São mais de 2 milhões os visitantes que, todos os anos, sobem até ao Corcovado para ver de perto o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, no Brasil. A estátua dá um abraço de boas-vindas aos visitantes e está virado para uma das mais belas paisagens do mundo. Dá para perceber porque é que esta é a Cidade Maravilhosa (“cheia de encantos mil”).
Começou a ser construído em 1922 e foi inaugurado a 12 de outubro de 1931. O Cristo Redentor fica localizado no Parque Nacional da Tijuca, no morro do Corcovado. Tem 38 metros de altura, pesa 1.145 toneladas e está 710 metros acima do nível do mar.
E porque está Cristo de braços abertos? Para mostrar a fé e o bem receber (de braços abertos) do povo carioca.
Em 2007, o monumento foi eleito uma das Novas (sete) Maravilhas do Mundo Moderno, com mais de 100 milhões de votos. O morro do Corcovado foi escolhido para abrigar o monumento, por se tratar do local mais alto da cidade.
A primeira pedra foi lançada no dia 4 de abril de 1922. Em 1923, o projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa foi escolhido para a obra. A imagem do Cristo foi desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald e projetada pelo arquiteto francês Paul Landowsky.
Tudo começa com a viagem do Trem do Corcovado, para conseguir chegar comodamente ao topo do morro. Os bilhetes têm hora marcada, por isso, toda a gente tem o lugar assegurado. Então, porque fazem fila?, perguntam vocês.
“Porque querem ficar todos juntos nas composições”, dizem-me à porta do trem. Se isso lhe é indiferente, pode só entrar na fila quando for para embarcar.
E basta olhar para o trem do Corcovado para perceber que ele é uma curiosidade. É uma locomotiva centenária, elétrica e não poluente que, além da vertente turística, serve de transporte a quem vive aqui nesta área, do Parque Nacional da Tijuca.
O Trem sobe, partindo de Cosme Velho e parando em: Morro do Inglês, Silvestre/Santa Tereza, Desvio Novo, Hotel Palneiras/Palneiras e Alto do Corcovado/Cristo Rendentor.
O Cristo Redentor, considerado como uma das Sete Novas Maravilhas Do Mundo Moderno, tem a seus pés uma das vistas mais bonitas do Rio, com montes muito verdes, lagos e mar… mostrando porque é esta a Cidade Maravilhosa.
A visita começa com a entrada no trem: sabia que foi inaugurado, em 1884, por D. Pedro II? E começa lentamente a subida…
Durante a subida – atravessando o Parque Nacional da Tijuca – é possível ter uma vista bonita, mas é quando chegamos ao topo que nos deslumbramos. E ficámos a descobrir os pontos mais conhecidos: Maracanã à esquerda, Pão de Açúcar em frente e Lagoa Rodrigo de Freitas, à direita. Morros, montes, montanhas ao longe… tudo verde e a ponte para Niterói, entre outros pontos.
Aproveite para ficar a admirar tudo calmamente, apesar do frenesim que o vai rodear. Este local, como pode imaginar, tem sempre muitos visitantes. E fique a torcer para ter bom tempo e conseguir ver tudinho… muita gente já visitou o Corcovado várias vezes e muitos nunca conseguiram ter uma vista sem nevoeiro. Eu, tive sorte!
Dica: no trem, suba do lado da estação. Vai ficar de costas, mas tem a melhor vista (a não ser que enjoe). Leve sempre um agasalho porque está sempre algum vento lá em cima (um casaquinho e uma écharpe, por exemplo)
INFORMAÇÕES
Trem do Corcovado e Cristo Redentor
Morada: Rua Cosme Velho, 513 – Cosme Velho, Rio de Janeiro, Brasil
Telefone: + 55 21 2558- 1329
Bilhetes:
Inclui transporte de ida e volta, e acesso ao monumento do Cristo Redentor.
Sábados, domingos e feriados têm preços de alta temporada.
Mais informações de horários e preços aqui.
– Compre aqui os bilhetes para as atrações do Rio de Janeiro evitando filas –