jardim Botânico
Os jardins botânicos já são um ponto característico em várias cidades pelo mundo. O que o do Rio de Janeiro tem de especial? Eu diria que, talvez, a dimensão. Neste jardim poderá passear a pé ou de carro elétrico, enquanto admira os monumentos, construções e obras de arte com História bi-centenária. Tudo isto entre plantas de diversos países, expostas ao ar livre (jardins e coleções temáticas, como o Jardim Japonês) ou em estufas.

• Parque Lage
Considerado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Património Histórico e Cultural do Rio, este parque situa-se aos pés do Corcovado. São 50 hectares de verde, pontuado com um encantador palacete antigo.

• Lagoa Rodrigo de Freitas
Se gosta de praticar desportos aquáticos, mas, neste caso, com uma vista magnífica para as montanhas ao redor, este é o local que tem mesmo que visitar quando estiver no Rio de Janeiro. Pode também usufruir de uma enorme área de lazer, apropriada para caminhadas e exercícios, passeios de bicicleta, jogging, ou, simplesmente relaxar e comer qualquer coisa num dos vários quiosques existentes.

• Praia de Copacabana e Leme
Temos que concordar que as praias do Rio de Janeiro são das mais famosas e cobiçadas do mundo. Em grande parte, devido a tantas telenovelas brasileiras que nos apresentam estas paisagens repletas de beleza natural. A “Princesinha do Mar”, como é carinhosamente apelidada, estende-se por 4,15km que acompanham a Av. Atlântica até o Forte de Copacabana.

Copacabana - Rio De Janeiro - Brasil © Viaje Comigo

Na praia de Copacabana – Rio De Janeiro – Brasil © Viaje Comigo

Copacabana - Rio De Janeiro - Brasil © Viaje Comigo

Copacabana – Rio De Janeiro – Brasil © Viaje Comigo

ONDE DORMIR no RIO DE JANEIRO?

Conto-lhe tudo sobre acordar e adormecer com esta vista maravilhosa. E se não sabe onde pernoitar, dou-lhe a conhecer o Hotel Pestana Rio Atlântica.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Pestana Rio Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Pestana Rio Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Pestana Rio Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Hotel Pestana Rio Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

• Ipanema (e a estátua de Tom Jobim)
“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela a menina que vem e que passa, num doce balanço a caminho do mar.”. Foi aqui que Tom Jobim compôs uma das canções de Bossa Nova mais conhecidas do mundo. Em Ipanema, mais do que observar, sente-se o verdadeiro pulsar da vida carioca. E, quando encontrar o Tom (estátua de Tom Jobim, semelhante à nossa estátua de Fernando Pessoa no Chiado), não deixe de tirar uma foto. Foi exatamente o que eu fiz.

Eu e Tom Jobim Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Eu e Tom Jobim – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

OS LOCAIS MENOS CONHECIDOS DO RIO DE JANEIRO

Se está no Rio de Janeiro, no Brasil, e quer fazer um passeio diferente, por locais menos conhecidos e menos turísticos, aceite o meu conselho e embarque num dos tours do Rio Secret Spots, na Zona Oeste: passámos a Praia da Barra, Praia do Recreio, Praia da Macumba, Joatinga, Grumari, Pedra do Pontal… Eu fiz e adorei! Leia tudo aqui.

Praia do Grumari - Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Praia do Grumari – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Pedra do Pontal - Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Pedra do Pontal – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Ida para a Prainha - Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Ida para a Prainha – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Piscina do Secreto - Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Piscina do Secreto – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Pedra Bonita - Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Pedra Bonita – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Delícias do Rio de Janeiro

O brasileiro é um povo organicamente descontraído e alegre. E não, isto não é um clichê. É tão verdade que os “botecos” (barzinhos informais, tipicamente cariocas, onde se come, bebe, ouve-se música (geralmente ao vivo) e se dança), tornaram-se património imaterial da cidade.
Portanto, locais para experimentar as iguarias do Rio estão por toda a cidade.

Os mercados e feiras (como a Feira das Yabas; a Feira do troca na Praça XV, ou a Feira do Lavradio) são sítios também muito característicos onde encontra bons exemplos dos petiscos cariocas.

Sugiro que experimente:
• Picadinho de carne – prato presente em quase todos os restaurantes do Rio de Janeiro. Costuma ser servido com ovo poché, banana à milanesa e diferentes molhos.

• Feijoada carioca – muito parecida à feijoada portuguesa, mas esta é servida com farofa (para além do arroz) e o feijão é feijão preto.

• Sopa Leão Veloso – confecionada com peixe, camarões, mexilhão, lulas e caranguejo.

• Filé a Oswaldo Aranha – este bife tenrinho grelhado com alho, foi criado para satisfazer o apetite do diplomata e político gaúcho Oswaldo Aranha (1894-1960). Hoje tornou-se um dos mais conhecidos pratos da gastronomia do Rio de Janeiro.

• Galinha com quiabo – o quiabo é um legume amplamente usado na cozinha brasileira e confecionado de diversos modos. Neste prato, é servido com galinha e arroz.

• Bolovo – este é um dos mais conhecidos em qualquer boteco. Trata-se de um bolinho de carne frito, recheado com ovo cozido, muito bem temperado e apimentado.

• Bolinho de chuva – Se costuma assistir a novelas brasileiras, de certeza que já ouviu falar nestes bolinhos. São tipicamente cariocas, mas, na verdade, a receita foi trazida de Portugal. É feito de farinha de trigo, ovos, leite e fermento (e algumas vezes frutas picadas). É frito em óleo quente e polvilhado com canela e açúcar.

• Água de Coco e Caipirinha
Atenção, não estou a sugerir que tome as duas ao mesmo tempo! Mas pode! 😊 Estas são duas bebidas muito comuns no Brasil. Em relação à água de coco, praticamente em qualquer praia vai encontrar barraquinhas e quiosques a vender cocos verdes, cuja água se bebe com palhinha. Já a Caipirinha (alcoólica), para além de encontrar também nas praias, pode saboreá-la em praticamente qualquer bar, boteco ou restaurante.

Copacabana - Rio De Janeiro - Brasil © Viaje Comigo

Copacabana – Rio De Janeiro – Brasil © Viaje Comigo

Pedra Bonita - Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Descida da Pedra Bonita – Rio de Janeiro © Viaje Comigo

Réveillon no Rio de Janeiro

Qualquer época é boa para conhecer o Rio de Janeiro. Porém, há sempre aquelas que são mais turísticas, como o Carnaval e, claro, a Passagem de Ano. Se não gosta de muita confusão, sugiro que evite estas épocas. Contudo, se quiser saber um pouco mais, veja alguns dados sobre o que foi em 2014 para 2015 a que é considerada uma das maiores festas de Ano Novo do mundo.
Tradições da Passagem de Ano / Virada no Brasil

Trem Corcovado, Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Trem Corcovado, Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Entrada para o Trem do Corcovado – Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo

Pedra do Pontal - Rio de Janeiro © Rio Secret Spots

Pedra do Pontal – Rio de Janeiro © Rio Secret Spots

Eu na Praia do Grumari - Rio de Janeiro © Foto: Rio Secret Spots

Eu na Praia do Grumari – Rio de Janeiro © Foto: Rio Secret Spot

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo