No Corcovado, Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 15, 2021

Tradições da passagem (virada) de ano no Brasil

Américas/ Brasil

A passagem de ano é uma altura de celebração em todo o mundo, com tradições particulares que marcam cada lugar e que assinalam, de certa forma, o fim e o início de uma nova época. No Brasil, na “virada” de ano, existem tradições que não podem faltar… seja para garantir a sorte, o amor, a riqueza, trabalho, a saúde, no novo ano… Pelo sim, pelo não, vamos fazer todas neste réveillon, sim?! 😀

Estão aqui algumas (de muitas!) tradições para o fim de ano no Brasil. É importante dizer que existem várias outras espalhadas por todo o país. Cada região tem suas especificidades e essa diversidade é uma das maiores riquezas do Brasil. Feliz ano!

VESTIR ROUPA BRANCA

Uma das tradições mais fortes no Brasil é vestir roupa branca durante a passagem de ano. O branco simboliza a paz e é uma cor muito utilizada em rituais que envolvem momentos de transição e espiritualidade.

Vestir de branco

Vestir de branco

SALTAR SETE ONDAS

Na viragem da meia noite, é tradição saltar sete ondas. A cada salto, deve agradecer-se ou fazer um pedido para o ano que aí chega.

OFERTAS A IEMANJÁ

Iemanjá é considerada uma entidade que protege as águas. Por isso, nas cidades costeiras, é costume pedir a Iemanjá proteção e paz para o ano seguinte – através de ofertas, que são frequentemente itens de beleza (como espelhos e colares), mas também rosas brancas. Esta tradição é mais forte nos Estados da Bahia e Rio de Janeiro.

Iemanjá - Brasil

Iemanjá – Brasil

COMER LENTILHAS

As lentilhas são uma escolha popular para os jantares de Réveillon, uma vez que se acredita que comer este alimento na virada do ano pode trazer sorte e boas energias.

UTILIZAR ROUPA INTERIOR COLORIDA

Se, por um lado, é tradição do ano novo vestir roupa branca, no caso da roupa interior há quem prefira usar cores diferentes para chamar a sorte: vestir branco traz Paz, o rosa traz Amor, o amarelo traz Riqueza, o verde traz Esperança e o azul traz Boa Energia e Prosperidade.

Fogo de artifício

Fogo de artifício

COMER ROMÃ

As sementes de romã são vistas como forma de atrair prosperidade e abundância. Normalmente, deve-se comer apenas a polpa da romã – o que envolve as sementes, sem mastigar ou engolir as sementes em si. Depois disso, deve guardar-se sete sementes embrulhadas em papel até a décima segunda noite (6 de janeiro) do ano. Depois, pode colocar as sementes na carteira, para atrair dinheiro.

COMER DOZE UVAS

Em Portugal, comemos passas; no Brasil, comem-se uvas durante a passagem de ano. Diz-se que se deve ingerir uma uva a cada batida do relógio – uma de cada vez, ao mesmo tempo que se pede um desejo, até um total de 12 uvas que representam cada mês do ano. A tradição diz que, assim, se atrairão boas energias para o próximo ano.

Brinde com champanhe

Brinde com champanhe

BRINDAR COM ESPUMANTE

À semelhança do que acontece em Portugal, é muito comum no Brasil brindar e beber um copo de espumante no primeiro minuto do Ano Novo – como forma de comemorar o ano que chega e atrair prosperidade financeira.

Os festejos de final de ano refletem as mais variadas tradições, costumes e superstições, que diferem de país para país. No entanto, as 12 badaladas unem a generalidade dos países e, um pouco por todo o mundo, deseja-se, acima de tudo, prosperidade e sorte, para receber o novo ano.

Fim de ano

Fim de ano

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo