No Rio de Janeiro, no Brasil, tinha tudo programado para ver o pôr do sol no Pão de Açúcar… apanhei trânsito e, quando lá cheguei, já era de noite. Primeiro fiquei um pouco triste, mas depois percebi que esta também é uma excelente vista, mesmo de noite. Para quem pouco tempo para visitar a “Cidade Maravilhosa” é também uma boa alternativa, sendo que a vista, essa… é sempre linda. De dia ou de noite.
O Pão de Açúcar, rodeado pela baía de Guanabara, está situado entre os morros no Bairro da Urca, englobando o morro do Pão de Açúcar, o morro da Urca e o morro da Babilónia.
Para chegar ao topo, tem um teleférico (o chamado bondinho) que o ligará, desde a Praia Vermelha, passando pelo Morro da Urca e indo ter ao Pão de Açúcar. Sempre a subir!
O teleférico foi inaugurado em 1912 sendo, na altura, o primeiro do Brasil e o terceiro no mundo inteiro. Nesses anos de existência já transportou mais de 30 milhõees e pessoas.
No topo dos topos, a vista é magnífica: com vista panorâmica sobre o Rio de Janeiro e avistando Niterói. Mais pormenorizadamente, consegui ver as praias do Leme, Copacabana, Flamengo, Botafogo, a Pedra da Gávea, o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor, e de dia a visão será muito mais aberta, com certeza.
Mas, mesmo de noite, quando eu fui, a visão é linda de morrer. O Corcovado iluminado e as praias, conseguindo ver as pequeninas ondas junto dos areais… e há um momento relaxante, no topo do Morro, como se a cidade estivesse silenciosa e longe, muito longe… mas está ali à nossa espera.
Além da vista, que é sem dúvida o melhor, há outras áreas para explorar no Pão de Açúcar, como a Praça dos Bondes, com teleféricos antigos em exposição. Pode também fazer montanhismo e subir os morros… uma sugestão para os mais aventureiros!
Informações de horários e preços aqui.
– Como chegar? Saiba aqui
Desafio 2017 – #198 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!